rakutsukada

A Arte da Cerâmica – Técnica do Raku – Yukio Tsukada


A Arte da Cerâmica – Técnica do Raku

Artigo de Yukio Tsukada sobre a Arte da Cerâmica Japonesa, particularmente, a técnica conhecida como RAKU. A inusitada combinação de elementos da natureza: argila, fogo e orgânicos

A Arte da Cerâmica – técnica do Raku

rakufusao

Técnica do RAKU

A técnica do Raku teve origem no Japão e, hoje em dia, está bem difundido no mundo todo, principalmente, pela rapidez no resultado e a inusitada intervenção da natureza.

Esta técnica pode ser considerada muito próxima da pintura em tela por obter um resultado muito imediato. Na pintura o artista acompanha o resultado de sua obra a medida que vai pincelando a sua tela e, dependendo da complexidade, poderá ver o resultado em questão de minutos ou horas. No caso da técnica de Raku, também, obtemos a obra finalizada com muita rapidez se comparada com a confecção da cerâmica com queima e esmaltação tradicional.

Técnica do Raku – Tempo

A depender da temperatura a ser atingida e do tipo de combustível, numa queima de peças esmaltadas o forno ficará ligado de 8 horas a mais de 72 horas, além de um período igual ou superior de tempo para o esfriamento, somente então o artista saciará a expectativa da obra final. Na criação dos objetos de cerâmica, a argila e o esmalte são fundidos à altíssima temperatura e o fogo para a queima é obtido de combustíveis como lenha, gás, diesel, carvão, porém, os mais comuns atualmente são os fornos elétricos, a gás e a lenha. Uma boa queima em grandes fornos a lenha pode durar mais de 72 horas, nos fornos elétricos cerca de 10 horas e à gás até 16 horas, porém, cada ceramista tem suas próprias técnicas e critérios para a queima.

rakupecasrubro

Técnica do Raku – Resultado inusitado

Na técnica de Raku, procedemos a queima com os sentimentos de grande emoção, alegria e expectativa. Muito embora tenhamos algum controle sobre as cores, os traços e efeitos, sempre é uma grande surpresa o resultado final da queima. Cada peça retirada do forno ao rubro, incandescente, é colocada num recipiente para esfumaçamento para em seguida ser limpo utilizando água fria; o choque térmico e o efeito da fumaça são fantásticos e inesperados, causando admiração e encantamento pelo resultado inusitado.

rakupecasesfumacando

Técnica do Raku – Esfumaçamento

O esfumaçamento é feito em grandes recipientes, geralmente tambores de ferro, cheios de serragem de madeira, folhas secas ou verdes, cascas, gravetos, onde as peças incandescente são colocadas e mantidas fechadas por algum tempo. A combustão do material orgânico pelo calor da peça faz aderir o negro da fumaça e o choque térmico cria fissuras superficiais culminando em formas totalmente aleatórias e diferentes em cada peça. Numa queima de Raku, duas peças jamais ficarão iguais.

rakupecasresultado

A Arte do Raku

Raku é a arte realizada com o auxilio do fogo e elementos orgânicos. Esta vinculação com a natureza faz do trabalho de Raku uma confraternização com energização positiva, um ambiente caloroso, propiciando momentos de alegria, euforia e felicidade.

Como toda arte japonesa, dedicar-se à cerâmica propiciará bem-estar para o corpo e o espírito.

rakutsukada

De Yukio Tsukada – Ceramista