Festival de Yosakoi Soran 2009 – São Paulo-SP 1


Compartilhe

Arte, dança, tradição e modernidade, Yosakoi Soran retrata o Japão Moderno e sua cultura de contrastes; e já chegou ao Brasil.

O Yosakoi Soran é uma dança contemporânea japonesa que une tradição e modernidade. Criado em 1991, em Hokkaido (Japão), Yosakoi Soran representa uma celebração em agradecimento aos resultados da colheita e da pesca. A dança e a música exaltam os movimentos da atividade pesqueira simbolizando a luta contra o mar e o heroísmo dos pescadores em busca de sustento.

Festival Yosakoi Soran


As primeiras edições do Festival Yosakoi Soran foram idealizadas e organizadas pelo empresário Hideaki Iijima, para divulgar a cultura japonesa no Brasil.

O 1º Festival de Yosakoi Soran foi no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – BUNKYO, com a participação de 12 grupos. Desde então o festival conta com novos grupos de todo o território nacional que concorrem em duas categorias (Adulto e Juvenil) culminando na disputa final chamado “Grand Prix”.

Na sua segunda edição, o Festival de Yosakoi Soran reuniu mais de 20 grupos no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

O grande destaque do Yosakoi Soran no Brasil foi o Grupo Sansey, de Londrina-PR, que venceu o Grand Prix nos festival de 2005, 2006 e 2007 e representou o Brasil no Yosakoi Soran Festival em Sapporo (Japão), em 2008, ano da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. O grupo Sansey se destacou pela originalidade, usando músicas e coreografias próprias (a maioria dos grupos brasileiros utiliza músicas de grupos japoneses).

O atual campeão do Festival de Yosakoi Soran é o grupo Heisei Naruko Kai, de São Paulo, em 2008.

Yosakoi Soran em Brasília

O Yosakoi Soran foi introduzido em Brasília através de um workshop da Embaixada do Japão em outubro de 2007. No evento realizado na Universidade de Brasília os primeiros participantes debutaram com apresentação no Mês da Cultura Japonesa, realizado pela Embaixada do Japão.

O Grupo Kishouraku é o resultado deste workshop e realiza um magnífico trabalho na divulgação da cultura japonesa no DF. Kishouraku vem de KI, alegria, SHOU, voar, pular e RAKU, diversão. Quer conhecer e fazer parte?! O grupo treina na Associação Nipo Bunkyo, em Taguatinga.

7ª Festival de Yosakoi Soran 2009

No dia 26 de julho na Via Funchal, em São Paulo-SP, será realizado o festival de 2009. A entrada é franca com a doação de 1 Kg de alimento não perecível.

Data: 26/07/2009
Horário: 12h às 17h
Local: Via Funchal, São Paulo-SP
Entrada: 1 Kg de Alimento não perecível
Mais informações: (11) 3541-1809
contato@yosakoisoran.org.br
www.yosakoisoran.org.br

Campeões dos festivais de Yosakoi Soran

  • 6ª Edição (2008) – Heisei Naruko Kai (São Paulo – SP)
  • 5ª Edição (2007) – Grupo Sansey (Londrina – PR)
  • 4ª Edição (2006) – Grupo Sansey (Londrina – PR)
  • 3ª Edição (2005) – Grupo Sansey (Londrina – PR)
  • 2ª Edição (2004) – Balé Yuba (Mirandópolis – SP)
  • 1ª Edição (2003) – Apresentação de lançamento do Yosakoi Soran no Brasil.

(artigo adaptado do site www.yosakoisoran.org.br)

Saiba mais

Grupo Kishouraku de Yosakoi Soran – Brasília-DF

Site de Yosakoi Soran no Brasil

Compartilhe

[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” text=”” heading=”” facebook=”1" twitter=”1" google_plus=”1" linkedin=”1" pinterest=”1" link=”” /]

 

Compartilhe

Um pensamento em “Festival de Yosakoi Soran 2009 – São Paulo-SP

Os comentários estão desativados.