Bonsai diorama de Takanori Aiba   Conteúdo atualizado!


Compartilhe

Bonsai diorama de Takanori Aiba

Bonsai temático ou bonsai diorama

A tradução mais simples para a palavra japonesa Bonsai é planta em miniatura.

Todavia, Bonsai vai além, é sobretudo uma arte pois o cuidador do bonsai precisa visualizar a natureza da planta, como ela se desenvolveria por si naturalmente e traduzir seu crescimento em escala reduzida de forma a preservá-la em miniatura.

É uma terapia de paciência, um bonsai se forma ao longo dos anos, com erros e acertos, com o cuidado diário.

É como a formação de um filho, onde a cada dia corrigimos (ou tentamos corrigir) seus defeitos, enaltecemos as qualidades e moldamos para o caminho correto. Tal qual um bonsai, está no cerne bem fundamentado que se desenvolverá e frutificará. Mas, os filhos, por mais acalentador que seja mantê-los sob a guarda, devemos promover seu crescimento…

O estilo do bonsai clássico japonês é um retrato de sua natureza adulta apresentada em menor escala. Um relacionamento da planta com o ambiente natural.

Diorama

É muito comum a associação de elementos da natureza como pedras e musgos para recriar o ambiente natural de desenvolvimento de um bonsai. A esta recriação dá-se o nome de diorama. Porém, o diorama é mormente da vinculação da planta com seus elementos naturais.

bonsaifoto5Bonsai Casa Bonsai

O artista japonês takanori Aiba ultrapassou os limites e deu vazão à sua criação, por que não cultivar um bonsai adicionando o relacionamento entre o homem e a natureza ao estilo clássico do bonsai japonês?!

Em 1970, Takanori Aiba começou a trabalhar como ilustrador de labirintos numa revista japonesa, na década seguinte trabalhou como arquiteto e em 2003 lhe ocorreu de juntar suas habilidades, o design de espaços com o desenho de labirintos criando detalhados mundos em miniatura.

Aiba descreve sua arte como “uma abordagem experimental para um estilo de bonsai moderno que retrata a beleza da comunhão espiritual entre o ser humano e o da natureza em miniatura“. Assim, reuniu suas habilidades de criação de mundos miniatura com o refinamento do cultivo de plantas bonsai.

O resultado fantástico você vê na imagem do diorama abaixo e poderá conhecer mais sobre o artista Takanori Aiba em seu website: www.tokyogoodidea.com (em inglês)

bonsai-takanori-aiba-bonsai-b-547x671

Saiba mais

BONSAI – Manual de Cuidados Básicos

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *