BONSAI – Manual de Cuidados Básicos 4

bonsaifoto3

O mínimo que você precisa saber e fazer para cuidar de um bonsai

Parabéns! Você acaba de adquirir uma “Obra de arte”.
Mas, para dar continuidade ao nosso trabalho, o bonsai conta com sua ajuda.

Ambiente

bonsaifoto5

Para se desenvolver e ter boa saúde, o bonsai precisa, no mínimo, de 2 a 4 horas de sol diariamente (dependendo da espécie), podendo ainda ficar exposto ao sol, por um ou dois períodos (manhã e tarde) em um ambiente com ventilação. Isso ajudará a evitar que ele venha a contrair pragas e doenças.

Procure fazer rotações periódicas no vaso, de forma que toda a planta receba seu banho de sol diariamente em todas as partes.

Evite colocar em superfícies como, metal, cimento, pedra, etc. Que acumulam temperatura, e transmitem para o vaso e a planta.

Rega – Como regar o seu bonsai

Regue de preferência quando a superfície do solo começar a secar, evitando deixar secar por completo, e evite também deixar o solo constantemente encharcado com regas excessivas, isso faz com que as raízes apodreçam e, em alguns casos, provocam a perda da planta.

Regue abundantemente o seu bonsai e pare quando a água começar a sair pelo fundo do vaso. Podendo utilizar para a rega, mangueira, regadores e outros recipientes.

Procure borrifar água na copa da planta, nos dias e nos horários mais quentes.

Em caso de viagem, deixe seu bonsai aos cuidados de uma pessoa de confiança. Hoje em dia existem lojas especializadas que trabalham com o sistema de hospedagem.

NOTA: a maior causa de morte dos bonsai, é a falta de água. Já o excesso, pode ser um quadro reversível, mas que pode deixar sequelas na planta.

Fertilizantes para seu bonsai

Para se desenvolver e manter sua saúde, o bonsai, como toda planta, necessita de nutrientes, sais minerais, etc.

Como o bonsai está em um ambiente confinado os cuidados com a nutrição da planta são mais delicados.

Adube o seu bonsai periodicamente. Isso deve ser feito conforme as exigências de cada espécie de planta, a estação do ano e o clima da região. Utilize adubo orgânico e/ou químico.

Consulte-nos para maiores informações sobre fertilizantes.

Como transplantar seu bonsai

O seu bonsai cresce, é hora de pensar na poda das raízes e/ou transplantar para outro vaso.

Geralmente, a cada dois anos, a maioria das espécies de plantas para bonsai necessita de uma poda nas raízes, troca do substrato (conforme o caso) para manter a saúde.

Com o passar do tempo o vaso estará repleto de raízes o que dificultará a rega, a retenção de nutrientes, a drenagem e a oxigenação das raízes, e a planta não conseguirá ter boa saúde e um bom desenvolvimento.

Como podar seu bonsai

Com o objetivo de manter a forma e o estilo do seu bonsai, devemos realizar podas periódicas para que ele não perca o formato e a tendência do seu estilo. Via de regra a ideia é vislumbrar e moldar seu bonsai para que se pareça uma árvore adulta, grande, frondosa e imponente.

A falta de poda, também, prejudica a ventilação, a iluminação e a ramificação interna da copa da planta.

Se você não tiver prática e conhecimento dos estilos existentes, consulte-nos.

Combater Pragas e doenças

A despeito do seu bonsai estar em um ambiente controlado é importante reconhecer o acometimento de pragas e doenças.

As plantas por serem organismos vivos estão sujeitas a contrair pragas e doenças, uma planta estando saudável dificulta, mas não impede de estar livre desses males.

Procure, através de observação diária, qualquer alteração que esteja fora do cotidiano, nas folhas, nos galhos e nos troncos, tais como manchas, perfurações, nódulos, etc.

Como forma de prevenção, providencie aplicações periódicas de defensivos no seu bonsai.

Procure orientação de casas especializadas em plantas ou um bonsaista especializado.

Observações e recomendações para seu bonsai

Existem diversas espécies de plantas, cada qual tem seu habitat diferenciado, próprio; procure informar-se sobre a espécie que você adquiriu para fazer seu bonsai.

Aconselhamos a participar de um curso básico de bonsai, que ensine a transplantar, a modelar/podar, a adubar, etc.

Por se tratar de seres vivos, não podemos dar garantias futuras, pois, o bonsai exige cuidados diários, e a pessoa que a adquiriu deve seguir e compreender suas necessidades.

Este é um manual sobre cuidados básicos, de modo geral.

Para esclarecer suas duvidas, consulte-nos, que teremos o maior prazer em lhe atender.

CASA BONSAI
yamamotobonsai@gmail.com

 


4 thoughts on “BONSAI – Manual de Cuidados Básicos

  • Ana Cristina

    Boa tarde! Estou a procura de um curso de bonsai em Brasília. Não tenho conhecimento da técnica, a não ser o disponível na internet. Quero aprender o bonsai para árvores frutíferas e ornamentais.
    Se puderem me enviar informações: whatsapp 61 98330 1923.
    Fico no aguardo.

  • Paulo Heise

    Eu herdei um bonsai (Ficus) do meu filho e nunca cuidei dessa espécie, mas acho que chegou a hora de alguma intervenção. A árvore está com 75 cms de altura o que me parece muito e plantado num vaso de 27cms de diâmetro com 9cms de altura.
    Quero transplantar para um vaso maior. Há um tamanho de caso apropriado para isso?
    Devo podar um pouco as raízes?
    Onde posso comprar um adubo ou nutriente?
    Obrigado

Os comentários estão fechados.