mochi

MOCHI, Cultura Gastronômica Japonesa


mochi

Mochi (pronuncia-se MOTI – com som “mo” de montanha e “ti” de título)

É um alimento tradicional do Japão feito à base de arroz, que é amassado, moldado e cozido no vapor. O mochi chegou ao Japão com a introdução do cultivo do arroz há 3 mil anos (na chamada Era Jyomon).

O povo japonês acreditava que um espírito divino habitava as plantas de arroz, assim, por essência o Mochi seria o mensageiro para obterem uma boa colheita, saúde e prosperidade. Tornou-se, portanto, um alimento essencial nos eventos religiosos, servido como oferenda, e em ocasiões especiais como a comemoração do Ano Novo e outras festividades.

Através dos tempos o refino do preparo tornou-o uma iguaria da culinária japonesa. O mochi pode ser consumido ao natural, assado na grelha, na chapa, frito, saboreado com shoyu (molho de soja), na sopa e, também, tem a opção doce com recheio de Anko (massa a base de feijão azuki) e muito mais. Possui sabor neutro e é apreciado tanto com salgados quanto com doces. A culinária japonesa prima pela apresentação do prato que os torna uma verdadeira obra de arte.

Fonte: Japão Atual, Boletim do Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão – RJ, Jan/Fev 2010.