Ohenro – O Caminho dos 88 Templos


Ohenro – O Caminho dos 88 Templos de Shikoku

Muitos conhecem o Caminho de Santiago de Compostela, uma rota para peregrinação que cruza a Espanha da Península Ibérica (ao leste) até a cidade de Santiago de Compostela (no oeste). O Ohenro é o “Caminho dos 88 Templos de Shikoku“.

No japão, o Shikoku Henro ou O-Shikoku-san, é a mais antiga e famosa rota de peregrinação que percorre a ilha de Shikoku por 88 templos budistas. São 1.400 Km (cerca de 60 dias de viagem a pé), por paisagens montanhosas, praias, encostas de pedra, campos, vilarejos e cidades.

Os peregrinos (henros) acreditam que percorrer a trilha pelos solos sagrados budistas os livrarão de 88 paixões terrenas aproximando-os da salvação. Várias pessoas fazem o percurso de trem, de carro ou de bicicleta, no entanto, os autênticos peregrinos percorrem o Ohenro a pé, usando “hakui” (jaquetas brancas) com os dizeres “dogyo ninin” (dois viajando juntos) e um “sugegasa” (típico chapéu cônico).

No Brasil, o interessado no Ohenro – Caminho dos 88 Templos de Shikoku pode consultar a Associação da Província de Kagawa.

Você encontrará mais informações sobre o Ohenro no seguinte site (em japonês, inglês e espanhol), com dados sobre o acesso, vestimenta, pertences, planejamento, entre outros.

(NPO) Shikoku Henro Pilgrim and Hospitality Network – Peregrinación, Henro de Shikoku y la rede de Hospitalidad
www.omotenashi88.net/en/

Saiba mais

Associação da Província de Kagawa

www.tourismshikoku.org/henro/

en.wikipedia.org/wiki/Shikoku_Pilgrimage