Tanabata Matsuri [七夕祭り] – O Festival do Encontro das Estrelas 1


Compartilhe

Tanabata Matsuri [七夕祭り] – O Festival do Encontro das Estrelas

Na sétima noite do sétimo mês, a Princesa Orihime [織姫] encontra-se com o Príncipe Kengyu [牽牛], desde que atendam aos pedidos feitos pelas pessoas da Terra“.

festival-tanabata-tanzaku-400x215Uma antiga lenda japonesa, de cerca de 1150 anos, conta que a “Princesa Tecelã“, chamada Orihime, apaixonou-se perdidamente por um belo e jovem rapaz, Kengyu – “Pastor de Gado“. Dominados pela avassaladora paixão, viviam apenas um para o outro, esquecendo de seus afazeres diários. Tentei [天帝] o “Senhor Celestial“, o pai da princesa, irado e inconformado, decidiu separar o casal, ordenando que morassem nos lados opostos da Via-Láctea. A tristeza e o sofrimento de Orihime comoveram Tentei; o Senhor Celestial, então, permitiu o encontro de ambos apenas uma vez no ano e desde que atendessem aos pedidos vindos da Terra.

Esta é a versão folclórica para as estrelas Vega (Princesa Orihime) e Altair (Pastor Kengyu) que de fato localizam-se nos extremos opostos da Via-Láctea e podem ser vistas juntas uma vez no ano.

Para festejar o encontro das estrelas Vega e Altair é realizado o Tanabata Matsuri, conhecido, também, como o Festival das Estrelas, uma das mais populares festas no Japão, com muito colorido e muita alegria. O Festival Tanabata acontece em julho ou agosto, considerando que o Japão segue o Calendário Lunar, e a data é um feriado nacional desde 1603.


A comemoração do Festival Tanabata é feita nas ruas e nas praças, com apresentações culturais, como Taikô, danças folclóricas, música, artes marciais, origami, bonsai e sem esquecer da tradicional Culinária Japonesa.

Tanzaku

No folclore, o casal Orihime e Kengyu deve atender a todos os pedidos solicitados pelos habitantes da Terra. Assim, vários ramos de bambu (sassadake) são expostos no festival para que sejam feitos os pedidos para as estrelas na forma de papéis coloridos chamados tanzaku, que são pendurados nos ramos bambus.

Os Tanzakus ou “tiras do desejo“, são tiras papel coloridos onde os participantes da festa escrevem seus pedidos às estrelas Vega e Altair, estes pedidos são enviados aos príncipes Orihime e Kengyu através da fumaça da queima dos Tanzakus, realizado numa cerimônia que ocorre no final da comemoração do Tanabata Matsuri.

As cores do pedido

As cores dos papéis do Tanzaku tem o seu significado.

  • Branco – Paz
  • Rosa – Amor
  • Verde – Esperança
  • Vermelho – Paixão
  • Azul – Proteção dos Céus
  • Amarelo – Dinheiro

Escolha uma ou mais tiras de papel, escreva o seu pedido e pendure nos sassadakes para que Orihime e Kengyu atenda o seu desejo e, assim, eles possam encontrar-se mais uma vez depois de um longo ano.

Música tradicional

笹の葉さらさら (Japonês)

ささのは さらさら
のきばに ゆれる
お星さま きらきら
きんぎん すなご
ごしきの たんざく
わたしが かいた
お星さま きらきら
空から 見てる

Sasanoyo sarasara (Romaji)

Sasa no ha sara-sara
Nokiba ni yureru
Ohoshi-sama kira-kira
Kingin sunago
Goshiki no tanzaku
watashi ga kaita
Ohoshi-sama kirakira
sora kara miteru

O som das folhas de bambu (Português)

Folhas de bambu a sussurrar
suas folhas a balançar.
Estrelinhas a brilhar
grãos de ouro e de prata.
Tiras de papel de cinco cores
eu mesmo(a) que escrevi.
Estrelinhas a brilhar
Eles veem lá do céu.

 

Compartilhe

Um pensamento em “Tanabata Matsuri [七夕祭り] – O Festival do Encontro das Estrelas

Os comentários estão desativados.