Associação Metropolitana de Kendo – AMK – Brasília-DF


Compartilhe

Associação Metropolitana de Kendo – AMK – Brasília-DF

 

Endereço

Telefone


(61) 99618-2011 (Gustavo)

Site

www.amk.net.br

E-mail

gtakano@gmail.com

cruzcunha@yahoo.com.br

Facebook

www.facebook.com/amkendo/

Contatos

Gustavo Takano (Presidente)

Carlos Eduardo Cruz Cunha (Secretário)

 

Artigo

Filosofia do Kendo

O Caminho da Espada”, a Arte Marcial secular dos Samurais, enriquece os caminhos de seus praticantes. Seus princípios, moldados através de uma constante busca de aperfeiçoamento técnico e espiritual, são até mesmo considerados elementos fundamentais na escolha dos executivos pelas grandes empresas no Japão.

 

kendo200x127

O Kendo é o caminho/busca do crescimento/aprimoramento humano por meio do aperfeiçoamento do manejo/uso da espada.

Esta definição é fundamental para caracterizar o Kendo como Arte Marcial além do esporte. O esporte promove também o crescimento humano, mas seu objetivo central é o resultado competitivo.

O Kendo começa com uma reverência e termina com uma reverência. A relação dos participantes no treinamento é de companheiros que aprendem juntos o Kendo e, é central, a idéia de que não são oponentes em relação de enfrentamento. “ O vencer ou perder” de uma luta é uma questão casual e natural. O instinto de combate surge naturalmente. Porém no Kendo, mais importante que isto, é necessário despertar/ativar o sentimento de respeito ao adversário, e com isso faz nascer o espírito de aprendizado mútuo.

O comportamento que evidencia a preocupação com a luta como algo sem conseqüência futura, algo apenas do momento presente, deve estar sempre na mente dos praticantes. Deve ser enfatizado um comportamento severo em relação a si próprio, o que leva o praticante a regular o seu eu para, construindo a sua interioridade, elevar-se espiritualmente. Mediante rigoroso treinamento capacita seu corpo e o espirito e desenvolve uma forte consciência, auto-controle e auto-disciplina, educa o espírito e enobrece o coração para a justiça do ser humano. Aprende a tratar apropriadamente seus semelhantes, a julgar a verdade, a cultivar a sinceridade, a dedicar-se com ardor constante ao auto-aperfeiçoamento, a amar a comunidade e o povo e a contribuir para a paz e a prosperidade da humanidade.

A força técnica declina ao longo dos anos, juntamente com a força física. No final, o que permanece é a força espiritual. E é isso que deve ser almejado.

Confederação Brasileira de Kendo – CBK
Assessoria de Imprensa

Saiba mais

Confederação Brasileiro de Kendo – CBK

Compartilhe

[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” text=”” heading=”” facebook=”1" twitter=”1" google_plus=”1" linkedin=”1" pinterest=”1" link=”” /]

Salvar

Salvar

Compartilhe