22ª Confraternização Internacional Nikkei – CONFRA México 2016 1


Compartilhe

XXII Confraternidad Deportiva Internacional Nikkei

Autora

Ana Paula Akemi Matsuda, sansei, 48 anos – São Paulo-SP
Mãe de atleta participante do confra 2016

O povo japonês possui um forte espírito comunitário, uma cultura que perpetua por gerações o cuidado com o social, com a comunidade, com os outros, antes do próprio cuidado individual. Há pouco mais de 100 anos, ao emigrar para outros países, inúmeros japoneses levaram consigo, para seus novos lares, o senso de integração comunitária, talvez de forma muito mais forte pela necessidade de se adaptarem aos novos habitats e, assim, preservando ao máximo a sua identidade cultural. Desta forma, e desde muito cedo, os nipônicos criaram “clubes” de japoneses para organizar seus eventos, seus encontros, suas festas e as diversas atividades, incluindo as esportivas e as de lazer, para que se mantivessem como um grupo unido.

22a-confraternizacao-internacional-nikkei-confra-mexico-2016600x315

Na atualidade, manter grupos com estas características pode até soar segregativo, principalmente, quando organizam eventos internacionais apenas voltados para a comunidade Nikkei, mas, um forte traço cultural preservou-os até hoje. É difícil definir se chegou a hora de mudar esta visão comunitária diante de tamanha globalização, mas, na prática, comprova-se que tem funcionado para quem se engaja, haja vista a magnitude do sucesso atingido em determinados eventos, o entusiasmo dos organizadores e dos participantes, o poder de união, de organização e de execução de atividades em torno de um objetivo comum, o engajamento.

Um destes eventos de repercussão internacional da comunidade Nikkei é o CONFRA – Confraternização Internacional Nikkei, um encontro esportivo que teve sua primeira edição oficial em 1968 e, atualmente, acontece a cada dois anos e é considerado os Jogos Panamericanos Nikkeis.

22a-confraternizacao-internacional-nikkei-confra-equipe-brasil600x315

Em 2016, entre os dias 22 e 25 de setembro, o CONFRA reuniu mais de 600 atletas de 10 países americanos no Comitê Olímpico da cidade do México. Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e República Dominicana se confraternizaram nas modalidades esportivas de atletismo, boliche, golfe, judô, natação, tênis de mesa, futebol society, voleibol e tênis de campo. A participação do Brasil é sempre massiva (a maior delegação, com aproximadamente 200 atletas) e, importante destacar, conquistou o primeiro lugar na classificação geral, seguido pelo país sede, México.

Sucesso define a Confraternização Internacional Nikkei, que alcançou algo mais do que os resultados esportivos, o ranking de medalhas e a classificação dos países. Sucesso porque atingiu a sua maior meta, o de promover a união entre os países através do esporte, o de estreitar laços de amizade, o de compartilhar informações e experiências entre as diversas entidades nipônicas e clubes e de perpetuar aspectos da cultura ancestral em cada detalhe dos quase 50 anos de existência como evento internacional oficial.

“Foi uma experiência incrível! Inesquecível! Meus amigos e eu colocamos como meta durante o CONFRA conhecer pessoas de pelo menos duas delegações por dia. E esta meta nos trouxe muitas novas amizades. Voltei ao Brasil com sede de treino, de já me classificar para o próximo CONFRA que será no Chile no início de 2018 e ajudar minha associação a arrecadar fundos e a treinar novos atletas a conseguirem o mesmo”

Fabio Morioka, 21 anos, atletismo, São Paulo-Brasil – primeira participação no CONFRA

Desde 1977 faço parte deste time como atleta, técnico e dirigente e fiz muitos amigos. Também pude conhecer inúmeros países graças a esta competição. Mantenho amizade com argentinos e peruanos há mais de 39 anos. Na época éramos crianças e agora quase avós. Este relacionamento de afetividade não tem preço.

Marcos Yamada – Chefe da Delegação de Tênis de Mesa do Brasil

No solo fue una competência, fue una oportunidad para conocer personas maravillosas y hacer amistades que aunque vivan em outro pais, se comparte lo que todos tenemos en comum, ser Nikkei. Ya habia escuchado hablar de lo que se trataba, pero no es lo mismo escucharlo mil veces que vivirlo una vez. Sin duda fue uma experiencia unica, me volvi a casa com nuevos amigos, aprendizajes y nuevas metas que alcanzar. Ahora solo queda agradecer todo el apoyo que recibi y entrenar para el próximo CONFRA”

Franco Uehara, 18 anos, atletismo, Buenos Aires – Argentina. Primera participación en CONFRA.

22a-confraternizacao-internacional-nikkei-confra-reuniao600x315

Até o próximo encontro no Chile, 23ª Confraternização Internacional Nikkei – CONFRA Chile 2018

Saiba mais

www.facebook.com/ConfraNikkei/

Compartilhe

[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” text=”” heading=”” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”1″ link=”” /]

 

Salvar

Salvar

Compartilhe

Um pensamento em “22ª Confraternização Internacional Nikkei – CONFRA México 2016

Os comentários estão desativados.