programa-para-introduzir-o-judo-nas-escolas-publicas-do-brasil500x248

Programa para introduzir o Judô nas escolas públicas do Brasil


Compartilhe

Programa para introduzir o Judô nas escolas públicas do Brasil

programa-para-introduzir-o-judo-nas-escolas-publicas-do-brasil500x248

programa-para-introduzir-o-judo-nas-escolas-publicas-do-brasil500x248

Em acordo de cooperação esportiva entre o Japão e o Brasil, o Governo Japonês lançou um projeto para introduzir o Judô nas disciplinas das escolas públicas do Brasil, uma iniciativa do programa “Sport For Tomorrow” (Esporte para o amanhã). Com esta iniciativa, o Japão pretende propagar os valores do esporte e dos movimentos olímpico e paralímpico,

contribuir para a construção do futuro por meio do esporte, com a participação de mais de 10 milhões de pessoas, de 100 países, até 2020“.

Durante o mês de setembro/2017, sete instrutores brasileiros de Judô realizaram treinamento do “Discovery Camp: Tomorrow’s Friends Programme” (Colônia de conhecimento: Programa Amigos do Amanhã), na Universidade de Tsukuba e Instituto Kodokan de Tóquio, no Japão, a fim de compreender o papel do Judô na educação pública japonesa e aprender sobre o ensino do Judô na infância. Foram para a preparação no oriente os “senseis” Uichiro Umakakeba (como supervisor do grupo), Joseph Guilherme (coordenador), Ademir Shultz Júnior, Raphael Luiz Silva, Renato Yoshio Ikegawa, Leonardo Lara e Rafael Borges, que participaram do projeto com todos os custos de viagem e treinamento arcados pelo governo japonês.

O programa de capacitação apresentará os ensinamentos para a prática competitiva do esporte, mas, sobretudo, mostrará como usar o judô para o desenvolvimento da educação brasileira e da formação humana. É esperado que estes conhecimentos sejam repassados aos outros professores no Brasil. Durante o período de capacitação, os participantes assistirão palestras, participarão de oficinas, de treinamentos práticos, demonstrações, estudos de campo e outras experiências para compreender os variados aspectos da metodologia de ensino de judô no Japão.


O Ministério do Esporte do Brasil incumbiu estes profissionais com a missão de adequar o modelo observado no Japão à grade escolar brasileira e apresentar uma proposta curricular para aulas da arte marcial em escolas públicas.

Saiba mais

Olimpíadas Tokyo 2020

 

Compartilhe