12ª Festa do Ano Novo Chinês na Liberdade 2017 – São Paulo – 28/01/2017

Compartilhe

Data / Hora 28/01/2017 - 29/01/2017 / 11:00 - 20:00

Localização (clique para o MAPA)
Praça da Liberdade - São Paulo-SP
Av. Liberdade, s/n - São Paulo-SP


Em 2017 será comemorada a 12ª festa do Ano Novo Chinês, na Praça da Liberdade, no centro de São Paulo.  Este é o ano 4715 do calendário chinês representado como Ano do Galo.


Seguindo a tradição chinesa, esta comemoração contará com danças típicas, desfile do dragão e do leão, shows de música chinesa, de ilusionismo, de artes marciais, oficinas de feng shui, da língua chinesa mandarim e gastronomia.

O Ano Novo Chinês

O Ano Novo é, sem dúvida, a cerimônia mais importante de todo o calendário chinês e, atualmente, também é conhecido como a “Festa da Primavera”.

De acordo com a tradição, as preparações para o Ano Novo Chinês começam em meados do 12º mês lunar e prolongam-se até meados do 1º mês do ano lunar.

A data é celebrada como uma festa familiar, um tempo dedicado para a reunião e os agradecimentos. A comemoração destaca-se pelas cerimônias religiosas de agradecimento à terra, aos céus, aos deuses do lar e aos ancestrais da família. Os parentes falecidos são lembrados com grande respeito, uma vez que foram responsáveis pela fundação e consolidação da fortuna e da glória da família.

Na China, durante os dias da festa, as ruas, os parques, as lojas e, até as casas, são ornamentadas com lanternas vermelhas, flores e fitas coloridas.

Muitas famílias colam nas portas das casas um papel colorido com o ideograma Felicidade.

A véspera do Ano-Novo é certamente o dia mais excitante. O jantar de família (tuan yuan fan) é normalmente acompanhado de um farto banquete de frutos do mar, galinha e outras iguarias. A galinha com cabeça e as patas são para a prosperidade e as ostras secas com algas, com aspecto semelhante à cabelos, chamam-se em chinês: “fa cai”, o que evoca, por consonância, a frase chinesa: “fa cai hao shi“, isto é, “ganhar dinheiro e tudo correr bem”.

A Festa do Ano Novo Chinês no Brasil

Em 28 e 29 de janeiro de 2006 (1º de janeiro, segundo o calendário lunar), o Ano Novo Chinês foi apresentado pela primeira vez no Brasil, em local aberto, organizado pela JCI Brasil China e, foi batizado como: 1ª Festa do Ano-Novo Chinês, com público aproximado de 160 mil pessoas.

Esse evento contou com uma grande variedade de comidas tipicamente chinesas, dispostas em 24 barracas, com mais de 50 atrações, como as danças típicas, as artes marciais (kung fu e tai chi chuan), as músicas tradicionais, a medicina alternativa (acupuntura) e as aulas de chinês e caligrafia. Tudo oferecido de forma gratuita.

A cada ano o público vem aumentando e as celebração da chegada do ano novo chinês foi inserido, em 2007, no calendário oficial de festividades da maior metrópole da América Latina, a cidade de São Paulo (Lei nº 14.334/07).

Atualmente, é a maior festividade de comunidades aberta do país, e portanto, o maior evento público realizado pela comunidade chinesa no Brasil, sendo, não somente destaque na mídia nacional, mas também na mídia internacional.

Em 2017, a Festa chegará à sua 12ª Edição com a chegada do Ano do Galo com a organização 21 Tomates Fritos.

Horóscopo Chinês

ano-do-galo132x100

O Signo do ano de 2017 é o Galo.

Energeticamente, este ano caracteriza-se em uma expressão:

O ano de 2017 será de muita luta, tens que ser perseverante! A insistência será a palavra de ordem. O fogo domiciliar (Fogo Yin) aquece o metal utilitário (Metal Yin), que representa o efeito artificial do Fogo feito pelo ser humano e o Metal Yin simboliza a ferramenta. Ou seja, Fogo derrete Metal e ambos os elementos designam muita luta para um bom resultado”.

Serviço

12ª Festa do Ano Novo Chinês na Liberdade
Dias 28 e 29/01/2017
Endereço: Av. Liberdade, s/n – Em frente ao metrô Liberdade – São Paulo-SP
Horário: sábado, das 12 às 20h e domingo, das 11h às 18h
Organização: 21 Tomates Fritos
Realização: JCI Brasil China
Assessoria de Imprensa: contato21tomatesfritos@gmail.com

Saiba mais

anonovochines.org.br

Compartilhe

[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” text=”” heading=”” facebook=”1" twitter=”1" google_plus=”1" linkedin=”1" pinterest=”1" link=”” /]

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *