23a-festa-da-cerejeira-xxiii-sakura-matsuri-2017-aceas-apucarana-pr600x315

23ª Festa da Cerejeira – XXIII Sakura Matsuri 2017 – ACEAS – Apucarana-PR


Compartilhe

Data / Hora 08/06/2017 - 11/06/2017 / 09:00 - 23:00

Localização (clique para o MAPA)
ACEA - Associação Cultural Esportiva Apucarana
Av. Jaboti, 2322 - Jardim Menegazzo - Apucarana-PR


23ª Festa da Cerejeira – XXIII Sakura Matsuri 2017 – ACEAS – Apucarana-PR

23a-festa-da-cerejeira-xxiii-sakura-matsuri-2017-aceas-apucarana-pr600x315

23a-festa-da-cerejeira-xxiii-sakura-matsuri-2017-aceas-apucarana-pr600x315

A comunidade nipo-brasileira de Apucarana já começa a se preparar para realizar a 23ª Festa da Cerejeira programada para os dias 08, 09, 10 e 11 de junho de 2017.


Uma vasta programação cultural, social e esportiva está sendo preparada: palestras, danças típicas, exposição de bonsai, anime, origami, ikebana, atrações regionais, feira de negócios, praça de alimentação e outras animações. “Tudo está sendo preparado para atrair o maior público possível”.

Além de ser um evento social, com manifestações culturais e esportivas, a festa se revela como uma grande atração incluída no calendário turístico do Paraná, pelo grande número de pessoas que são atraídas pelo interesse de ver o belo espetáculo de cores que as cerejeiras propiciam em Apucarana.

Mas, os objetivos da Festa da Cerejeira são mais amplos. Ela divulga um pouco da cultura e da tradição japonesa e o potencial econômico do município e região. “É uma forma bastante agradável de celebrar este maravilhoso espetáculo da natureza”.

A Cerejeira

Bela, por sua florada que propicia um espetáculo de cores e perfume. Efêmera, pois, ao menor contato, perde suas pétalas. Singular, pela particularidade de suas formas. Incomum, pois floresce uma única vez ao ano. Reveladoras, porque são consideradas sagradas no Japão. Assim são as cerejeiras árvores oriundas do Japão, que impressionam pela beleza de suas flores, e que são capazes de despertar emoções.

A relação do povo japonês com a flor de cerejeira é antiga e expressa presentemente o símbolo nacional. O nome “sakura”, que significa flor de cerejeira, foi decantada em prosa e verso, mostrando a pureza e a beleza que estão enraizadas no coração do povo japonês.

A realização da Festa da Cerejeira foi possível a partir de um pequeno passo dado por Hatsuichi Kinoshita que trouxe as primeiras árvores para Apucarana. Plantadas ao largo ACEA, elas promovem um espetáculo digno de ser apreciado em sua florada. E, inspirados nesta beleza, os descendentes de japoneses decidiram realizar esta magnífica festa, que ocupa importância cada vez maior no cenário regional, estadual e nacional, chegando agora à 23ª edição.

A Cultura Japonesa

Apucarana, cenário de prosperidade e qualidade de vida, é considerada um local ideal para o desenvolvimento das cerejeiras, árvores oriundas do Japão. A cidade, de localização privilegiada, situada entre Maringá e Londrina, foi escolhida pela colônia japonesa para o plantio das belas árvores. Hoje, são centenas de cerejeiras plantadas ao largo da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana – ACEA e ruas da cidade.

A cidade foi escolhida para receber as cerejeiras não só pela sua estratégica localização geográfica, mas, sobretudo, em razão da sua altitude (983 metros), cujo clima de temperatura agradável e ar livre da poluição oferecendo melhores condições para o desenvolvimento das árvores. E, assim, nasceu a Festa da Cerejeira.

Foi para cá que vieram os primeiros imigrantes japoneses há 81 anos. Com a coragem nata dos desbravadores, contribuíram para o amplo desenvolvimento de Apucarana e região, notadamente no setor agrícola. E, seus descendentes, preservam as tradições e os costumes orientais com a mesma desenvoltura de seus antepassados, exercendo atividades variadas voltadas ao progresso desta terra que também lhes pertence.

Data

Dias 08 e 09/06/2017, quinta e sexta, das 19h às 23h

Dia 10/06/2017, sábado, das 09h às 23h

Dia 11/06/2017, domingo, das 09h às 22h

Local

ACEA – Associação Cultural Esportiva Apucarana
Av. Jaboti, 101 – Jardim Menegazzo
86802-000 – Apucarana-PR

Ingresso

Saiba mais

ACEA – Associação Cultural Esportiva Apucarana – Apucarana-PR

Compartilhe

[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” text=”” heading=”” facebook=”1" twitter=”1" google_plus=”1" linkedin=”1" pinterest=”1" link=”” /]

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *