Exposição Cerâmica do Japão – 2016


Compartilhe

Data / Hora 18/02/2016 - 13/03/2016 / 09:00 - 18:30

Localização (clique para o MAPA)
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Esplanada dos Ministérios - Brasília-DF


embjp-exposicao-ceramica-2016-400x200

Exposição de cerâmica japonesa chega a Brasília


A exposição Cerâmica do Japão – A Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês, reúne cerca de 50 obras de 35 artistas jovens e promissores em atividade nas sete regiões mais representativas dos fornos de cerâmica no Japão.

A entrada é franca e estará aberta ao público no Anexo do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República de 18 de fevereiro a 13 de março de 2016, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.

A partir do tema “Vasilhames”, cada artista apresenta seu olhar criativo e original sobre a funcionalidade deste objeto tão comum no cotidiano. São obras com interpretações contemporâneas das técnicas tradicionais da cerâmica japonesa, originárias das regiões de Arita e Karatsu (ao sul), Hagi, Bizen, Kyoto e Tamba (no centro sul), Kutani e Kanazawa, Seto e Mino, Tóquio e Mashiko (no centro).

Para o curador da exposição e diretor do Museu de Arte da Província de Yamanashi, Masami Shiraishi, a mostra destaca as obras que melhor representam a cerâmica japonesa atual:

Por meio do aprimoramento das técnicas tradicionais, muitos destes artistas, provenientes de regiões famosas pela cerâmica tradicional, acrescentam refinamento ao design com o intuito de criar obras de arte ainda mais originais. Outros, livres das limitações da tradição, buscam novas formas, adaptando-as ao estilo de vida moderno, criando obras ainda mais notáveis. Há também os que procuram enfatizar a praticidade da cerâmica na vida contemporânea. Embora com diferentes direcionamentos, os ceramistas têm em comum a dedicação a uma arte inovadora para a próxima geração”, afirma Shiraishi.

A exposição é realizada pela Embaixada do Japão no Brasil e Fundação Japão, com apoio do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

*Crédito das fotos: Shigeyuki Morishita, divulgação.

SERVIÇO

Exposição itinerante Cerâmica do Japão – A Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês

Período: De 18 de fevereiro a 13 de março de 2016 (visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30)

Local: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Brasília-DF)

Entrada franca

Assessoria de Imprensa | Embaixada do Japão
Departamento Cultural e de Divulgação

[quads id="3"]
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *