XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil – Manaus-AM


Compartilhe

Data / Hora 21/09/2016 - 23/09/2016 / 08:00 - 18:00

Localização (clique para o MAPA)
Universidade Federal do Amazonas - UFAM
Avenida General Rodrigo Octávio - Manaus-AM


XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil – Manaus-AM

xi-congresso-internacional-de-estudos-japoneses-no-brasil-manaus-am600x315

XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil / XXIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa, que acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2016, na Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Esses encontros são organizados a cada dois anos, de forma rotativa, nas universidades públicas que oferecem o curso de graduação em Letras – Língua e Literatura Japonesa. Em Manaus, o curso de japonês surgiu em 2011. Portanto, é a primeira vez que o evento ocorre no Norte do país.


O tema do evento é: Tessituras: encontro dos povos no encontro das águas, sugerindo uma reflexão sobre o encontro de ideias, de culturas, de interação, de convergências de pesquisas científicas e da busca de novos conhecimentos. A programação será composta de conferências, painéis de discussão, sessões de comunicações, sessão de pôsteres, atividade cultural e oficina, entre outros.

A singularidade e a grandiosidade do intercâmbio de ideias em torno das relações linguísticas, literárias, sociais, ensino-aprendizagem, culturais entre Brasil e Japão acolhem os desdobramentos revelados nas mais diferentes formas de expressão científica, constituindo-se em verdadeiro convite a diferentes inscrições, de onde a repercussão de sua pesquisa em outros olhares.

Eixos temáticos

LÍNGUA JAPONESA: TESSITURAS E CONVERGÊNCIAS – língua japonesa, perspectivas, complexidades linguísticas, aproximações teóricas implícitas ou explícitas, ensino-aprendizagem, mudanças pragmáticas da língua, de forma diacrônica;

TRADUÇÃO: INTENSIDADE E DENSIDADE – problemática enfrentada no âmbito linguístico, transcriação, fidelidade, intensidade, densidade e responsabilidade diante da escrita, o tradutor brasileiro;

LITERATURA JAPONESA: MAR DE FERTILIDADE – a obra, a comparação, a abordagem dos artifícios narrativos e a criação de sentidos, a subjetividade das coisas, o cenário caótico e a luz do florescer , a guerra com testemunhas, o antigo, o moderno e o contemporâneo;

IMIGRAÇÃO JAPONESA: LUGAR, CONDIÇÃO E REALIZAÇÃO SOCIAL – as diferentes composições culturais, que se desdobram em uma multiplicidade de outras expressões conforme as relações que se estabelecem a partir da mudança de espaço e de realidade social, o contexto da imigração na Amazônia.

CULTURA JAPONESA: MULTIPLICIDADE E CONTEMPORANEIDADE – identidade, artes japonesas, transfigurações culturais, tradição e influências, inovação, religião, costumes e cinema.

ENSINO: MÚLTIPLOS OLHARES – ensino e aprendizagem de Língua Japonesa, crenças, estratégias, processo cognitivo, interação entre  sistemas, movimento do ensino de línguas e convergências.

ECONOMIA E POLÍTICA INTERNACIONAL: O BALANÇO DO BARCO – Economia do Brasil e do Japão, tratado de amizade, relações bilaterais e culturais.

Organização

Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Associação Brasileira de Estudos Japoneses – ABEJ

Serviço

XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil e
XXIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa

Data

21, 22 e 23 de setembro de 2016

Local

Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Endereço

Avenida General Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I
Manaus-AM (Amazonas)

Site

doity.com.br/enpullcj2016#about

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *