Ryukyu Koku Matsuri Daiko

Grupo de Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko – RKMD – Brasília-DF

Compartilhe

Grupo de Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko – RKMD – Brasília-DF

Filial de Brasília do Grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko.

Ryukyu Koku Matsuri Daiko é um grupo de “eisá” que originou-se em Okinawa no ano de 1982. No Brasil, está presente desde 1998, foi trazido por Naohide Urasaki sensei, falecido em 2011.

O nome Ryukyu Koku Matsuri Daiko significa literalmente “Tambores Festivos do Reino de Ryukyu“. O Reino de Ryukyu era a denominação dada ao conjunto de ilhas entre a China e o Japão que formavam um país independente. Em 1879, o arquipélago tornou-se província do Japão com o nome de Okinawa.


O grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko possui filiais em todo o Japão (não só na província de Okinawa) e em praticamente todo o continente americano, Estados Unidos, México, Peru, Argentina, Bolívia, Brasil. No Brasil existem onze filiais do Ryukyu Koku Matsuri Daiko, sete em São Paulo (Liberdade, Casa Verde, Vila Carrão, Guarulhos, Ipiranga e Campinas), duas no sul, em Curitiba e Londrina, e duas na região Centro-Oeste, em Campo Grande e em Brasília.

As filiais do Centro-Oeste foram formadas em julho de 2006. Em Brasília, o então grupo Choodee Uchinaa-Daiko filiou-se ao Matsuri-Daiko e passou a representar sua bandeira no Distrito Federal e, como as demais filiais, forma um grupo independente, parceiro da Associação Okinawa de Brasília e com o objetivo espalhar a cultura de Okinawa no DF.

Dentre as várias apresentações de âmbito nacional e internacional, podemos destacar a participação no programa de televisão da emissora Globo, Criança Esperança 2012, bem como no evento Chimugukuru, realizado na Bolívia, em 2011. Outras apresentações, não menos importantes, compõe o portifólio do grupo entre apresentações de grande, médio e pequeno porte.

Horários de Treino

Aos domingos, Juniores (de 6 a 15 anos), das 16h às17h30 e Seniores (a partir de 15 anos), das 18h às 20h

Contatos


Grupo Choodee Uchinaa-daiko (Irmãos do Taiko de Okinawa)

Foi o primeiro grupo de taiko estilo Okinawa filiado à Associação Okinawa de Brasília. O grupo foi constituído em julho de 2005 quando os primeiros integrantes passaram por um treinamento intensivo ministrado pela Associação Okinawa de Campo Grande.

O Taiko de Okinawa é um taiko dinâmico onde os integrantes carregam os tambores, cantam e dançam ao ritmo de fundo musical típico da ilha de Okinawa.

Com o crescimento o Choodee Uchinaa Daiko passou por mudanças e se integrou ao Ryukyu Koku Matsuri Daiko.


Endereço

Associação Nipo Vargem Bonita
Área Isolada nº 1 – Vargem Bonita
Brasília-DF

Telefone

(61) 99927-9398

Site

matsuridaiko-brasil.com/brasilia/

E-mail

brasilia@matsuridaiko-brasil.com

Facebook

www.facebook.com/rkmdbsb/

Logomarca

matsuridaiko

Saiba mais

Grupo de Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko – RKMD – Curitiba-PR

Folder sobre Okinawa Taiko [folderokinawataiko.pdf]

Conheça um pouco mais sobre Okinawa no artigo Conhecendo Okinawa

 

Compartilhe