logo-hospital-santa-cruz-sao-paulo-sp309x200

Hospital Santa Cruz – São Paulo-SP

Compartilhe

Hospital Santa Cruz – São Paulo-SP

O Hospital Santa Cruz foi inaugurado em 1939, e sua história está intimamente ligada à da imigração japonesa. Ao chegarem ao Brasil, em 1908, os pioneiros enfrentaram dificuldades com a comunicação, não se adaptaram às condições locais e consequentemente contraíram doenças como a malária, a verminose, a tuberculose e até doenças mentais. O atendimento médico no Brasil era precário, e o índice de mortalidade entre os imigrantes era enorme.

Em 1920, o então cônsul geral do Japão em São Paulo, Toshiro Fujita, informou o problema ao governo japonês, que sensibilizado com os seus conterrâneos, enviou 36 mil ienes e fundaram o Brasil-Japão Dojin Kai, com o objetivo de prestar assistência aos japoneses e familiares. Em outubro de 1926, a entidade compra terreno de 14.100 metros quadrados na rua Santa Cruz.

Em 1931, assume o consulado japonês em São Paulo Iwataro Uchiyama, e instituiu a Associação Médica Japonesa, que deu origem à Associação Pró-Construção do Hospital Japonês. A campanha de arrecadação foi prontamente atendida pelos imigrantes. Em 1934, a campanha de construção ganha doação de 50 mil ienes do imperador Hiroito (simbolicamente no dia de seu aniversário, dia 29 de abril), mais 900 mil ienes do governo japonês, e materiais básicos de construção, enviados pelo Japão.


Finalmente, em no dia 29 de abril de 1939, o Hospital Santa Cruz foi inaugurado e passou assim a ser conhecido como o “hospital japonês”, mas pela excelência de suas instalações e serviços, atraiu os mais consagrados médicos brasileiros da época para ali aturarem, como os doutores Benedito Montenegro, Alípio Corrêa Neto, José Maria de Freitas, Henrique Mélega, Antônio Prudente, Euríclides de Jesus Zerbini, Anísio Costa Toledo e muitos outros. Juntamente com os renomados médicos japoneses, como Shizuo Hosoe, Yoshinobu Takeda e Sentaro Takaoka, constituíram a elite da medicina na cidade, mestres que comandavam no Hospital Santa Cruz uma verdadeira escola de cirurgiões, tradição vem sendo mantida até os dias de hoje.

A despeito do hospital ter ficado sob controle do governo federal e com os bens congelados, decorrente da 2º Guerra Mundial; situação de exceção que perdurou até 1945, finalmente, em 1989, a comunidade nipo-brasileira se uniu em um bem sucedido movimento cívico que resultou na formatação da atual gestão do Hospital Santa Cruz, cuja administração está a cargo dos representantes da comunidade.

As marcas da cultura japonesa na instituição ainda estão presentes no Hospital Santa Cruz seja no atendimento personalizado e humanizado, na qualidade dos profissionais que primam pelo atendimento cuidadoso e ainda, pelos equipamentos instalados. Os jardins típicos e monumentos em pedra registram a integração das duas culturas no nosso país, reafirmando a vocação do Hospital Santa Cruz, de prestar atendimento médico hospitalar de qualidade com acolhimento e calor humano.

Endereço

Rua Santa Cruz, 398 – Vila Mariana
São Paulo-SP

Telefone

(11) 5080-2000

Site

www.hospitalsantacruz.com.br

E-mail

sac@hospitalsantacruz.com.br

Facebook

www.facebook.com/santacruzhosp

Logomarca

logo-hospital-santa-cruz-sao-paulo-sp309x200
logo-hospital-santa-cruz-sao-paulo-sp309x200

Saiba mais

 

Compartilhe