Imigração


Compartilhe

Cem anos da Imigração Japonesa no Brasil

Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (1908-2008)

centenario360x200

18 de junho de 1908 – 18 de junho de 2008

Parabenizamos toda a comunidade japonesa pela passagem deste século de presença no Brasil. Cem anos que representam desbravamento, superação, dedicação, integração e crescimento. Para aqueles que ficaram na história, nossos maiores agradecimentos por terem decidido vir ao Brasil, crescer perante as dificuldades e firmar os conceitos de honra, dedicação e respeito. Para todos que continuamos na linha da história devemos volver ao sol nascente, recordar nossas origens e nosso legado. Parabéns ao Brasil e aos Brasileiros pelo acolhimento e confraternização. Parabéns Nipo Brasileiros. Homenagem do portal NIPPO Brasília

Marco inicial

No dia 18/06/1908, chegou ao Brasil, no Porto de Santos, o navio Kasato Maru trazendo as primeiras 165 famílias japonesas que vislumbraram o sonho de uma vida melhor.

Os Cem anos

No dia 18/06/2008 completamos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis (descendentes de japoneses que nasceram fora do Japão) é a maior comunidade nipônica fora do Japão.

Os dekaseguis

Devemos lembrar, também, que no final da década de 80 começou um fenômeno reverso, a ida de nikkeis para trabalhar no Japão, os Dekaseguis. Atualmente, são mais de 300 mil pessoas, a terceira maior comunidade brasileira no exterior e que remete cerca de 2 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 4,1 bilhões) para o Brasil.

O NIPPO Brasília, em homenagem ao centenário, abre este espaço para apresentar a saga dos heróicos imigrantes japoneses no paraíso.

Compartilhe

[social_share style=”bar” align=”horizontal” heading_align=”inline” text=”” heading=”” facebook=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”1″ link=”” /]

 

Compartilhe