Menu fechado

Homenagem aos Condecorados de Outono 2016 pelo governo japonês

Compartilhe

As entidades nipo-brasileiras de São Paulo realizam no próximo dia 14/12/2016, a Cerimônia de Homenagem aos Condecorados de Outono 2016 pelo governo japonês.

A honorífica Ordem do Sol Nascente foi estabelecida pelo Imperador Meiji, desde 1875. É uma das mais antigas ordens em atividade no mundo. É entregue em nome do Imperador àqueles que prestaram "longos e meritórios serviços ao país", sejam civis e militares, japoneses e estrangeiros.

A Ordem do Sol Nascente possui seis classes de laureados. O laureado recebe um diploma e a insígnia da Ordem em nome do Imperador. As classes atuais são:

  • Grande-Colar
  • Estrela de Ouro e Prata
  • Raios Dourados com Faixa
  • Raios Dourados com Roseta
  • Raios de Ouro e Prata
  • Raios de Prata

homenagem-aos-condecorados-de-outono-2016-pelo-governo-japones600x315

São seis os condecorados da regional de São Paulo do Consulado Geral do Japão, o anúncio foi oficializado no último dia 3 de novembro. São eles:

Massami Uyeda, 74 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Estrela de Ouro e Prata, ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, doutor em Direito (USP) e membro-fundador do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão.

Kihatiro Kita, 72 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raio de Ouro com Roseta, que foi presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e diretor-presidente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança. Tem como fato meritório a contribuição para o desenvolvimento da assistência social da sociedade nipo-brasileira.

José Kiyoshi Taniguchi, 61 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, chefe da 1ª Seção do Estado Maior Responsável pelo Planejamento e Controle de Efetivo da Polícia Militar de São Paulo e tem como fato meritório a contribuição para a promoção da cooperação policial entre o Japão e o Brasil.

Osamu Matsuo, 78 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro e Prata, que foi presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e atualmente é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e tem como fato meritório a contribuição para a assistência social dos japoneses residentes.

Massao Shinohara, 92 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata, judoca, ex-técnico da Seleção Masculina Brasileira de Judô, e tem como fato meritório a contribuição na difusão do Judô.

Sadao Onishi, 73 anos, condecorado com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata, que foi presidente da Associação Cultural Assistencial da Liberdade, atual vice-presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, e tem como fato meritório a contribuição para a assistência social dos japoneses residentes.

Saiba mais

Consulado Geral do Japão em São Paulo

 

Salvar

Salvar

Compartilhe