horario-brasileiro-de-verao-2016-2017

Horário Brasileiro de Verão 2016/2017


Horário Brasileiro de Verão em 2016/2017

horario-brasileiro-de-verao-2016-2017

O Horário Brasileiro de Verão em 2016 começa à zero hora de 16/10/2016 e termina em 2017 à zero hora de 19/02/2017.

O que é o Horário de Verão?

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer, amanhecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o Horário Brasileiro de Verão que é o adiantamento do relógio em uma hora em relação ao horário legal.

Qual a vantagem do Horário de Verão?

Redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. Com o Horário Brasileiro de Verão há melhor aproveitamento da luz do sol o que traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para as atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, ganhamos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente.

Por outro lado, muitas pessoas sofrem até ajustar o seu ritmo biológico por acordar uma hora mais cedo.

Em quais estados se aplica o Horário de Verão?

O Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados: DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).

Quando começa e termina o Horário Verão?

Desde 2008, foi fixada a data de início e término do Horário de Verão no Brasil, que deve começar à zero hora do terceiro domingo de outubro e terminar à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte (se coincidir com o domingo de carnaval, o horário é prorrogado por mais uma semana). Veja o Decreto Presidencial 6.558 de 08/09/2008.

Como ajustar o início e o término do Horário de Verão?

No início do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo, você deve adiantar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para “uma hora”. Nesse ajuste você “perde” uma hora do seu tempo…

horario-verao-relogio-adiantar

No fim do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo você deve atrasar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para as “onze horas”. Você ganha uma hora e pode aumenta o happy-hour por pelo menos mais uma hora…

horario-verao-relogio-atrasar

Você sabia?

-Horário de verão, em inglês, é chamado “Daylight Saving Time“;
-Que apesar do incômodo mais de 70% da população aprova a medida;
-Uma pesquisa constatou que as horas a mais de luz no final do dia permitiu o aumento do convívio familiar entre pais e filhos menores;
-O tempo para adaptar-se ao Horário de Verão é de oito dias;
-O primeiro Horário de Verão no Brasil foi em 1931;
-Desde 1985, o Presidente instituía, anualmente, por decreto, o período do Horário de Verão. Isso acabou em 2008 com o Decreto Presidencial 6.558 de 08/09/2008

Compartilhe

 

Salvar


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

63 pensamentos em “Horário Brasileiro de Verão 2016/2017

  • alnei daros

    Sabe o que eu penso? Esta estória de economia é conversa fiada, porque não reflete em nada no bolso dos consumidores. E vão fazer O QUÊ com a tal economia de energia? SE a energia ficou na água estocada nos reservatórios, não gerou eletricidade, e aí ninguém pagou pelo que não se gerou e distribuiu. Então não aconteceu a tal economia em R$ bem como o tal resultado tão cacarejado! Não houve produção, distribuição e cobrança com lucratividade embutida! Perceberam! E para o trabalhador que levantava às cinco levantando às quatro tanto faz. Acostuma dormir uma hora mais cedo e compensa. Sendo assim e assim mesmo, gosto do horário de verão, mas que seja estendido por 8 meses para nós moradores de abaixo do trópico de Capricórnio. Sugiro de 01 de outubro a 31 de maio, que frio mesmo aqui no sul só por algumas semanas de junho a setembro. QUEM VAI ENCARAR?

  • Domingos Cesário Monteiro Fernandes

    O Horário de Verão, dizem que economiza de 4 a 5% da Energia Gerada no Brasil. Bem já que é para economizar, mesmo!!!; por volta de 30 a 50% da Energia Elétrica, é necessário cada brasileiro construir um gerador solar, ou gerador eólico. O gerador solar economizaria de dia (dia maior que a noite – solistício de verão), que tem firmas que fazem isto. Já o gerador eólico funcionaria bem em locais com muito vento, apesar de ser caro. Vi um gerador eólico em um barco, uma vez, que era pequeno. Gratos. Dom.

  • Carlos Diognes

    Quem propôs esse famigerado horário de verão certamente não deve morar longe do seu local de trabalho, mais provavelmente a beira de uma praia. Medida autoritária que não consultou os milhões de trabalhadores desse país que vivem longe do seu local de trabalho e estão sujeitos a violências e assaltos quando estão a esperar uma condução, em plena madrugada, que os leve aos seus destinos. Muitos tem que levantar as 6, 5, e até 4 horas da madrugada para ir trabalhar. Isso no horário normal. No horário de verão eles tem que acordar 1 hora mais cedo! Isto é, quem acordava as 6 tem que acordar, na verdade, as 5 e quem acordava as 5 tem que acordar as 4 da madruga, e por aí vai!

  • paulo

    porcaria os politico fazem pra nos enfia guela abaixo dos brasileiro essa porqueira de horário de veral. porque acredito que se fizesse uma pesquisa a maioria dos brasileiro não aprova essa porqueira.
    isso tinha que acabar.

    • anonimo

      Também não gosto, mas para seu engano 80% dos países usam isso. Não é coisa de politicos brasileiros, também não defendo eles, mas culpar eles por chover ou fazer sol é demais… kkkk

  • ANÔNIMO

    QUEM APROVA A MEDIDA É PORQUE NÃO MORA EM ESTADO CENTRAL.
    MORAR ONDE TEM MAR É MOLE, É UMA BELEZA: SAIR ÀS 17 (QUE SÃO 16) E FICAR ATÉ ÀS 20 HORAS (QUE SÃO 19) NA PRAIA NO HORÁRIO CITADO. VENHAM MORAR EM MINAS GERAIS, GOIÁS, NOS DOIS MATO GROSSO E EM OUTROS NÃO BANHADOS PELO MAR …

  • Maria Jussara De Angelis Neibert

    Para quem interessar! Odeio este horário de verão. Descontrola o ritmo biológico das pessoas. Vamos combinar uma coisa por que o Rs precisa entrar neste projeto do governo. O governo que tome os cuidados necessários para que não falte pelo menos água para este povo tão sofrido. Roubem menos e invistam mais,porque ao meu ver o que vocês querem é empurrar tudo guela abaixo do povo,que mal sabe interpretar o que le e ainda acha lindo quando visitados e ganham algo em troca. São horríveis os documentários mostrando a FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA. E toda esta economia vai para onde?
    .Natal, Ano Novo nada é comemorado no dia certo.Realmente o Brasil com vocês não tem mais jeito.

  • sandoval

    O horario de verao e uma das piore cousa que foi feita , que pena que a populaçao aida nao entendeu isso , basta analizar sua qualidade de vida , prinscipalmente os mais pobres que trabalha no sol …

  • GILMAR

    “Queria que esses governantes acordasse no mesmo horario que o trabalhador brasileiro acorda as 5:00 da manha pra eles verem se ia gostar do horario de verão FDP ,ESSE HORARIO VÇ NÃO CONSEQUE DORMI CEDO E AINDA TEM QUE ACORDAR MAIS CEDO ESCURO DEMAIS. SE EU PUDESSE ACABARIA COM ESSE HORARIO DE VERÃO ONTEM.

  • LCARF

    QUANDO UM PAÍS NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA ADMINISTRAR SUA CAPACIDADE ENERGÉTICA , ADOTA SOLUÇÕES DE ANOMALIA PARA QUEBRAR O GALHO. ENTÃO ADERIRAM AO MALDITO HORÁRIO DE VERÃO, QUE SACRIFICA DE FORMA CRUEL E COVARDE A POPULAÇÃO REALMENTE TRABALHADORA.
    COMPETÊNCIA JÁ !
    PELO FIM IMEDIATO DO FAMIGERADO HORÁRIO DE VERÃO QUE ATORMENTA A CLASSE TRABALHADORA !
    TENHAM CORAGEM, FAÇAM UM PLEBISCITO !

  • Uzumaki Naruto

    É até engraçado deus “criou”… Não tem a ver com o fato da Rotação da Terra em volta da sua própria órbita e o movimento de rotação em volta do Sol…

    Tanta coisa interessante para ler e escrever a pessoa vem com uma dessa!!!

    Decepcionante…

    Até…

  • antonio carlos

    O que adianta o dito horário se temos que acordar mais cedo e, com isso, ligar lampadas de manhã tornou se habito dos brasileiros, mas, veja bem se tal medida tivesse beneficiado os menos favorecidos, até que seria aplausível, porem quem levanta no escuro para encarar muito cedo o coletivo com o risco de ladrão e outros tipos de delinquente no caminho são a classe trabalhista.Este horário tem suas vantagens, mas tem seus pontos negativos, quantos não perdeu suas vidas de madrugadas rumo ao trabalho? Realmente se quisessem ajudar às pessoas, deveríamos pagar o que , realmente, consumimos, contudo não é o que notamos! Pois paga-se uma taxa minima que, sinceramente, está ajudando a encher o bolço de nosso amável governador.

    • antonio carlos

      Lembrando que: muitos são a favor deste horário, pois sai mais cedo do trabalho e, vão para os bares encher a cara de bebidas alcoólica, com isso, provocar acidentes por aí. Acredito que no horário normal haveria menos acidentes.

  • Michael Marques

    A “hora” não é criação divina e sim humana. Deus fez o dia e a noite e também criou dias e noites mais longas em determinadas épocas do ano, por que ele é Deus. Não importa o horário que nos temos e de Deus é totalmente diferente do nosso. E nós querendo ou não, Deus fez as coisas assim, e há sim uma economia de energia justamente pelo fato  que no verão aqui no Brasil os dias são mais longos e as noites mais curtas. Isso se chama solstício de verão e acontece duas vezes por ano, uma vez no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Isso torna os dias aqui mais longos, convenientemente passamos mais tempo utilizando a luz natural do sol e economizamos a luz artificial.

  • Ana

    Eu não gosto nem um pouco deste horário de verão, não vejo economia nenhuma, vejo e só gasto para nos de classe media baixa, pois chegamos em casa e ficamos ate tarde fazendo as tarefas, não conseguimos dormir cedo, temos que acordar de madrugada para trabalhar com tudo escuro ainda pois 05:30 a 06 :00 horas da manhã esta tudo escuro, estamos mortos de sono. Eu literalmente não sei mesmo pra que fizeram isso que o horário normal o que Deus criou trabalhamos ate mais satisfeitos e descanados, eu particularmente canso mais com horário de verão que o horário normal, garanto se fisese uma votação com todos os estados que tem essa palhaçada de horário de verão, garanto que todos ganhariam em maça pra acabar com o horário de verão.

  • silvano

    esses politicos aprovaram esse maldita 1 hora a mais no verao,pra que?dizerem que economizamos energia,e economiza dinheiro como esta previsto 147 milhoes,sera q esse dinheiro vemos diferenca,como melhorias nas estadas,escolas,bairros,chamais olham isso pra nos.
    agora com a ecnologias de lampadas de led e outras mais economicas,eles aumentam o valor da tarifas para lucrarem,dizendo que o povo brasileiro esta usando menos energia,
    por que nao atrasam a 1 hora do verao para que possamos descansar mais e chega em casa com o a noite mais longo ainda,quem vai querer chegarem casa e fazer alguma alenaria,ou outra coisa dps do horario de servico cansado e exausto.
    que acabem com esse horario desgramado de verao,foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa,huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    • JONY

      É exatamente isso! Horário determinado pelo Homem desgraçado que desobedece o horário de Deus. Praga de horário e que o fogo do inferno recaia sobre esse miserável inventor dessa desgraça.

  • Celisnei

    Odeio esse horário maldito,esse horário do cão,do fogo do inferno,quem consegue dormir uma hora mais cedo com esse calor,e esse horário maldito,criado pelos homens.Vamos acabar com esse tenebroso horário

  • Carla Vanessa jagas

    Odeio esse horario de verão pois Deus faz tudo perfeito dai vem o o homem e estraga tudo pra mim isso chama horario do cão vamos acabar com esse horario Brasil

  • Manoel Aparecido Barbosa

    Gostária de saber se existe um meio de todos os brasileiros que não gostam do horário de verão se unir para acabar com o tal horário. livres a escravidão já passou,porque nós temos que engolir tudo o que eles criam,tudo que eles exigem que o povo façam.Queremos ser livre como Deus nos criou, porque que para tal objetivo é necessário sacrificar a nação.Procure uma solução para tal problema e não façam o povo de vítimas.Isso o tal horário ficou adormecido por muito tempo,que fique para sempre.

  • savio gil avila

    Horário de Verão, burrice ou estupidez, eis a questão. A muito frequente preguiça mental, que inibe os seres humanos de pensar e os empurra para a massificação, onde a onda substitui o indivíduo, é de lastimar-se. Isto está presente no movimento religioso (sem comentários, religião não se discute); no futebol, onde qualquer agressão ao torcedor diferente, até mesmo em pensamento, é lastimável e incoerente, e no voto em branco, falácia dos pseudointeligentes que acham que são muito espertos e não vêem que um voto é sempre um voto. Quanto ao horário de verão, triste jaboticaba do Brasil, a massa não vê que o dia fica maior sim, por causa do verão e não por causa do horário. É prejudicial sim, dizem os médicos, mas os descasos políticos são maiores. Moro em Valença, mas ainda há o que Temer. Por isso, sr. Presidente, com todo o respeito, pense no idoso, na criança e no homem do campo de todo esse imenso país e dê uma paulada nesta jararaca. Na cabeça, e, de uma canetada, dê instantaneamente um pouco mais de saúde para o nosso povo.

  • Renan Gonçalves

    Simplesmente se esse governo pensasse um pouco, ou se mesmo alguém desse planta pensasse, EXISTE SIM A DROGA DE UMA ENERGIA RENOVÁVEL E SUSTENTÁVEL, QUE NÃO AGRIDE O MEIO AMBIENTE, O PRÓPRIO MEIO AMBIENTE FORNECE A ENERGIA SOLAR, SE O GOVERNO LIBERASSE UMA VERBA QUE EM TODAS AS CASA, USINAS OU QUE LUGAR FOSSE, SUBSTITUISSE A ENERGIA DE COMBUSTIVEIS FÓSSEIS POR ENERGIA EÓLICA E/OU ENERGIA SOLAR, SERIA MUITO MAIS SUSTENTÁVEL, ASSIM NÃO PRECISARIA DO HORÁRIO DE VERÃO PARA QUE A ECONOMIA DE POLUENTE FOSSE REDUZIDA!!!!

  • mauro

    vários motivos para você odiar o horário de verão. nossa vida já é corrida, precisaríamos de mais horas para realizar nossas tarefas. quando dá meia noite o horário de verão entra em vigor e já passa a ser uma hora da manhã. percebeu que roubaram uma hora sagrada do nosso precioso tempo? além do mais, o horário de verão é mais um modismo perverso da rede do plim plim ;observem como eles brilham de alegria quando anunciam tal horário. o horário de verão é coberto de farsas. por exemplo: dizem que no horário de verão ganhamos uma hora , quando na verdade perdemos uma hora e temos a sensação de que umas duas horas ; o horário começa a vigorar na primavera (o verão começa no final de dezembro) ; dizem que é para economizar energia, mais durante esse horário pagamos a conta mais cara. não se pensa no trabalhador, nos idosos, nas crianças, que nesse período é onde ocorre a maior taxa de ansiedades, suicídios, problemas cardíacos e deficit do sono, irritabilidade, improdutividade no trabalho e escolas. diante de tudo isso , se você defende esse horário é porque é ignorante, oportunista,insano, massa de manobra ou masoquista. definitivamente, não precisamos de horário de ladrão, repugnamos essa sandice.

  • dauto

    Criaram um Mito, que ás pessoas ao sairem do trabalho, vão à praia ou a piscina em dia de semana, com esse tal horário de verão
    Primeiro: depende , este privilégio não é para todos, depende do tipo de trabalho que a pessoa faz.
    Como uma pessoa que larga 16 ou 17 hs, está cansada, quer ir logo para casa, tomar um banho, descansar, jantar e dormir,ainda tem tempo para ir a praia depois do seu horário cansativo de trabalho.
    As crianças saem Sonolentas para escola, pois esse horário de verão, altera o Relógio Biológico que todos nós temos, se tiver alguma dúvida , pergunte isso a qualquer médico.
    Todos os Governos, só veem o lado financeiro, desta falsa economia de energia.

  • Orests Ribeiro

    EU DETESTO A ENTRADA E A SAÍDA DESSE HORÁRIO, MAS O TRANSCORRER DELE ACHO MUITO BOM. ACHO QUE ATÉ PODERIA SE ESTENDER POR MAIS UNS DOIS MESES JÁ QUE FOI IMPLANTADO. TODAVIA, EU PREFERIRIA QUE ELE NÃO FOSSE ADOTADO.

  • Marcio Santos

    Espero que o governo da Bahia, mude de opinião, e adote o horario, pra ficar certo com os demais estados, a bahia é grande e temos que pensar assim

    Márcio

  • Irma S C de Oliveira

    Aqui no sul ainda está frio e ainda temos que suportar o horário de verão, tirar as crianças mai cedo da cama para ir para creche, ainda está escuro e frio, será que as autoridades não pensam nas pessoa que acordam cedo, ntão deveria começar o horário de trabalho mais tarde, sendo que eu não vejo economia nenhuma temos que acender as luzes na hora que levantamos, pois ainda está escuro, qual a vantagem disto e isso qdo as luzes da cidade acendem como de costume.

  • admin Autor do post

    É notória a reclamação contra o horário de verão, todos temos argumentos pessoais que nos desagradam acordar mais cedo. Porém, o ganho com o horário de verão é para o Brasil como um todo na economia de energia e, também, ao poupar o planeta da emissão de gases das usinas termelétricas e preservar os recursos hídricos nas usinas hidrelétricas. Ou seja, o transtorno que passamos é para preservar os recursos para o amanhã, criar um senso crítico de poupar hoje para ter um futuro um pouco melhor para nossos filhos.
    A economia parece ser incipiente, mas é nas pequenas ações individuais que construímos uma futuro melhor.
    Em números, balanço de 2014, a economia geral foi de meros 0,5% e redução da demanda de energia elétrica de 4,5%. Em termos absolutos, significou poupar investimentos da ordem de R$ 7,0 bilhões, que seriam necessários para construir usinas para fornecer a energia adicional no horário de pico. Indiretamente, enfatizo, o ganho ao poupar recursos naturais foi muito maior.
    Finalmente, mesmo que acendamos as luzes de madrugada, o simples fato de não ser no mesmo horário de pico de consumo das empresas permite poupar estes recursos.

    • savio gil avila

      Meu caro Admin, creio haja engano de sua parte. NÃO HÁ ECONOMIA DE ENERGIA. Liga-se a luz quando está escuro e desliga-se quando está claro. Claro como água clara. Bem melhor é o governo investir em placas solares, como o Japão e a Alemanha. Não acredito em estatísticas sem provas, só em fatos. E não há mais o típico horário de pico como no passado, agora que a população humana vive 24 horas por dia. Saudações cordiais.

  • fabricio de souza rodrigues faustino

    que bom que a Cidade de posto da mata-BA , não tem horário de verão o estado da Bahia não é incluso nesse horário , a parte ruim é que tudo passa mais cedo nos estados que
    não tem horário de verão. filmes jornal etc…

    • dauto

      médicos neurologistas, sabem que esse horário enganador, mexe com o metabolismo de crianças que acordam cedo para ir à escola, vão sonolentas, com os adultos, altera o horário da refeição e para dormir, todos temos um relógio biológico, e este horário altera este sistema biológico.
      Inventaram um mito, que quando a pessoa larga do trabalho vai à praia.
      Pergunto:
      A pessoa larga 16 ou 17 hs, quer ir para casa, está cansada, quer chegar logo e tomar seu banho,jantar e descansar: como esta pessoa vai a praia ou piscina depois do trabalho, como tem pessoas que gostam de serem Manipuladas pela Mídia, a qual diz que muitos ao sairem do trabalho vão à praia, KKKKKKK
      caiam na real..

  • Jair

    Não gosto do horário de verão, só é bom para os ricos que não levantam cedo para trabalhar e quando saem do serviço ainda vão pegar uma praia, este maldito horário foi criado para eles e vem com esta desculpa esfarrapada que economiza energia, o que você economiza a noite gasta de madrugada, que levanta ainda é noite ( porcaria) o govererno tem que acabar co este horário que só prejudica a saúde do povo Brasileiro.

  • joão osvandi assolari

    Porque este horario não é aplicado somente nas Regiões Sul e Sudeste. Aqui em Goiás não tem economia nenhuma e muito assalto neste periodo. Deveria ter uma consulta popular para este imbecil horario.

  • EMILIA BRAGA DOS SANTOS BRAGA

    What day would I do that on Saturday so my father came to Americaodeio horário de verão, sí eu pudesse matava quem inventou esta ***. Por acaso não tem como acabar com este horário?

  • José Ramuth Filho

    70% de aprovação entre a população????

    Mentira Descarada…

    Não é isso que a gente ouve no “mundo real”…. a não ser que fizeram essa pesquisa nas cidades litorâneas…..

    • Agnaldo Carvalho

      Concordo com você! A economia de energia e irrisória se comparado ao dano que causa a saúde das pessoas.Porque não fazem um plebiscito para saber se a população é a favor ou contra? Não fazem, pois sabem que 70% da população será contra este famigerado horário de verão. Vamos acabar com isto.

  • Miguel Campos

    É uma porcaria, não ajuda em nada , é invenções de quem não tem o que fazer…
    E ainda querem nos convencer que é bom, é bom pra eles que não tem que acordar cedo, e ainda vem com essa pesquisa fajuta dizendo que 70% da população gosta dessa b.. de horário de verão.

    • Robertodosreissilva

      Perfeitamente colega só esse vagabundo filho da p miserável e desocupado do ministro da energia que acha isto Tao dizendo que aproveita o tempo aproveita mesmo vc entra às 6 da manhã e sai às 4 inveis de 7 e sai às 5 aí vc tem 4 até as 10 de tempo livre se houver futebol vc vai dormir às 11 e se quiser vc pode assistir o sportvnews e11 horas mesmo aí no outro dia vc levanta as 4 pensando que é 5 e aproveita mesmo tempo quanta mentira quanta hipocrezia até quando vai está farsa extinsao deste maldito já fora horário de verão

  • VITORINO RIBEIRO

    Há mais de sete anos (2009) faço o controle diário do consumo de energia elétrica e coloco os dados ao maior Expert no assunto para que localize o período do famigerado horário de verão, desde que me permitam ocultar a coluna de datas; Economia? É a maior enganação ou seja, mais uma que nos enfiam goela abaixo. Mau saudoso pai nunca alterou o horário em seu pontual relógio de bolso Zenith e eu faço o mesmo, apesar dos transtornos que essa atitude proporcionam. Duvidam? Falem comigo que eu provo com números.

    • Robertodosreissilva

      E tem mais colega tem um zé roela aí que tando uma vidente prevendo horário de verão para 2030 Tem para 2100 também? E porque sendo vidente saber e o bolha do ministro fica dizendo que mudar os dias estão longos quanta safadeza desse sujeito de certo só vai extinguir este demônio que o pilantra do Sarney inventou quando o Brasil mudar de lugar quanta hipocrezia isto jamais vai acontecer porque deste que o planeta no universo os dias são curto no inverno e longo no verão que bando de horário e falsos e o Sarney está no meio kkkkkkkkk to morrendo de rir por dentro

    • Robertodosreissilva

      Vc viu Júlio a tabela dessa desgraça está porcaria dos inferno e tão velha que e da época da minha bisavó começou com Getúlio Vargas não vou chingar os mortos mais este ministro que aí está e o palhaço do Sarney que trouxe essa b**** de novo que aí está até hoje esses senhores têm culpa no cartório e muito tão devendo pra gente e muitos tem uma maneira deles se redimirem extinguindo este trem dos diabos porque inventou isso não tinha nada pra fazer fora horário de verao

  • Marcio

    A Bahia tinha que ter o horario de verão todos os anos que fosse posto, pelo menos a fama de só gostar de festa iria diminuir, sem falar que o Estado,e grande, se sul e sudeste estão a frente aqui não pode ser diferente.

    • Fernanda

      O quirido se vc não gosta tudo bem eu também não gosto e graças a Deus que no meu estado não tem essa porcaria agora só porque o seu tem vc quer que todos os estados tenha vai casar o que fazer

    • mauro

      deixa de ser imbecil cara. não enxerga que nesse horário o governo e a rede esgoto está roubando uma hora do seu tempo? muitas pessoas usam drogas e não percebem o mal que isso provoca na sua vida. será que é o seu caso. defender horário de verão é defender corruptos, insanos e oportunistas.

  • EDNALDO QUEIROZ DE OLIVEIRA

    PESSIMO HORÁRIO DE VERÃO ,PREJUDICAR AS CRIANÇAS QUE VÃO PARA ESCOLA E OS TRABALHADORE QUE SAIR DE MADRUGADAS PARA PARADA PEGAR ÔNIBUS E QUEM TRABALHAR NA ROÇA ,E NÃO TEM ECONIMIAS DE NADA TUDOS E CAROS, E OS PREDIOS NOS MINISTÉRIOS DAS ESPLANADAS FICAR ANOITE ALGUNS ACESSO,ECONOMIZANDO O QUE?

    • sergio oliveira

      Péssimo é apelido, e eu aqui q sou compromissado com a minha futura esposa q mora lá em Manaus! Eu aqui do Rio de Janeiro e ela lá… será diferença de duas horas… aff…