Aberto o 11º Prêmio Internacional do Japão de Mangá 2017

Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o 11º Prêmio Internacional do Japão de Mangá – edição 201711th Japan International MANGA Award.

11-premio-internacional-do-japao-de-manga-2017-600x315

O prêmio internacional de mangá é organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, com o objetivo de promover e expandir o intercâmbio cultural através da cultura do mangá, possibilitando uma maior compreensão da cultura japonesa entre mangakás (quadrinistas) estrangeiros. O prêmio foi criado como reconhecimento aos artistas de mangá, que muito têm contribuído para o fomento dessa expressão cultural a nível mundial.

As inscrições iniciaram oficialmente em 17/03/2017 e prosseguirão até o dia 16/06/2017.


Serão agraciados com participação na cerimônia de premiação no Japão (previsto para Fevereiro/2018), os trabalhos vencedores nas categorias Ouro (uma obra) e Prata (três obras). Os vencedores, também, se encontrarão com os artistas de mangá japoneses e visitarão editoras do segmento.

Vencedores em 2016

No 10º Prêmio Internacional do Japão de Mangá – edição 201610th Japan International MANGA Award, os grandes vencedores na Categoria Ouro foram os franceses Joël Parnotte e Xavier Dorison com o mangá The Master of Arms. Na Categoria Prata, ganharam o chinês Han Zuzheng, com o mangá scavengers, os italianos Laura Iorio, Roberto Ricci e Marco Cosimo D’amico  com The Heart of Darkness e o vietnamita Can Tieu Hy com Gateway to Underworld.

10-premio-internacional-do-japao-de-manga-2016-vencedores

Mangakás brasileiros

Até o momento, somente três brasileiros foram premiados, na categoria bronze, no Prêmio Internacional do Japão de Mangá (Japan International Manga Award ):

  • em 2007, na primeira edição do International Manga Award, Érica Awano (arte) e Marcelo Cassaro (estória) com o mangá Holy Avenger
  • em 2009, na terceira edição do Japan International Manga Award ,Rafaella Ryon, com o mangá Pequena Loja dos Horrores

Inscrições

De 17/03/2017 a 16/06/2017

  • as inscrições enviadas diretamente devem chegar no Japão até o dia 16 de junho de 2017
  • as inscrições na Embaixada ou nos Consulados no Brasil devem ser feitas até o dia 31/05/2017

Requisitos para a inscrição

  1. Trabalhos de mangá (16 páginas ou mais) produzidos fora do Japão. Tanto os trabalhos publicados como os não publicados serão elegíveis, exceto os trabalhos já premiados nas edições anteriores do Prêmio Internacional do MANGÁ do Japão.
  2. Os trabalhos de mangá devem ter sido produzidos há até três anos (2014 a 2017).
  3. Os trabalhos devem ser enviados em formato impresso (é possível que seja pedido posteriormente o envio do material digitalizado).
  4. Empresas de publicação de outros países poderão se inscrever para participar do 11º Prêmio Internacional de MANGÁ do Japão somente se confirmarem que os autores consentem que seus trabalhos sejam submetidos.
  5. O autor do mangá ou autor da história deve ter nacionalidade estrangeira (não deve ter nacionalidade japonesa). O representante das obras premiadas que será chamado ao Japão deve ter nacionalidade estrangeira (não deve ter nacionalidade japonesa).
  6. Apenas um trabalho pode ser enviado por pessoa. Cada pessoa só pode se inscrever uma vez. Apenas um trabalho será aceito por título (ou série). Apenas uma inscrição por trabalho será aceita. Inscrições subsequentes serão consideradas inválidas.
  7. Os trabalhos premiados podem ser divulgados na página do prêmio, com a devida autorização do autor, para divulgação nacional e internacional

Documentos para Inscrição

  1. Formulários de Inscrição
  2. Duas cópias da obra (cópias adicionais ou versões digitalizadas poderão ser solicitadas para trabalhos que receberem premiação).

Demais Informações

  1. Por favor, verifique se o formulário de inscrição, preenchido em inglês ou japonês, está anexado aos trabalhos.
    (Se preenchido em inglês, escrever em letras de forma)
  2. Por favor, certifique-se de colocar o número das páginas em todas as cópias da obra. Caso se trate de página dupla, favor fazer indicação

Devolução dos trabalhos

Os trabalhos enviados não serão devolvidos aos participantes. Contudo, se os trabalhos ainda não tiverem sido publicados, enviar uma cópia da obra. Os trabalhos enviados podem vir a serem doados às organizações públicas, expostos ou utilizados de forma apropriada.

Seleção

O Comitê de Avaliação do 11º Prêmio Internacional de MANGÁ do Japão se encarregará dos procedimentos de seleção.

Cerimônia de Premiação

A cerimônia de premiação será realizada em Tóquio, em fevereiro de 2018 (previsão).

Local de inscrição

As inscrições devem ser enviadas para um dos destinatários abaixo:

1) Caixa Postal da Comissão Executiva (diretamente para o Japão)

P.O.Box
MBE 15 The Eleventh Japan International MANGA Award Executive Committee
B1F Yuraku-cho bldg.
1-10-1 Yuraku-cho, Chiyoda-ku, Tokyo, JAPAN
Postcode: 100-0006

2) Embaixada ou Consulados Gerais do Japão no Brasil

Providenciar inscrições até 31/05/2017. Nos links abaixo informações com o endereço e contato de cada embaixada ou consulado no Brasil, conforme sua região.

Embaixada do Japão no Brasil

Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro

Consulado Geral do Japão em São Paulo

Consulado Geral do Japão em Manaus

Consulado do Japão em Belém

Consulado Geral do Japão em Curitiba

Escritório Consular do Japão em Recife

Escritório Consular do Japão em Porto Alegre

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *