experimentar-o-japao-foi-o-que-aconteceu-na-festa-do-japao-rj-2017-600x315

Experimentar o Japão!!! foi o que aconteceu na Festa do Japão RJ 2017

Compartilhe

Experimentar o Japão!!! foi o que aconteceu na Festa do Japão RJ 2017

experimentar-o-japao-foi-o-que-aconteceu-na-festa-do-japao-rj-2017-600x315
Fotos TOM-RJ

Texto de Teruko Okagawa Monteiro

EXPERIMENTAR JAPÃO!!! Foi o que aconteceu na concorrida 16ª Festa do Japão RJ em 19 e 20 de agosto de 2017, no Parque do Flamengo – Rio de Janeiro: milhares de admiradores de Cultura e Gastronomia Japonesa lotaram a área que circunda o Pavilhão Japonês e o prédio da Administração do Parque. Fazendo parte do calendário oficial da cidade desde 2015, o evento público foi organizado pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro (Renmei), Associação Nikkei do Rio de Janeiro (Nikkei), Instituto Cultural Brasil Japão (ICBJ) e Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro (Câmara Japonesa), com apoio do Consulado Geral do Japão, da Superintendência da Zona Sul da Prefeitura, Nissan, Ambev, Azuma Kirin, Oi.

Os visitantes foram envolvidos, sentiram, experimentaram e gostaram muito do variado e agradável pedaço do Japão, isto é, viveram momentos verdadeiramente inesquecíveis. Experimentaram Kimono na tenda do Consulado Geral do Japão, ganharam suas fotos ante painéis decorados; praticaram Artes Marciais no palco, participaram de dança folclórica, conheceram sabores, viram escrever seu nome em caligrafia japonesa…


A solenidade começou com cortejo do Rio Nikkei Taiko (tocadores de tambores japoneses) ao palanque onde, conduzido por Walter Atsushi Yoshida/organizador-geral, fizeram alocuções Akiyoshi Shikada/presidente da Renmei, Sohaku Bastos/presidente do ICBJ, Toshiya Asahi/presidente da Câmara Japonesa, Yoshitaka Hoshino/cônsul-geral do Japão, Marcelo Maywald/superintendente da Zona Sul na presença da Leila do Flamengo Maywald/nova administradora do Parque do Flamengo. Minoru Matsuura/presidente da Nikkei conclamou os brindes após o Kagamibiraki (quebra do barril de sakê).

Foi mestre de cerimônia o cantor Nobuhiro Hirata, que com talento e carisma despertou interesse e participação dos visitantes.

Saiba mais

16ª Festa do Japão 2017 – Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro-RJ

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *