a-jica-o-ministerio-publico-federal-e-a-embaixada-do-japao-combatem-a-corrupcao500x255

A JICA, o Ministério Público Federal e a Embaixada do Japão Combatem a Corrupção


Compartilhe

A JICA, o Ministério Público Federal e a Embaixada do Japão Combatem a Corrupção

a-jica-o-ministerio-publico-federal-e-a-embaixada-do-japao-combatem-a-corrupcao500x255

Foto: SECOM/PGR

O Seminário de Combate à Corrupção que teve a presença do Exmo. Sr. Rodrigo Janot, Procurador-Geral da República e do Exmo. Sr. Satoru Satoh, Embaixador do Japão, confirmou a importância da continuidade da cooperação bilateral Brasil e Japão objetivando o combate à corrupção. O seminário foi realizado pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), juntamente com o MPF (Ministério Público Federal) e a Embaixada do Japão, em junho de 2017.

No Painel Japão, a UNAFEI (Instituto das Nações Unidas para a Ásia e Extremo Oriente para Prevenção ao Crime e ao Tratamento de Ofensores) relatou suas atividades destacando a assistência à capacitação com foco no combate à corrupção; trata-se dos treinamentos de brasileiros por meio da cooperação técnica da JICA. Segundo seu diretor, Keisuke Senta, a UNAFEI busca mudar o mundo a partir da prática profissional e enfatiza a importância da cooperação internacional no combate à corrupção.

A procuradora do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Naoko Uraoka, também destacou a importância da cooperação internacional para o combate à corrupção, recordando a Declaração de Doha, assinado no Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, em 2015, no Catar.


O Ministério Público Federal (MPF) fez 174 pedidos de informações a 38 países, para subsidiar as investigações realizadas na Operação Lava Jato, e o Brasil recebeu outros 89 pedidos de 28 países que apuram fatos relacionados ao assunto. Segundo Vladimir Aras, secretário de cooperação internacional da PGR, “a ação coordenada com órgãos brasileiros e a cooperação com outros países são pontos chaves para o êxito de investigações como a Lava Jato”.

Saiba mais

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF

Japan International Cooperation Agency – JICA Brazil Office – Brasília-DF

 

Compartilhe