horario-brasileiro-de-verao-2017-2018-600x315

Horário Brasileiro de Verão 2017/2018 1   Conteúdo atualizado!


Compartilhe

Horário Brasileiro de Verão em 2017/2018

horario-brasileiro-de-verao-2017-2018-600x315

horario-brasileiro-de-verao-2017-2018-600×315

O que é o Horário Brasileiro de Verão?

Durante a primavera e o verão, em grande parte do Brasil, os dias são mais longos do que as noites, ou seja, o sol surge mais cedo (alvorecer, amanhecer) e põe-se mais tarde (entardecer). Para aproveitar melhor a luz natural, foi instituído o Horário Brasileiro de Verão que é o adiantamento do relógio em uma hora em relação ao horário legal.

Qual a vantagem do Horário de Verão no Brasil?

Redução do consumo de luz artificial, ou seja, da energia elétrica, principalmente, para iluminação, e aumento das horas de lazer, visto que escurece mais tarde. Com o estabelecimento do Horário de Verão no Brasil há melhor aproveitamento da luz do sol o que traz benefício geral à população, seja para o lazer ou para as atividades comerciais, a indústria, o turismo e, também, ganhamos com os benefícios ecológicos e a preservação do meio ambiente (reduzir o consumo de energia significa poupar investimento em infraestrutura, reduzir o uso de energia termelétrica, menor uso de combustível fóssil e menor emissão de gases de efeito estufa).

Ganho esperado do Horário de Verão

O ganho esperado do horário de verão é no final do dia, a redução do consumo no período de ponta noturna.


Por outro lado, muitas pessoas sofrem até ajustar o seu ritmo biológico por acordar uma hora mais cedo – estudos apontam que leva até uma semana para acostumar o organismo. Muitos lastimam e geram controvérsia sobre a validade do horário de verão e, de fato, o ganho não é individual, é coletivo. A ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) realiza anualmente a “Análise da Carga de Energia e Demanda do Horário de Verão“, cujos relatórios podem ser lidos em www.ons.org.br/analise_carga_demanda/horario_verao.aspx

Quando começa e termina o Horário Verão 2017?

O Horário Brasileiro de Verão em 2017 começa à zero hora do domingo, 15/10/2017, e termina em 2018 à zero hora do domingo, 18/02/2018.

Desde 2008, foram fixadas as datas de início e de término do Horário de Verão no Brasil, que deve começar à zero hora do terceiro domingo de outubro e terminar à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte (se coincidir com o domingo de carnaval, o horário é prorrogado por mais uma semana). Veja o Decreto Presidencial 6.558 de 08/09/2008.

Em quais estados se aplica o Horário de Verão?

O Horário de Verão no Brasil é aplicado por decreto nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados: DF (Distrito Federal), ES (Espírito Santo), GO (Goiás), MG (Minas Gerais), MT (Mato Grosso), MS (Mato Grosso do Sul), PR (Paraná), RJ (Rio de Janeiro), RS (Rio Grande do Sul), SC (Santa Catarina) e SP (São Paulo).

NOTA: Está em discussão em Goiás, o projeto que acaba com o horário de verão no estado. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 21/02/2017, porém, em abril, o Governador Marconi Perillo vetou o projeto. O fim do horário de verão em Goiás já foi pauta diversas vezes, bem como em outros Estados, no entanto, todas as tentativas foram frustradas, já que o decreto que instituiu o horário é de natureza federal. Alhures, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na reunião de 23/05/2017, derrubou o veto da Governadoria do Estado ao projeto de lei nº 3489/16, de autoria do deputado Luis Cesar Bueno; agora segue para votação definitiva em Plenário, podendo tornar-se lei.

Como ajustar o início e o término do Horário de Verão?

No início do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo, você deve adiantar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para “uma hora”. Nesse ajuste você “perde” uma hora do seu tempo…

horario-verao-relogio-adiantar

No fim do Horário de Verão, à meia-noite de sábado para o domingo você deve atrasar o relógio em uma hora, ou seja, mova o ponteiro das horas para as “onze horas”. Você ganha uma hora e pode aumenta o happy-hour por pelo menos mais uma hora…

horario-verao-relogio-atrasar

Você sabia?

-Horário de verão, em inglês, é chamado “Daylight Saving Time“;
-Que apesar do incômodo a maioria da população aprova a medida;
-Uma pesquisa constatou que as horas a mais de luz no final do dia permitiu o aumento do convívio familiar entre pais e filhos menores;
-O tempo para adaptar-se ao Horário de Verão é de oito dias;
-O primeiro Horário de Verão no Brasil foi em 1931;
-Desde 1985, o Presidente instituía, anualmente, por decreto, o período do Horário de Verão. Isso acabou em 2008 com o Decreto Presidencial 6.558 de 08/09/2008

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Horário Brasileiro de Verão 2017/2018