Quem somos


Sobre o portal NIPPO Brasília

Japoneses no DF

A comunidade japonesa do Distrito Federal (estimada em 8 mil nikkeis) organiza-se em uma federação, da região Centro-Oeste, que congrega associações e outras entidades, porém, poucas mantêm um site ou fazem amplo uso dos serviços da Internet. Por outro lado, houve um grande crescimento do interesse de brasileiros pela cultura, tradições, estilo de vida e a culinária do Japão. Neste contexto, em 15/09/2005, criamos o Portal NIPPO Brasília com o compromisso de melhorar a comunicação e a divulgação das entidades nipo-brasileiras e, principalmente, promover, com eficiência, a cultura e a tradição nipônica no DF.

Portal NIPPO Brasília

O Japão em Brasília

O NIPPO Brasília é o primeiro site sobre cultura japonesa no DF, um guia para as entidades e organizações nikkeis do Distrito Federal e fonte de informações da história, tradições, atividades, eventos e realizações da comunidade japonesa. No NIPPO Brasí­lia você encontra informações, notí­cias, eventos, dados da comunidade nipônica, entidades e associações e formas de Intercâmbio com o Japão.

A consolidação do NIPPO Brasília como referência cultural nipônica deveu-se ao bom relacionamento, parceria e participação com a Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste – FEANBRA, as Associações (Bunkyo, Nikkey-DF, Vargem Bonita, ARCAG e INCRA), a Embaixada do Japão, o Clube Nipo, as escolas de língua japonesa (Modelo e Aliança), Seinenkai – associações de jovens e outras instituições.

O Japão no Brasil

O NIPPO Brasília está sediada na cidade de Brasília, cuja capital é o DF, Distrito Federal, que fica localizado na região Centro-Oeste do Brasil. Após estes 11 anos de atividade, constatamos que a deficiência de comunicação e outras dificuldades não são prerrogativas apenas dos nikkeis da capital,

decidimos, portanto, em 2016, ao lançar este novo site, totalmente remodelado e com novos recursos, renovar e ampliar nosso compromisso de melhorar a comunicação e a divulgação das entidades nipo-brasileiras e, sobretudo, promover, com eficiência, com eficácia e de forma sustentável, a cultura e a tradição nipônica em todo o Brasil.


O que você vai encontrar

Informações sobre a cultura japonesa, as tradições, a culinária (sushi, sashimi, yakisoba, udon, guioza, yakitori), o modo de vida japonês, a escrita (hiragana, katakana, kanji).

Como navegar no portal

As informações no NIPPO Brasília estão organizadas nos tópicos do menu acima, ao passar o mouse são apresentados os sub-tópicos. Sob cada título e no rodapé das páginas você encontrará palavras destacadas organizando-as em categorias e etiquetas (conhecidas como tags), clicando nas categorias e tags você tornará sua navegação mais rica, vendo informações correlatas ou complementares.

Muitos conteúdos apresentam informações escritas em japonês, todavia, para quem não tem o idioma instalado aparecerão símbolos estranhos. P.ex. “Seja bem-vindo” aparecerá como “いらしゃいませ” (esta é a imagem do que está entre as aspas ); se o texto está igual à imagem, parabéns, seu computador está devidamente configurado, caso contrário, veja informações nesta página para configurar seu computador corretamente e visualizar caracteres em japonês.

Compartilhe

 

Salvar