A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO), promoveu um encontro com agências de viagem e companhias aéreas para divulgar os atrativos do Japão aos turistas brasileiros. O encontro revelou um panorama do turismo no Japão, cujos dados de 2018 registraram um recorde de visitantes ao país.
Segundo o presidente da JNTO em Nova York, Naoto Ise, 31,2 milhões de pessoas visitaram o Japão em 2018, um ritmo de crescimento acelerado que já se estende por sete anos, comprovando o interesse mundial em conhecer a Terra do Sol Nascente.
A visibilidade do Japão pelo recente encontro do G-20 em Osaka e os próximos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, deve provocar um aumento significativo no número de visitantes. A meta do governo japonês é bater a marca de 40 milhões de visitantes anuais em breve e, para isso, está investindo na promoção do país para o turismo internacional. O Brasil é um tradicional parceiro diplomático do Japão e está entre os países com maior potencial para participar desse crescimento.
Encontro da JNTO na Embaixada
Naohito Ise
Segundo explanação do senhor Naohito Ise, Diretor Executivo da JNTO, o Japão registrou um recorde de 31,19 milhões de visitantes em 2018. México, Brasil, Argentina e Chile, nessa ordem, são os países com o maior número de turistas que visitam o Japão. Os turistas brasileiros mostram preferência, principalmente, pelos meses de março a maio (que coincide com o longo feriado japonês Golden Week), em julho (ocasião das férias do meio do ano) e em outubro (outono no Japão, com temperaturas amenas, ótimo para passeios ao ar livre). E opções turísticas não faltam no Japão, são para todos os gostos, do moderno ao tradicional.
Akira Yamada
O senhor Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, é um grande entusiasta e conhecedor dos pontos turísticos do Japão, em sua apresentação exemplificou Águas termais de Yamashiro e Shirahone, Castelo de Himeji, Yokohama Minato Mirai, Akihabara, Kaiseki, Soba, Shirakawa-go, Niseko, Kashiwa Mochi, Festival Aizu Tajima Gion, Festival de Neve de Sapporo, Festival Nebuta de Aomori, Festival Awa Odori, entre as muitas opções de visita, lazer e culinária. Destacou, também, uma comparação de preços de comida: Uma tigela de carne com arroz (Gyudon), R$12,00; Um par de sushi de atum (do Sushiro), R$3,60; Uma Coca 500ml, R$2,80 ~ R$5,30; Um Ohsho Lamen, R$18,00; Um Soba (da estação JR), R$11,00; e, em todos os restaurantes, água ou chá (Ohiya, Ocha) são de graça.
Algumas referências para turismo no Japão: Japan Travel (português), Matcha (inglês), Japan Hoppers (português), Japan Guide (inglês).
Kenji Kawano e Roberto Maxwell
O senhor Kenji Kawano, presidente da Japan Travel Services, e o senhor Roberto Maxwell, presidente da agência Tabiji, falaram de suas experiências com “turismo sob medida” para turistas que querem fugir do roteiro padrão e realizar suas próprias escolhas de locais, atividades, percurso e bussiness.
Maxwell enfatizou a importância de conhecer as predileções do cliente para uma perfeita adequação ao o que de melhor o Japão oferece, trazendo exemplos de que nem tudo é bom para todos.
O senhor Kawano é especializado em turismo de negócios e combina a agenda do cliente com empreendedores japoneses, com atendimento VIP.
Participaram
ANA (All Nippon Airways), JAL (Japan Airlines), JTB (agência de turismo), Japan Travel Services, Tabiji, Bancorbrás, Viagens Abreu, CVC, Flytour Viagens, Quickly Travel, Montreal Clube de Hospedagem, Omega Turismo