Menu fechado

Exposição [ÍM]PARES designers de joias - Japan House - São Paulo-SP

Exposição [ÍM]PARES designers de joias - Japan House - São Paulo-SP
Compartilhe

Data/Hora 05/04/2022-12/06/2022 / 09:00-19:00

Local (Endereço e MAPA)
Mapa Japan House - São Paulo-SP

Descrição do Evento

Criações extraordinárias

Metal, tecido, vidro, bambu, ratã, madrepérola, concha, papel e casca de ovo, tudo é matéria-prima para estas designers de joias japonesas. Suas intrigantes peças estão reunidas na exposição inédita [ím]pares na Japan House São Paulo.

Miki Asai, Naho Okamoto, Mariko Kusumoto, Emiko Suo e Nahoko Fujimoto, ressaltam o senso estético japonês por meio do design, mesclando elementos tradicionais e contemporâneos, peças singulares e extraordinárias.

São 75 criações inovadoras que mostram a estética japonesa em colares, pingentes, brincos, anéis, pulseiras, broches... Quem trabalha com joias e especialmente faz criações, deve visitar a exposição no coração da Avenida Paulista, entre 5 de abril e 12 de junho de 2022.

“Realizar uma exposição sobre a produção de joias e adornos japoneses era um desejo que vinha desde 2018. Depois de alguns anos de amadurecimento, pesquisas e descobertas, '[ím]pares' reúne uma amostra dessa produção atual, destacando mulheres designers que são pares em suas profissões mas completamente únicas e distintas em suas criações, que incluem elementos e materiais tradicionais com estéticas extremamente atuais e fascinantes” - Natasha Barzaghi Geenen, curadora da exposição e diretora cultural da Japan House São Paulo.

As Designers

Miki Asai - Suas peças buscam a beleza na imperfeição, explorando e exemplificando o conceito do wabi sabi. Ela usa materiais como casca de ovo, pequenos metais, laca japonesa, pedaços de conchas e papéis, sobre pedras minerais em pó, um efeito contrastante de solidez e permanência. Com produções premiadas pela Japan Jewellery Designers Association (JJDA), em Tóquio, e pelo The Goldsmith's Centre (Londres), uma das instituições mais importantes no campo da produção artística global.

Naho Okamoto (SIRI SIRI) - Idealizadora e proprietária da SIRI SIRI, uma das mais importantes da atualidade no setor de moda e design no Japão. Okamoto trabalha em colaboração com artesãos e produz peças com o máximo de atenção às técnicas tradicionais japonesas, como a faceta Kiriko e os trabalhos em vime que estão expostos na JHSP. Além da relevância comercial, qualidade e designs diferenciados, a empresa sediada em Tóquio possui políticas de sustentabilidade ligadas ao uso de materiais naturais e preservação do artesanato local. Conta também com um programa de desenvolvimento e capacitação para jovens artesãos.

Mariko Kusumoto - Trabalha principalmente com tecidos, fibras, resina e metal, produz peças etéreas, com referências japonesas e ocidentais. Suas criações são obras de arte leves, delicadas e inspiradas pela natureza. Com produção inteiramente artesanal, ela se destaca pelo aspecto lúdico das cores, texturas e formas exuberantes. Usando técnicas de termofixação, ela dá ao tecido uma nova identidade, remodelando-o em formas tridimensionais de uma delicadeza lúdica. Atenta ao acaso, as possíveis imperfeições são incorporandas na criação, uma postura muito semelhante ao conceito wabi sabi. Um destaque de seu trabalho foi a colaboração com Jean Paul Gaultier para a Paris Fashion Week, em 2019, além de exposições nos Estados Unidos, Portugal e Alemanha.

Emiko Suo - Uma artista dedicada ao trabalho com metal, fios metálicos extrafinos, materiais de malha, para explorar suas tensões e leveza. O domínio de técnicas sofisticadas e complexas de metalurgia com seu pai, na infância, e aperfeiçoadas na Tokyo University of the Arts, fez seu trabalho ser reconhecido no Japão e internacionalmente desde a década de 1990.

Nahoko Fujimoto - Tem interesse especial pela tridimensionalidade, que é explorada com papéis delicados e ímãs. Suas peças, geralmente orgânicas com referências diretas com elementos da natureza, ganham movimento.

Data

De 22/02/2022, terça-feira, a 01/05/2022, domingo

Terça a sexta-feira, das 10h às 18h | Sábados, das 9h às 19h | Domingos e feriados, das 9h às 18h

Local

JAPAN HOUSE São Paulo-SP
Av. Paulista, 52 - Bela Vista
São Paulo-SP

Ingresso

Entrada gratuita

Informações

https://www.japanhousesp.com.br/exposicao/im-pares/

Realização

JAPAN HOUSE São Paulo – São Paulo-SP

Apoio

Expografia do escritório Metro Arquitetos.

Saiba mais

Veja os Eventos da JAPAN HOUSE São Paulo

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


Mais eventos por TAGS
designer, Ím-pares, JHSP, joias

Mais eventos por CATEGORIA Eventos sugeridos
Exposição "Minha Viagem à Coreia" 2024 - São Paulo-SP
Exposição CLDF "Densho e o Caminho do Sumi-e no Brasil" - Brasília-DF
Exposição "Efeito Japão: moda em 15 atos" Japan House São Paulo-SP
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.