Menu fechado

Exposição 'NIHONCHA – introdução ao chá japonês' Japan House São Paulo-SP

Exposição 'NIHONCHA – introdução ao chá japonês' Japan House São Paulo-SP
Compartilhe

Data/Hora 05/12/2023-07/04/2024 / 10:00-19:00

Local (Endereço e MAPA)
Mapa Japan House - São Paulo-SP

Descrição do Evento

O chá é um elemento característico da cultura japonesa e vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. A Japan House São Paulo apresenta a exposição NIHONCHA: introdução ao chá japonês, uma oportunidade para desvendar e apreciar o chá verde.

A mostra apresenta um panorama sobre a produção do chá japonês (também conhecido como "nihoncha"), destacando amostras das variedades do chá, espírito do "cha no yu", que reside no "chadō", os utensílios tradicionais e contemporâneos desenhados por designers nipônicos, além de uma casa de chá projetada por artista contemporâneo.

Réplica da casa de chá Tsuginote Tea House

A exposição traz a inédita construção feita em madeira de impressão 3D do mundo, da casa de chá TSUGINOTE TEAHOUSE, projetada pelo arquiteto japonês Kei Atsumi e o arquiteto francês Nicholas Préaud. Mais de 900 peças, feitas a partir de madeira de descarte, compõe um sistema de encaixes inspirados na arquitetura tradicional japonesa, sem o uso de cola, nem pregos ou parafusos.

Chadō - O caminho do chá

A cerimônia do chá (chadō ou caminho do chá), é uma tradição milenar que envolve todo um ritual para simplesmente servir chá. Uma confluência de arte, artesanato, arquitetura, paisagismo, filosofia, culinária, caligrafia, poesia, e outras minúcias que criam um ambiente zen de servir e ser servido, degustando chá. No chado se origina a filosofia do “ichigo ichie” (“cada momento ou encontro é único e valioso”), representando o espírito do "omotenashi" (a prática da hospitalidade japonesa), uma herança ancestral e preservada até os dias de hoje.

“O nihoncha é um elemento que representa a cultura japonesa e faz parte do cotidiano: o ato de preparar e servir o chá representa um cuidado com o visitante que é recebido, uma pausa para que o tempo seja apreciado com calma, um momento de contemplação ou de convivência social. Além da importância desse elemento para a compreensão de tantos aspectos da cultura japonesa tradicional que se mantêm atuais, é usado também na culinária e na indústria de cosméticos, tendo estudos que apontam inclusive diversos benefícios em seu consumo. Nada mais apropriado, portanto, que apresentá-lo como a estrela de uma exposição da Japan House São Paulo” , explica Natasha.

A exposição traz ainda amostras das nove variedades do chá japonês fornecidas pela empresa Yamamotoyama. Cada variedade, todas originárias da mesma planta, possuem características no seu processamento que confere sabores distintos.

São apresentados: Gyokuro (considerado o chá verde de qualidade mais alta devido à alta concentração de umami); Kabusecha (variação em que a plantação fica coberta por um período mais curto do que o tipo anterior); Sencha (o mais comum no Japão); Houjicha (obtido pela torra do Sensha em fogo alto); Genmaicha (fruto da mistura de arroz torrado com o Sencha); Mushisei-tamaryokucha (suas folhas vaporizadas não são moldadas de forma retilínea, conferindo um formato mais arredondado); Kamairisei-tamaryokucha (similar ao Mushisei, porém suas folhas são torradas); o Tencha (único chá que não tem a sua folha moldada, utilizado como matéria prima do Matcha) e por fim, o mais conhecido ao redor do mundo, o Matcha (pó feito a partir do Tencha, utilizado também na cerimônia do chá).

Data

De 05/12/2023, terça-feira, a 07/04/2024, domingo

Terça a sexta-feira, das 10h às 18h | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h

Local

JAPAN HOUSE São Paulo-SP
Av. Paulista, 52 - Bela Vista
São Paulo-SP

Ingresso

Entrada gratuita

Informações

Japan House exposicao NIHONCHA chá japonês

Realização

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


Mais eventos por TAGS
#ChaNaJHSP, Chá Japonês, Japan House, JHSP, NIHONCHA

Mais eventos por CATEGORIA Eventos sugeridos
Exposição "Efeito Japão: moda em 15 atos" Japan House São Paulo-SP
Exposição Templo da LBV  "Densho e o Caminho do Sumi-e no Brasil" - Brasília-DF
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.