Menu fechado

Lançamento do livro Dr. Wataru Yamamoto - Um Médico Humanista - 15/12/2019 - Pereira Barreto-SP

Lançamento do livro Dr. Wataru Yamamoto - Um Médico Humanista - 15/12/2019 - Pereira Barreto-SP
Compartilhe

Data/Hora 15/12/2019 / 10:00-12:00

Local (Endereço e MAPA)
Mapa ACEP Associação Cultural e Esportiva Pereira Barreto-SP

Descrição do Evento

Lançamento simultâneo dos livros:

1) Dr. Wataru Yamamoto - Um Médico Humanista

O Sr. Massamichi Yamamoto chegou ao Brasil em 29 de janeiro de 1935, a bordo do navio Montevideo Maru, após viagem de 43 dias. Saiu do porto de Kobe, aos 47 anos, trazendo a esposa Harumi, o tio Kanji, o sobrinho Isao Yamamoto, os filhos Kameo, Masao, Fumio, Bunzo e as filhas Satoko, Miyako, Hideko, Yoshie e Kimie. Já em Pereira Barreto, o casal teve ainda os filhos Sussumu e Wataru.O início como imigrante foi difícil e penoso, como o de muitas famílias japonesas, porém contando com a ajuda de amigos e a força dos braços de seus filhos, prosperou e se tornou uma figura lendária, digna de respeito e louvores.

Faleceu aos 106 anos, em 09 de dezembro de 1994, após ter sido pioneiro em muitas atividades em sua propriedade “Laranja Azeda”, introduzindo técnicas agrícolas e cultivo extensivo de algodão, milho, feijão, arroz e outras variedades. Explorou a pecuária, suinocultura, avicultura e o bicho da seda, sempre se atualizando e difundindo as técnicas para os seus amigos e vizinhos. Desde cedo apregoou a necessidade do trabalho cooperativo e, por conta disso e de sua incontestável liderança, foi escolhido para ser diretor-presidente da Cooperativa Agrícola da Fazenda Tietê, com diversos mandatos.

Foi personalidade exemplar em Pereira Barreto, recebendo inúmeras condecorações, sendo a mais importante a comenda Kun-Gotou-Zuihoo-Shoo, concedida pelo Imperador Hirohito.

É com esse legado que a história do filho Wataru, também memorável, tem início nesta obra.

2) Nupe: um romance épico no Japão da Era Meiji

Quantos de nós já arriscamos nossas vidas na guerra e no amor? Nupe poderia ser apenas um filho de samurai, cuja incrível trajetória o levou a ser acolhido (e repelido) pelo aborígene povo ainu, na gélida ilha de Hokkaido. Essa dupla identidade, sanguínea e afetiva, instiga o nosso herói a questionamentos que, mais do que as batalhas externas, o levam a derrotas e, vez ou outra, a vitórias internas. Em uma época de rápidas mudanças no Japão, a Era Meiji, e de violentos conflitos, como sobreviver e, mais difícil ainda, como encontrar uma identidade, uma razão para viver? Em meio a sentimentos de amizade, honra e lealdade, floresce acima de tudo o amor. E é sobre essa base que descobrimos que Nupe nada mais é do que um reflexo de nós mesmos, ansiosos por encontrar nosso lugar no mundo e, de preferência, em boa companhia. Os anos podem ser outros, mas também não estamos nós mergulhados em uma era de rápidas mudanças? E, infelizmente, ainda a guerra não é um pesadelo que nos atormenta? Enfim, este pode ser um romance épico no Japão da Era Meiji, mas encontra voz em qualquer lugar e a qualquer tempo. Afinal, épica é a vida. E Nupe está aqui, para nos lembrar disso.

O evento conta com as ilustres presenças de Thoshio Katsurayama (autor dos livros) e de André Telucazu Kondo (editor da Telucazu e também escritor nikkei).

Thoshio Katsurayama

É natural de Avencas, subdistrito de Marília, SP, mora atualmente em Vinhedo, SP. É Diretor Financeiro da APABEX – Associação de Pais Banespianos de Excepcionais e também da AMLAC – Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências, com sede em Vinhedo, SP. É membro da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil/ ANBLA – Associação Nipo-Brasileira de Letras e Artes – São Paulo-SP e do Clube dos Escritores de Vinhedo – CEV. Em 2011 publicou seu primeiro livro, Califórnia, pela Reino Editorial, seguido de outras publicações: Contos e Crônicas Insuspeitas (2012), A Saga da Família No (2013), Histórias para Distrair Netas Espertas (2013) e Shimá (2016). Pela Telucazu Edições também publicou As Aventuras do Samurai Caolho (2017), que recebeu Menção Honrosa no Prêmio Maria Antônia da Costa Lobo - UBE-RJ, Samureka Sapeca (2018), Tankas Tropicais (2019) e Nupe (2019). Dr. Wataru Yamamoto, um médico humanista: uma vida dedicada a Pereira Barreto (SP) é o seu décimo livro.

Data

Dia 15/12/2019, domingo, a partir das 10h

Local

Associação Cultural e Esportiva Pereira Barreto-SP
Rua Hajime Fujimoto, 956 – Jardim ACEP
15370-000 – Pereira Barreto-SP

Ingresso

-

Informações

Facebook Lançamento do livro Dr. Wataru Yamamoto - Um Médico Humanista - 15/12/2019 - Pereira Barreto-SP

Realização

-

Saiba mais

ACEP – Associação Cultural e Esportiva Pereira Barreto-SP

Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil – São Paulo

ANBLA – Associação Nipo-Brasileira de Letras e Artes – São Paulo-SP

 


Mais eventos por TAGS
ACEP-Pereira Barreto-SP, ANBLA-SP, André Kondo, Nikkei Bungaku-SP

Mais eventos por CATEGORIA Eventos sugeridos
Exposição "Efeito Japão: moda em 15 atos" Japan House São Paulo-SP
Exposição Templo da LBV  "Densho e o Caminho do Sumi-e no Brasil" - Brasília-DF
Semana do Japão Gastronômico 2024 emBrasília-DF
Cerejeiras Festival 2024 - Garça-SP
25º Festival do Japão 2024 - São Paulo-SP
15º Festival dos Imigrantes de Jacareí 2024 - Jacareí-SP
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.