Brasil e Japão comemoram 125 anos de relação amistosas com lançamento de selo comemorativo, que também marca os 30 anos da comunidade brasileira no Japão. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (3/11), no Palácio do Itamaraty, com a presença do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo, o Presidente dos Correios, General Floriano Peixoto, o Senador Nelsinho Trad e o Deputado Luiz Nishimori.
Em seu discurso, o Embaixador Yamada agradeceu os Correios do Brasil pelo lançamento deste selo comemorativo enaltecendo a importância do vínculo especial que existe entre os descendentes de japoneses e os brasileiros que residem no Japão.
O embaixador ressaltou, ainda, as contribuições do Japão para o desenvolvimento da economia do país por meio de cooperações como o projeto de desenvolvimento agrícola no cerrado. Enfatizou o desejo do Japão de avançar ainda mais as parcerias junto ao Brasil em ampla variedade de campos, como a política, economia, ciência e tecnologia, defesa, segurança cibernética, e intercâmbio cultural, esportivo e acadêmico.
O Brasil é considerado pelo Japão um parceiro estratégico e global que compartilha valores básicos como a liberdade, a democracia, os direitos humanos e o Estado de Direito, nas palavras do embaixador.
Além disso, sobre as Olímpiadas e Paralimpíadas que serão realizadas no próximo ano, o embaixador pediu o contínuo apoio do povo brasileiro para a realização de um evento exitoso com segurança e proteção diante desta entrega do bastão do Rio de Janeiro para Tóquio.
O Ministro Araújo relembrou a história da longa amizade e cooperação entre Japão e Brasil, e demonstrou seu desejo de estreitar a cooperação para fortalecer ainda mais a relação entre os dois países em vários campos.
Selo
O selo comemorativo foi uma obra da designer dos Correios, Lidia Marina Hurovich Neiva e representa o Brasil e o Japão através das flores de espécies nativas, o ipê amarelo e a cerejeira, adornado por um laço de relações diplomáticas nas cores das bandeiras de cada nação, grafismo também usado no número 2020. A chancela usa um carimbo com detalhe das flores de ipê e cerejeira, o laço e o número 125, com dizeres "125 Anos de Relações Diplomáticas Brasil - Japão | Correios - Brasília - DF - 3.11.2020".
Departamento de Cultura e Divulgação
Embaixada do Japão no Brasil
+55 61 3442.4200 r. 252 | 9 9314.5434
Íntegra do Discurso do Embaixador Yamada no lançamento do selo comemorativo dos 125 anos das relações Japão-Brasil
Cerimônia de lançamento do selo comemorativo dos 125 anos das relações Brasil-Japão
Excelentíssimo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Araújo,
Senhor senador Nelsinho Trad,
Senhor deputado Luiz Nishimori,
Senhor presidente dos correios, General Floriano Peixoto,
A todos aqui presente,
Agradeço imensamente pelo convite deste evento sobre o lançamento do selo comemorativo por ocasião do 125º (centésimo vigésimo quinto) aniversário de Amizade Brasil-Japão no dia de hoje. Estou muito feliz em poder me encontrar com o ministro Araújo pela terceira semana consecutiva.
Esse selo comemorativo com o desenho do Ipê e das flores de cerejeira é encantador e tem um design maravilhoso que simboliza uma forte relação de amizade entre o Japão e o Brasil. Manifesto o meus sinceros agradecimentos ao governo brasileiro pela emissão deste selo comemorativo.
O tratado de Amizade, Comércio e Navegação Japão-Brasil foi assinado em 5 de novembro de 1895 e com isso, estabeleceu-se as relações diplomáticas entre os dois países. Por trás desta assinatura havia as expectativas do lado brasileiro para os imigrantes japoneses.
A migração de japoneses para o Brasil avançou desde então e atualmente o Brasil possui a maior comunidade Nikkei do mundo, com cerca de 2 milhões de descendentes. Os imigrantes japoneses e seus descendentes conquistaram a confiança da sociedade brasileira e contribuíram imensamente para o desenvolvimento do Brasil. Além disso, a comunidade brasileira de cerca de 200 mil pessoas residindo no Japão, completando 30 anos neste ano, também tem contribuído para a economia japonesa. Esse vínculo pessoal e especial está sendo um alicerce importante desta estreita amizade entre os dois países.
125 anos após o estabelecimento das relações diplomáticas, a relação entre Japão e Brasil desenvolveu-se intensamente em uma ampla variedade de campos. Durante a minha carreira de aproximadamente 40 anos como diplomata, estive envolvido no fortalecimento das relações Japão-Brasil de várias maneiras e testemunhei este desenvolvimento. O governo japonês e as empresas têm cooperado com vários projetos nacionais de grande escala como o PRODECER (Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados), da Usiminas, do Amazon-Aluminium, da Cenibra (desenvolvimento de papel e celulose), entre outros, apoiando o desenvolvimento econômico do Brasil. O Japão e o Brasil são parceiros que realizaram os seus sonhos em conjunto.
E hoje em dia o Japão e o Brasil são parceiros estratégicos e globais que compartilham valores básicos como a liberdade, democracia, direitos humanos e Estado de Direito. Além das cooperações bilaterais, também estamos trabalhando juntos por trás do cenário internacional na Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, nas cooperações da OMC, nas questões de mudanças climáticas entre outros temas.
Eu sempre digo que “a relação atual entre o Japão e Brasil é excelente, no entanto, acredito que ainda há um grande espaço para um avanço maior em várias áreas”. Gostaríamos de continuar cooperando em uma ampla gama de campo, como na política, economia, ciência e tecnologia, defesa, segurança cibernética, intercâmbio cultural e esportivo e intercâmbio acadêmico.
Além disso, atualmente a comunidade internacional enfrenta um grande desafio causado pela pandemia do novo coronavírus. Por meio da JICA, OPAS, UNOPS, o Japão tem prestado apoio como doações de equipamentos e matérias médicos e cooperações técnicas para prevenir a propagação das doenças infecciosas no Brasil. Também estamos empenhando em compartilhar o conhecimento e a experiência do Japão nas medidas contra o novo coronavírus. E assim, continuaremos buscando outras possibilidades de cooperação com o Brasil.
Por fim, no próximo ano está previsto a realização das Olimpíadas e Paraolimpíadas em Tóquio. Diante da entrega do bastão do Rio de Janeiro para Tóquio, sentiríamos muito confiantes se o povo brasileiro pudesse continuar a nos ajudar a torná-lo num evento seguro e protegido. E tenho grandes expectativas para o desempenho extraordinário dos atletas do Japão e do Brasil.
Muito obrigado.