Menu fechado

Mottainai, a filosofia japonesa contra o desperdício

Mottainai, a filosofia japonesa contra o desperdício
Compartilhe

Do Consulado-Geral do Japão em Curitiba (Instagram)

Localizado no Oceano Pacífico, o arquipélogo japonês sempre enfrentou o problema da escassez de recursos, não apenas pela sua complexidade geográfica, mas também por outras ocorrências como as grandes guerras mundiais. O aprendizado de tudo isso culminou para a regra do não desperdício, o Mottainai (もったいない). 🚱

No vocabulário de origem budista, 'mottai' refere-se à essência das coisas, e 'nai', indica negação na língua japonesa. Porém, muito além de uma expressão, o Mottainai é também visto como um estilo de vida e muito praticado entre as famílias nipônicas.

Hoje, é muito falado sobre o desperdício de comida entre os países, e este debate também é presente no Japão, mas com a filosofia do Mottainai a questão se expande além dos alimentos. É evitar também o desperdício de material, tempo e esforço. ⏱

Rede Nikkei chamada 12/2024

Tiemi Yamashita é a principal expoente deste conceito aqui no Brasil. Ela percebeu enquanto trabalhava numa empresa que utilizava em média 5 copos descartáveis no dia, e na semana, em média 25… foi quando ela se deu conta de que estes copos tiveram um processo até que chegassem a ela e em questão de minutos eram jogados fora. A partir de então, Yamashita trocou o copo descartável por uma garrafa d’água, o resultado: não consumiu mais copos, aumentou a ingestão de água e ainda ganhou mais tempo na rotina diária, pois com essa atitude evitava levantar várias vezes ao dia para ir ao bebedouro.

É através deste exemplo e tantos outros que o Mottainai deve ser presente em nossas vidas, para que não a desperdicemos.

Em qual área você pretende iniciar a prática do Mottainai?

#ConsuladoJapão #Japão #日本 #Mottainai

Saiba mais

Consulado-Geral do Japão em Curitiba – Curitiba-PR

 

Publicado em:Artigos,Notícias