Em 13 de junho de 2025, Sua Alteza Imperial a Princesa Kako de Akishino chegou à Associação Nikkei do Rio de Janeiro acompanhado do Embaixador Teiji Hayashi, Cônsul-Geral Takashi Manabe e comitiva do Japão.
Foram recebidos por Kenhitiro Kurihara e Namie Kurihara, presidente e primeira-dama da Renmei-Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do RJ, Shirley Yurica Kanamori Atsumi, presidente da Rio Nikkei, e Eduarda Mai Oura Cunha Martins, 11 anos, aluna da Escola Modelo do Rio de Janeiro. A menina entregou um buquê para a Princesa Kako, que agradeceu carinhosamente.
A placa comemorativa "PRINCESA KAKO, 130 anos de Amizade Japão-Brasil, 13/06/2025" foi descerrada pela homenageada e por Shirley Atsumi. Essa placa emoldurou a entrada do salão de eventos junto às da "PRINCESA MAKO, 110 anos de Imigração Japonesa, 18/06/2018", de "PRÍNCIPE AKISHINO e PRINCESA KIKO, 120 anos de Amizade Japão-Brasil, 07/11/2015", como também as relativas à "ASSOCIAÇÃO NIKKEI DO RIO DE JANEIRO, Inauguração do Ginásio Esportivo, 11/03/1996", e "50 anos de Fundação, 15/07/2022".

Antes dessa grande celebração, a Princesa Kako visitou o Museu Histórico de Imigração Japonesa do Rio de Janeiro, quando Kenhitiro Kurihara apresentou fotos e peças recebidas das associações nikkeis do Estado do RJ, em lembrança aos imigrantes pioneiros.
Após ser recebida com calorosa salva de palmas pela sociedade presente, a Princesa Kako foi saudada pelo presidente Kurihara da Renmei.

Em seguida o mestre de cerimônia Walter Yoshida, vice-presidente da Renmei, anunciou a apresentação de "Aquarela do Brasil", dança coreografada por alunos da Escola Japonesa do Rio de Janeiro e crianças da Rio Nikkei: os passos foram ensinados através de vídeo por Megumi Kudo, passista de Salgueiro/Brasil, moradora de Kobe/Japão. A Princesa Kako acompanhou o rítmo entusiasticamente e parabenizou cada dançarino; Ana Júlia Yoshida, se comoveu e recebeu um abraço.
Princesa Kako, durante seu agradecimento às boas vindas, narrou ter contemplado o nascer do dia e o panorama do alto do Morro do Corcovado; disse que, no Palácio do Itamaraty, viu o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Japão e Brasil assinado em 1895. Contou que plantou um Pé de Ipê-Amarelo no Jardim Japonês do Jardim Botânico, e que tem um em sua residência no Japão, que floresce todos os anos.
Todos os convidados receberam atenção carinhosa da homenageada, que percorreu todo o salão, sempre acompanhada pela sua intérprete Michiko Shibata, que foi cônsul cultural no Rio há 20 anos.
Os integrantes da comemoração foram contemplados com fotos comemorativas, em grupos, atrás da Princesa Kako ao centro, embaixador Teiji Hayashi, cônsul-geral Takashi Manabe, Kenhitiro Kurihara e Shirley Atsumi. Esses registros foram feitos pelo fotógrafo oficial da Renmei, Hideo Yamawaki. Outros momentos com a Princesa Kako foram captados por Yamawaki assim como por Teruko Okagawa Monteiro, igualmente fotógrafa oficial da Renmei.

Ao final o presidente Kurihara presenteou a gentil Representante da Família Imperial.

Ao se retirar, a Princesa Kako recebeu nova efusiva salva de palmas. Que se cumpra a todos os participantes seu desejo de felicidades e sucesso na vida, bem como o aprofundamento de Amizade Japão-Brasil.
Texto de Teruko Okagawa Monteiro
Fotos de Hideo Yamawaki e Teruko Okagawa Monteiro
Vida abençoada e feliz à LINDA Princesa Kako, que conquistou os corações pelo Brasil, seja pessoalmente, seja através da mídia!!!!
2025, Ano comemorativo aos 130 Anos de Amizade Brasil-Japão, será lembrado com muito carinho por todos!!!
✨️ Teruko Okagawa Monteiro, Rio de Janeiro