Uma história que liga Santa Catarina com a cidade japonesa de Ishinomaki e o veleiro Wakamiya-maru.
Wakamiya-maru
O Wakamiya-maru foi um navio de carga japonês que saiu de sua rota (da cidade de Ishinomaki para Edo - atual Tóquio) por uma tempestade. Este infortúnio, no entanto, propiciou à sua tripulação a primeira circunavegação japonesa do globo, em novembro de 1793.
Nesta época, vigia sob o shogunato Tokugawa uma política de isolamento do Japão e suas fronteiras estavam fechadas. Devido a tempestade e, depois de dezesseis dias no mar, o navio Wakamiya-maru chegou à ilha de Unalaska no norte do Pacífico. Em território russo, a tripulação foi resgatada e transferida para Irkutsk.
A Rússia, então liderada por Catarina, a Grande, tentava estabelecer relações comerciais com o Japão. No entanto, o seu falecimento levou os marinheiros a ficarem em Irkutsk por sete anos antes de convocados para St. Petersburg, quando Alexandre I tornou-se czar.
Dos membros da tripulação sobreviventes, quatro desejavam retornar ao Japão e acompanharam Nikolai Petrovich Rezanov, enviado da Rússia para o Japão, a bordo do navio Nadezhda, que partiu em 1803 do porto de Kronstadt e seguiu para Copenhaguen (Dinamarca), Falmouth (Inglaterra), Santa Cruz (Ilhas Canárias, Espanha), Ilha de Santa Catarina (Brasil) e Nuku Hiva (Ilhas Marquesas, Oceano Pacífico do Sul), chegando em Nagasaki, em 06 de setembro de 1804.
Retornando a Edo (Tóquio), os marinheiros foram interrogados pelo estudioso Otsuki Gentaku e os relatos de suas viagens publicado como Kankai Ibun [環海 異 聞].
A viagem do navio Nadezhda foi a primeira circunavegação russa do mundo e juntamente com os quatro marinheiros japoneses os primeiros a fazer circunavegação global.
Kankai Ibun [環海 異 聞]
O Kankai Ibun é um manuscrito ilustrado, escrito em 1806, por Otsuki Gentaku e relata, em seis volumes, o conto de uma viagem ao redor do mundo por uma companhia de 16 comerciantes japoneses. E parte desta história se passa no Brasil, em Santa Catarina.
Saiba mais
Associação Wakamiya-maru Ilha Santa Catarina – AWISC – Florianópolis-SC