Data/Hora 04/08/2019 / 09:00-17:00
Local (Endereço e MAPA)
Mapa Associação Casarão do Chá – Mogi das Cruzes-SP
Descrição do Evento
Ceramistas de todo o Estado de São Paulo, com centenas de peças de tamanhos, formas e cores diferenciadas participam do 6° Festival de Cerâmica, uma das principais atrações do Casarão do Chá.
O Festival contará com demonstrações e workshops abertos ao público, alguns dos quais ministrados por renomados mestres, como os ceramistas Kenjiro Ikoma e Máyy Koffler.
O 6° Festival de Cerâmica é um dos importantes encontros culturais da arte da cerâmica no Brasil. Mestres renomados como Yasuichi Kojima (Fábrica de Cerâmica Kojima de Mauá), Kenjiro Ikoma (de Itapecerica da Serra), Máyy Koffler (de Vila Mariana, SP), incentivam jovens artistas com designs diferenciados, iniciantes criativos de todo o estado de São Paulo e alunos do Curso de Cerâmica ministrado no Casarão do Chá. Um encontro de estimulação, troca de experiências e acolhida de novos membros. Este ano, participam também o grupo Cerâmica Contemporânea Brasileira-CCBras e o Trabalho de Apoio ao Deficiente-Tradef.
O Festival será acompanhado de diversos participantes com alimentação, oferecendo comidas artesanais preparadas na hora, bebidas artesanais e plantas. O chá preto e o chá verde, produtos que originaram a construção da fábrica Casarão do Chá, inaugurado em 1942 e onde acontece o Festival, poderão ser apreciados, e terá a participação especial do Chá Obaatian (O Chá da Vovó), que têm a produção artesanal do chá em Registro-SP.
A Associação Casarão do Chá promove, desde 1997, atividades para a restauração e a preservação do Casarão do Chá. Toda a verba é revertida para a manutenção e melhoramentos do Festival, do Casarão do Chá e do seu entorno.
A Associação Casarão do Chá deseja a todos os expositores e visitantes, um ótimo Festival!!!
Atrações
Exposição e venda de mais de 2.000 peças de cerâmica | Oficinas e demonstrações de cerâmica abertas ao público e o participante poderá levar a peça para casa
- Modelagem (Tebineri), das 10 às 16h, gratuita, com o mestre ceramista Kenjiro Ikoma e o ceramista Makoto Fukuzawa da CCBRas
- Torno (Mãos na Massa), das 10 às 12h e das 14 às 16h, gratuita, com o ceramista Sergio Onodera
- Queima Raku, das 10 às 14h, inscrição antecipada (R$25,00), com o ceramista Marcelo Conegliam - 10h Esmaltação. 11h30 Queima. 14h Abertura do forno.
- Demonstração de Queima Raku, das 11h30 às 14h, gratuito e aberto ao público.
- Apitos e Ocarinas (O Som na Cerâmica), das 10 às 13h, inscrição antecipada (R$76,00), com a mestre ceramista Máyy Koffler
- Bingo Beneficente pró Casarão do Chá, das 10 às 15h, de peças cerâmicas de alta temperatura e produtos da região.
Comida artesanal
Orientais: sushi, temaki (sushi em forma de cone), obentō (marmita japonesa para uma pessoa), oniguiri (bolinho de arroz japonês), tempurá (vegetais e mariscos fritos), nikuman (tipo de pão recheado cozido no vapor), gyoza (pastelzinho no vapor recheado com carne de porco, verduras e temperos), inari zushi (bolinhos de arroz japonês no tofu frito),yaki manju e fukashi manju (doces japoneses assado e no vapor), moti (bolinho de arroz oriental), misso (conserva de pasta de soja), sembei (biscoito)
Diversos: pizza, lasanha e batata doce assada no forno à lenha, porco no rolete, galinhada, feijão tropeiro, arroz carreteiro, lanches de pernil, linguiça e costela, picolés caseiros, biscoitos de polvilho, sorvete em rolinhos, algodão doce, geleias, cogumelos in natura (Champignon, Portobelo, Paris, Shimeji, Shitake).
Bebidas artesanais: chá verde, chá preto, cafés especiais, cervejas, licores, chopp, sucos de frutas, kombucha (bebida fermentada a base de chá e frutas).
Artesanatos diferenciados - com a participação de artesãos da comunidade local e da tradicional Feira de Artes, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto, de Pinheiros-SP.
Brincos e colares esculpidos em Jarina (semente de palmeira), caixas em marchetaria, móveis, produtos em tear, fantoches, caprichados bonequinhos em biscuit, jogos de desafio e brinquedos educativos; oshibana (plantas desidratadas naturalmente) compondo brincos, colares e anéis; buquês, arranjos, brincos e bonecas de origami; tapetes de crochê e ponto cruz, entre outros.
Mudas da Camelia sinensis, planta da qual se produz os chás preto e verde, produzidas no Sítio do Casarão do Chá. Flores e plantas diversas
Como chegar
De carro: chegar à "Estrada Fujitaro Nagao": A) pela "Estrada Mogi-Bertioga" (SP 89), acessar rotatória no Km 63,5 ou B-pela "Estrada Mogi-Salesópolis" (SP 88), acessar rotatória no Km 61,5. Na "Estrada Fujitaro Nagao", seguir 3,5 km até a "Estrada do Chá", uma estrada de terra. Seguir 200m até avistar a placa marrom de patrimônio histórico escrito “casarão do Chá”. Seguir a estradinha de 50m até o portão do Casarão do Chá. (Nota. Desde o centro de Mogi das Cruzes, repare as "placas marrons de patrimônio Histórico" indicando o Casarão do Chá. Siga as placas)
De trem ou ônibus: descer na "Estação Estudantes" (Estação final de trem em Mogi das Cruzes) e sair pela catraca da direita (sentido de quem chega em Mogi). Caminhar 40m até o "Terminal de Ônibus Estudantes" (não confundir com a Rodoviária que é próxima do local). Pegar o ônibus "E494 Granja Nagao" e descer no ponto final Granja Nagao. Caminhar por 300m na "Estrada do Chá" até o Casarão do Chá. - O ônibus de volta sai da Granja Nagao e para no Terminal Estudantes. (Nota, há poucos horários de ônibus no domingo, o visitante deve conferir o horário com a Secretaria de Transportes de Mogi, tel: (11) 4798-5122).
Uso de aplicativo e GPS: CHEGADA: Não há sinal de celular próximo ao Casarão do Chá. Recomendável, desde a "Estrada Fujitaro Nagao", seguir as orientações acima "De carro". - RETORNO: Combinar bem com o motorista do aplicativo, o horário e o ponto do retorno na "Estrada do Chá", a chegada pela manhã é tranquila até bem próximo ao Casarão, mas, à tarde só é possível chegar até a "Estrada do Chá", com dificuldade para estacionar, sendo possível somente circular com carro.
Ceramistas e ateliês participantes
Alessandra Dantas, Ana Luisa de Sousa, Cleide Vieira, ANNÁ, Ateliê Mãos de Barro, Clélia Ferreira, Dani Bedollo , Dezíy, Drikatê, Donizete, Eliana Kanki , Elisete Nunes, Elza Miyasaka, Everton Santos, Faby Cerâmica, Jane H, Hilda Takagaki, Juliana Tayama, Kathy Onizuka, Kenjiro Ikoma , Leandra Miyasaka, Luiza Arakawa, Kazue Matsuoka, MAKOTO FUKUZAWA, Marcelle Dionisi, Marcelo Conegliam, Marcos Paulo Oliveira, Matheus Dias , Máyy Kofler, Mimma Ito, Miha Nakatani, Nilson Nicolini, Porcelana Kojima, Rachel Alves, Renata Ghiringhello, Ricardo Agapê, Sandra Ceramica , Sandra Sant’Anna, Sergio Onodera, TERE CERÂMICA, Tony Chen, Tradef - Trabalho de Apoio ao Deficiente, Yuki, Yuuki Nakatani.
O 6° Festival de Cerâmica em Mogi das Cruzes-SP é organizado pela Associação Casarão do Chá, com patrocínio da Arte Brasil Materiais - Ferramentas, acessórios e equipamentos para cerâmica e Pascoal - Equipamentos e Massas Cerâmicas Ltda, com apoio da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes.
Data
Dia 04/08/2019, domingo, das 09h às 17h
Local
Associação Casarão do Chá – Mogi das Cruzes-SP
Estrada do Chá cx05 – Cocuera
Mogi das Cruzes-SP
Ingresso
Entrada franca
Informações
(11) 4792-2164, (11) 95443-8241/ (11)93028-4713 (WhatsApp)
6° Festival de Cerâmica Mogi das Cruzes-SP
Saiba mais
Associação Casarão do Chá – Mogi das Cruzes-SP
Mais eventos por TAGS