Menu fechado

Exposição "A Beleza do Artesanato de TOHOKU" - Curitiba-PR

Exposição "A Beleza do Artesanato de TOHOKU" - Curitiba-PR
Compartilhe

Data/Hora 24/11/2021-26/12/2021 / 10:00-19:00

Local (Endereço e MAPA)
Mapa Museu Municipal de Arte MuMA - Curitiba-PR

Descrição do Evento

A Exposição "A Beleza do Artesanato de TOHOKU", está aberta em Curitiba-PR apenas até o Natal.


Onze de março de 2011, um tsunami do Grande Terremoto do Leste do Japão devastou a região. A exposição "A Beleza do Artesanato de TOHOKU" marcou o primeiro ano após o incidente, fazendo os japoneses conhecer e reconhecer o distinto apelo das artes e artesanato de TOHOKU, uma rica cultura com obras de cerâmica, laca, têxtil, metal, madeira, bambú, entre outros.  O Consulado Geral do Japão em Curitiba e a Fundação Japão trazem a riquesa desta região do nordeste do Japão, conhecida também por suas belas paisagens marítimas e montanhosas.

"As obras de artesanato em exibição abrangem todos os tipos de gêneros. Além do belo artesanato tradicional, a exposição apresenta trabalhos criados por artistas que refletem o clima cultural e o espírito de Tohoku... Ao introduzir essas tradições artesanais no exterior, espero que possamos transmitir uma apreciação da sensibilidade estética do Japão e da habilidade de mestre para as pessoas ao redor do mundo" - Curador Ryuichi Matsubara.

Exposição itinerante

A primeira edição da mostra foi feita em março de 2012, em Colônia, na Alemanha, no período em que se marcava um ano desde que um trágico terremoto e tsunami devastaram aquela região japonesa.  Além das inúmeras vidas perdidas nessa tragédia, também houve enorme dano material, o que afetou fortemente certos tipos de manufatura e artesanato.

Artistas

Shiko MUNAKATA (1903 - 19758) - Pintor e gravador de xilogravuras. Nascido na província de Aomori, Shiko MUNAKATA se interessou pela pintura ainda jovem. Muito impressionado com as cores de Van Gogh em Girassóis, ele aspirava ser pintor. Mais tarde, ele despertou para o valor artístico das gravuras em xilogravura japonesas tradicionais e desenvolveu um estilo distinto de impressão em xilogravura. A descoberta de seu talento pelos líderes do movimento mingei Soetsu Yanagi, Kanjiro Kawai, Shoji Hamada e outros levou a uma virada em sua carreira. MUNAKATA amava Aomori, e com religião, natureza e literatura como seus temas centrais, ele ganhou uma reputação internacional por suas representações do poder vital dos humanos e da presença impressionante de entidades divinas.

Keisuke SERIZAWA (1895 - 1984) - Artista têxtil. Nascido na província de Shizuoka, Keisuke SERIZAWA começou como designer. Ele ficou profundamente comovido com o livro Kogei no michi (The Way of Crafts) de Soetsu Yanagi, e depois de ver o pavilhão de artesanato popular criado por membros do movimento mingei para sua segunda exposição em Tóquio, SERIZAWA formou uma estreita amizade com Yanagi. Mais tarde, fascinado pela beleza da bingata, ou pasta tradicional de Okinawa que resiste às técnicas de tingimento, Serizawa foi para Okinawa com Yanagi e outros estudar a técnica. Ele desenvolveu a técnica de tingimento de estêncil kata-e-zome. Ele também foi profundamente atraído pelo artesanato de Tohoku e também orientou os artesãos de Tohoku sobre maneiras de inovar seus designs. Além de criar obras ricamente originais em mídias como biombos, pergaminhos pendurados, quimonos e designs de capa de livro, ele cultivou seu olho para a beleza coletando inúmeras peças de artesanato popular de todo o mundo. Em 1956, o governo japonês designou-o Detentor de uma importante propriedade cultural intangível (Tesouro nacional vivo).

Rede Nikkei chamada 12/2024

Shoji HAMADA (1894 - 1978) - Ceramista. Nascido na província de Kanagawa, Shoji HAMADA, junto com Kanjiro Kawai, estudou técnicas de esmalte na estação experimental de cerâmica municipal de Kyoto e mais tarde foi para a Inglaterra com Bernard Leach para começar sua vida na olaria. Retornando ao Japão, ele se estabeleceu em Mashiko, na província de Tochigi, e fez viagens de estudo de artesanato popular a várias partes do país com Soetsu Yanagi e outros. Contado por seus amigos em Tohoku sobre a dureza do meio ambiente e as adversidades que as pessoas enfrentaram, HAMADA se dedicou a melhorias na região. Enquanto desempenhava um papel central no movimento mingei com Soetsu Yanagi, Kanjiro Kawai, Keisuke Serizawa e outros, ele criou uma cerâmica simples e poderosa em seu próprio estilo distinto. Em 1955, foi designado Detentor de uma Propriedade Cultural Intangível Importante (Tesouro Nacional Vivo) pelo governo japonês. Em 1977, ele abriu o Museu de Cerâmica Mashiko para expor o artesanato e a cerâmica, antigos e novos, do Oriente e do Ocidente, que havia colecionado.

Kanjiro KAWAI (1890 - 1966) - Ceramista. Nascido na província de Shimane, Kanjiro KAWAI estudou com o ceramista Hazan Itaya no departamento de cerâmica do que hoje é o Instituto de Tecnologia de Tóquio. Com Shoji HAMADA, ele também estudou técnicas de esmalte na estação experimental de cerâmica municipal de Kyoto. Mais tarde, ele formou uma amizade para toda a vida com Bernard Leach. Instalando um estúdio e uma casa em Gojo-zaka em Kyoto, KAWAI liderou o movimento mingei com Soetsu Yanagi, Shoji HAMADA e outros. Shiko MUNAKATA também visitou o estúdio de KAWAI chamado “Shokei-yo (Vale do Forno do Sino)”, onde criou uma série de gravuras em xilogravura intitulada “Shokei-sho (Em Louvor do Vale do Sino)” como uma homenagem a Kanjiro KAWAI. Após a Segunda Guerra Mundial, KAWAI desenvolveu um estilo distinto de cerâmica sem se limitar ao credo mingei de utilidade. Ele produziu trabalhos notáveis em muitos campos, incluindo escultura, design e caligrafia.

Data

De 24/11/2021, quarta-feira, a 26/12/2021, domingo

De terça a domingo, das 10h às 19h

Local

Museu Municipal de Arte MuMA - Curitiba-PR
Av. Republica Argentina, 3430 - Terminal do Portão, Portão
Curitiba-PR

Ingresso

Entrada gratuita

Informações

https://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000072.html

Realização

Consulado Geral do Japão em Curitiba – Curitiba-PR

Fundação Japão FJSP – São Paulo-SP

Apoio

Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba

Saiba mais

-


Mais eventos por TAGS

Mais eventos por CATEGORIA Eventos sugeridos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *