Menu fechado

Exposição BRASÍLIA "Ambientes Construídos: um guia alternativo do Japão" - Fundação Japão FJSP

Exposição BRASÍLIA "Ambientes Construídos: um guia alternativo do Japão" - Fundação Japão FJSP
Compartilhe

Data/Hora 09/10/2023-12/11/2023 / 08:00-18:00

Local (MAPA e EVENTOS programados)
Mapa Edifício Matriz da Caixa Econômica Federal - Brasília-DF

A Fundação Japão e a Embaixada do Japão trazem para Brasília a Exposição Itinerante “AMBIENTES CONSTRUÍDOS: Um guia alternativo do Japão”. A mostra itinerante estreou na Ásia em 2021, passou pela Europa e chega ao Brasil, onde já foi exibida em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e agora Brasília.

Cada uma das 47 províncias do Japão possui pelo menos 1 representante selecionado para compor a exposição. A mostra é uma oportunidade de conhecer o Japão através dos aspectos que costumam ficar fora das páginas dos guias turísticos tradicionais. A coleção reúne fotografias, textos e vídeos que formam recortes diversos da arquitetura, obras de construção civil e paisagens do Japão.

O Japão é um país geograficamente diverso, que já passou por inúmeros desastres naturais, nesse contexto, a construção de ambientes é uma luta entre o humano e o ambiente natural, com uma preocupação constante em manter o sentimento de pertencimento ao meio ambiente. Os locais apresentados nesta exposição tentam servir como um novo guia de divulgação do país, que irá encantar não somente pessoas relacionadas à construção de ambientes, mas também, o público geral interessado em conhecer a terra do sol nascente.

Arquipélago nipônico

O arquipélago nipônico se estende de norte a sul, com as quatro estações bem definidas e uma grande diversidade em termos geográficos. Por outro lado, a grande incidência de desastres naturais, como terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis e tufões, a arquitetura, as construções civis e as paisagens refletem profundamente essas características do país. Assim, as construções vão além do ponto de vista das formas elegantes e da alta tecnologia empregada. A ideia por trás do conceito de “ambiente construído” está em observar e avaliar as arquiteturas, as construções e as paisagens interessantes como produtos de um diálogo entre a conjuntura histórica e o contexto espacial.

Curadoria

A exposição tem curadoria de Kenjirō Hosaka (Pesquisador associado do The National Museum of Modern Art, Tokyo), Satoshi Hachima (Professor da Chiba Institute of Technology) e Shunsuke Kurakata (Professor associado da Osaka City University). Conheça dados completos sobre os curadores AQUI (no site da FJSP).

Youtube da Japan Foundation

Assista no canal do YouTube da Japan Foundation, a PLAYLIST com 7 vídeos de algumas das edificações apresentadas na exposição (áudio original em japonês; ative a legenda em português nas opções do Youtube). Um complemento para assistir antes ou depois de ir a exposição e uma oportunidade para quem está fora do eixo de itinerância desta exposição.

Itinerância

A exposição “Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão” iniciou sua itinerância no Brasil em São Paulo e segue para mais cinco capitais: Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belém e Manaus. Depois segue para o Paraguai.

Cronograma

Data

De 09/10/2023, segunda-feira, a 12/11/2023, domingo

Segunda-feira a domingo, das 08h às 18h

Local

Edifício Matriz da Caixa Econômica Federal - Brasília-DF
Setor Bancário Sul Q. 4 Lotes 3/4 - Asa Sul
70092-900 - Brasília-DF

Ingresso

Entrada gratuita. Classificação livre.

Informações

Site fjsp.org.br ambientes construídos

Realização

Fundação Japão – São Paulo-SP

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] - Brasília-DF

Veja a próxima exposição em BELÉM

 


ambientes, Arquitetura, Brasília-DF, Caixa Cultural, Curitiba-PR, Engenharia, FJSP, guia alternativo, Paisagismo
Mais eventos, clique nas categorias Eventos sugeridos
Exposição "Convivendo com robôs" Japan House - São Paulo-SP
Exposição 'NIHONCHA – introdução ao chá japonês' Japan House São Paulo-SP
Exposição Calendários Japoneses 2024 - Curitiba-PR
Exposição "DŌ: a caminho da virtude" Japan House - Brasília-DF
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *