Data/Hora 03/12/2024-04/05/2025 / 10:00-19:00
Local (Endereço e MAPA)
Mapa Japan House - São Paulo-SP
Descrição do Evento
A Japan House São Paulo inicia uma nova exposição voltada para soluções criativas, novos materiais e propostas para minimizar o desperdício. A mostra inédita apresenta 16 projetos sustentáveis criados no Japão, como novos materiais desenvolvidos a partir de resíduos de papel, tecido, conchas e restos alimentares. É a Exposição "Princípios japoneses: design e recursos" que terá início em dezembro/2024.
São projetos de 14 criadores que apostam no aproveitamento máximo e minimização de desperdícios de recursos e materiais, bem como iniciativas para valorização dos recursos e das técnicas tradicionais japonesas. A exposição apresenta iniciativas em áreas como arquitetura, design, artesanato tradicional, têxteis, itens de esporte e instrumentos musicais.
A ideia de minimizar o desperdício está alinhada com as urgências de um mundo preocupado com as mudanças climáticas e muito mais consciente, uma exposição que surge a partir da longa tradição do “não desperdício”, parte da filosofia japonesa mottainai (do vocábulo de origem budista “mottai”, que se refere à essência das coisas, com “nai”, que indica negação na língua japonesa).
“Os japoneses costumam empregar essa expressão - mottainai - quando algo ainda pode ser aproveitado de alguma maneira, mas esse conceito se estende para além do desperdício material, já que é considerado por muitos uma prática cultural e um estilo de vida, que preza por um melhor uso dos recursos disponíveis, inclusive do tempo, além de um grande cuidado com relacionamentos interpessoais e com a natureza. O objetivo da exposição, ao apresentar essas iniciativas do Japão, é inspirar os brasileiros com soluções criativas e grandes inovações tecnológicas, que são guiadas por essa consciência da relação com a natureza. Ao mesmo tempo que trazemos exemplos de ponta, evidenciamos que essa preocupação está enraizada no Japão há muito tempo, como algumas peças especiais que fazem uso de técnicas milenares, caso do bashōfu , do aizomê e do kaibuki, presentes na mostra lado a lado de projetos novos e revolucionários”, explica Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da exposição.
A exposição "Princípios japoneses: design e recursos", é focada em três perspectivas: “Formas de eliminar o desperdício”, “Aproveitamento máximo dos recursos” e “Recuperação por meio do design”.
O artesão Ikuya Sagara, por exemplo, utiliza a palha de arroz para a construção de telhados, uma técnica milenar japonesa chamada kayabuki. Especialmente para a exposição na JHSP, Sagara construiu uma obra inédita com as mesmas técnicas, mas a partir de outra planta, o junco – cultivado por muitas famílias de origem japonesa na cidade de Registro, em São Paulo, deixando a possibilidade de novos ciclos de uso desse recurso após o encerramento da exposição.
Já o designer Issey Miyake através do A-POC ABLE ISSEY MIYAKE (uma marca que se propõe a tecer o futuro instigando diálogos sobre roupas entre criadores e usuários) traz o "TYPE - I MM Project" que apresenta tecidos que utilizam o Triporous™, material desenvolvido pelo Grupo Sony, cuja matéria prima é a casca do grão de arroz. As propriedades do material foram aproveitadas para tingimento em uma tonalidade especial de preto, além da adição da técnica única da marca chamada Steam Stretch, que confere ao tecido plissado mais movimento e leveza.
Por sua vez, o designer Kosuke Araki criou banquetas feitas de arroz, serragem e juta, chamadas “RRR” (Rice-Reinforced Roll - ou rolo de arroz reforçado, em tradução livre). Também, estão expostos outros projetos do designer: Agar Plasticity, que explora a estrutura porosa, macia e leve do ágar-ágar (gelatina vegetal feita a base de algas marinhas) como uma alternativa aos plásticos sintéticos usados em embalagens; e Anima, louças desenvolvidas a partir de restos de alimentos desidratados combinados com urushi, a laca japonesa, tornando os utensílios impermeáveis e duráveis.
Veja e conheça também
- louças descartáveis da Wasara produzidas do reaproveitamento de bambu e bagaço da cana-de-açúcar.
- imagine o reaproveitamento da banana para produção de tecidos leves.
- um tingimento vegetal que cria 100 tonalidades de azul a partir da planta índigo.
- o primeiro náilon 100% vegetal no mundo, feito a partir de mamona e milho.
- veja a Cabbage Chair feita de papel descartado.
- móveis feitos de tubos de papelão.
- uma bola que não precisa ser inflada
- um capacete feito de “shellstic” - resíduos de conchas marinhas.
- resistentes materiais de construção a partir de restos de comida.
- pranchas de surf e skate feitas de madeira natural rejeitada.
- um clarinete da Yamaha “Designed by Nature Clarinet”, recuperado com a técnica kintsugi o que dá uma aparência e som únicos.
Diante do espírito da sustentabilidade dessa mostra, o mobiliário e cenografia da JHSP serão revestidos com papel moeda reciclado, feito no Brasil.
E durante todo o período expositivo, a JHSP ainda promoverá palestras, seminários, artigos e oficinas, convidando os participantes a explorar temas ligados à sustentabilidade, reuso de materiais e propostas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS, da ONU.
Data
De 03/12/2024, terça-feira, a 04/05/2025, domingo
Terça a sexta-feira, das 10h às 18h | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h | Segunda fechado
Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1° de janeiro de 2025.
Local
JAPAN HOUSE São Paulo-SP
Av. Paulista, 52 - Bela Vista
São Paulo-SP
Veja o Mapa Japan House - São Paulo-SP
Ingresso
Entrada gratuita
Informações
Site japanhousesp com br design e recursos
Realização
JAPAN HOUSE São Paulo – São Paulo-SP
DICA
Aproveite e veja a Exposição "Maravilhosa Graça em Todo o Globo" Jung Eun Hye no Centro Cultural Coreano. É logo ali mesmo na Paulista, 5 minutos a pé, saindo da Japan House e seguindo à direita.
Saiba mais
Veja os Eventos da JAPAN HOUSE São Paulo
Mais eventos por TAGS
Japan House, JHSP