Data/Hora 13/03/2021 / 19:30-22:00
Local (Endereço e MAPA)
Mapa Fundação Japão – São Paulo-SP
Descrição do Evento
Nesta 2ª edição da Formação de Novos Facilitadores para o intercâmbio Japão-Brasil - Cidades e Comunidade Sustentáveis, serão abordadas questões sobre ecologia, sustentabilidade, bambu e empreendedorismo, com tradução simultânea para português, japonês e espanhol.
O projeto da Fundação Japão em São Paulo é uma iniciativa para formação de facilitadores, uma ponte entre o Japão e o Brasil, promovendo o intercâmbio cultural por meio da abordagem de questões comuns a ambos os países.
Esta edição traz uma série de mini palestras online, com a participação ao vivo de especialistas do Brasil e do Japão, e dos facilitadores formados na primeira edição, que também participam do planejamento e da execução para dar continuidade nesta nova etapa.
Para participar, é necessário realizar inscrição até sexta-feira, 12 de março
Palestrantes
Cosmo Takagi
Professor assistente, especialmente nomeado da Graduate School of Media and Governance, pela Keio University, no Japão, nasceu em Tóquio, em 1986. Trabalhou com NPO (Non-profit Organization), a partir de 2012, membro da equipe da Prefeitura de Yamato na província de Kanagawa, foi responsável pela Colaboração Residente da cidade. Em 2017, mudou-se para os Estados Unidos. Conduz pesquisas no Claremont Evaluation Center de Nova Iorque sobre “Localização de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) em governos locais”. Concluiu o “Treinamento de Liderança para Avaliação de ODS”, em parceira com o Institute for Training and Research das Nações Unidas (UNITAR).
Desde 2019, ocupa cargo na United Nations University (UNU), além de exercer os cargos de conselheiro para Promoção dos ODS na cidade de Kamakura; conselheiro para ODS da cidade de Kameoka; pequisador colaborativo do NOTO SDGs Lab.; co-representante da SDGs-SWY - organização que trabalha para atingir os ODS centrados na geração dos millennials.
Publicou os livros "ODS x guia prático para governos locais: conhecimentos e técnicas que podem ser usadas em campo", Gakuyo Publishing Co., Ltd., e "Desenhando o futuro da cidade! ODS e governo local", Gakuyo Shobo, ambos sem tradução para o português.
Saiba mais https://www.cosmo-takagi.com/
Ivy Frizo de Melo
Designer de Culturas Regenerativas, com foco em autogestão. Bióloga, mestra e doutora em Ecologia, especialista em Educação Ambiental (USP) e Empreendedorismo Social (YIP-Suécia). Atuou em ONGs de conservação ambiental, consultoria de negócios sociais (ISES), gestora de projetos, conteudista da Fundação Roberto Marinho, co-gestora de Comunidades no Sistema B. Atualmente, é membro especialista da rede Harmony with Nature (ONU), educadora de Cursos de Design Permacultural (PDC), consultora, facilitadora de processos e Designer de Culturas Regenerativas e mentora da InovAtiva Brasil.
Keito Kobayashi
Especialista em ecologia em bambuzais, nasceu na cidade de Ikeda, província de Osaka, Japão, 1992. Graduado pelo Department of Environmental Systems Science, Faculty of Science and Engineering, Doshisha University, mestre e doutorando pela Faculty/Graduate School of Agriculture, Kyoto University.
Na universidade, interessou-se por ecologia florestal, principalmente por bambu, sendo o foco de sua pesquisa. Com o florescimento dos bambuzais em todo território japonês, algo que não acontecia desde a segunda metade da Era Meiji (1868-1912), o campo de sua pesquisa na pós-graduação se expandiu, englobando todo o Japão. Conduzindo pesquisas sobre ecologia do bambu, participou como guarda-florestal de iniciativa para instalar gabião e seigyu nas margens do rio Kizu (sul da província de Quioto). Promoveu atividades na comunidade ao perceber o quanto o bambu faz parte da história e da cultura do Japão. Pretende continuar suas pesquisas e desempenhar o papel de conectar as pessoas envolvidas com bambu no Japão.
Saiba mais https://sites.google.com/site/tefutefukoba | https://www.youtube.com/channel/UCYu7txi4svbSiZgEMl4_TRQ
João Paulo Gasparini
Co-fundador e CEO da TAO BAMBU. Formado em Psicologia pela Universidade Mackenzie e Pós-graduado em Medicina Tradicional Chinesa no CEATA. Trabalhou por 10 anos como Consultor na área de Relações Humanas em consultorias de Recrutamento e Seleção de Executivos e em grandes multinacionais na mesma área.
Há 5 anos, enxergou no bambu o ponto de virada para sua vida e de sua família, além da grande oportunidade de transformação sustentável do Planeta.
Criaram a TAO BAMBU, uma resposta para o questionamento de um estilo de vida mais humano e o colocaram em prática como seus propósitos, mudando da capital para Atibaia, no interior do Estado. Hoje, moram em uma comunidade de 6 famílias, plantam 70% do que comem, cultivam o bambu para uso na empresa e seus filhos crescem com um relacionamento diário e harmonioso com a natureza.
Saiba mais https://www.taobambu.com.br/
Programação
ODS e municípios japoneses: casos práticos, incluindo a cidade de Kameoka (Kyoto), com Cosmo Takagi – JAPÃO
Apresentação dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que podem ser considerados como objetivos comuns do mundo, e como se relacionam com as nossas vidas, com exemplos práticos de governos locais japoneses, a exemplo da cidade de Kameoka, Província de Kyoto, que integra “arte e ODS” para alcançar os ODS.
Culturas Regenerativas: um novo paradigma para as organizações, com Ivy Frizo de Melo – BRASIL
Com o avanço da crise ambiental e social a sociedade está vivendo um momento de inflexão, de pensar em alternativas que ressignifiquem seus padrões de consumo e de produção. A sustentabilidade aponta caminhos e Promover Culturas Regenerativas pode garantir o futuro da espécie humana, como um novo paradigma para revitalizar sistemas.
Ecologia do bambu e do cultivo do bambu no Japão, com Keito Kobayashi – JAPÃO
Apresentação da ecologia do bambu e de seu cultivo no Japão (crescimento clonal, fenômeno raro de floração), como o bambu é utilizado atualmente em diversas regiões do Japão
“Viva de forma sustentável, use bambu”, com João Paulo Gasparini – BRASIL
Pré-período TAO BAMBU, histórico e formação profissional, motivos para acreditar no bambu como um negócio viável, dificuldades do início, profissionalização da cadeia produtiva de forma geral, momento atual, oportunidades e desafios para o futuro
Data
Dia 13/03/2021, sábado, das 19h30 às 22h
Local
Online
Ingresso
Participação gratuita, é necessário realizar inscrição até o dia 12/03 (sexta-feira)
Inscreva-se http://live.vitaminavideo.com.br/japanfoundation/01/
O link para assistir a palestra será enviado na véspera, somente aos inscritos
Informações
https://fjsp.org.br/agenda/palestra_cidades_comunidade_sustentaveis/
Realização
Fundação Japão FJSP – São Paulo-SP
Saiba mais
-
Mais eventos por TAGS