Ikebana Sanguetsu - Brasília-DF
O Kado Sanguetsu (Ikebana Sanguetsu) foi instituído como Academia de Ikebana em 1971, tendo como base os estudos que Mokiti Okada realizou na década de 1940.
A Academia de Ikebana Sanguetsu tem como base os vários ensaios filosóficos de Mokiti Okada. Pregava sempre a Formação do Paraíso por meio das flores, dizendo que a flor tem o poder de eliminar os pensamentos negativos e que, por isso, era importante ornamentar com flores todos os locais onde se reunissem pessoas. Ele nos ensinou com que espírito e sentimento devemos fazer as vivificações florais, fundamentado nos seguintes itens:
“A flor tem sentimento.
Preservar a vitalidade da flor.
Conservar o seu aspecto natural.
Usar pouco material.
Vivificar com alegria, como se estivéssemos pintando um quadro”
Em síntese, ele pregava o respeito à grande natureza, na prática da arte da Ikebana, e na misteriosa força que a flor possui.
O nome Sanguetsu foi inspirado na casa de Cerimônia do Chá, construída por Mokiti Okada, na cidade de Hakone - Japão, chamada “Sanguetsu An”.
“San” significa Montanha
“Guetsu” significa Lua
“An" Denominação para casa da Cerimônia de Chá.
Trata-se de uma referência à imagem da Lua erguendo-se atrás das montanhas.
Com base nessa filosofia e no desejo de proporcionar maior encanto à vida, purificando o sentimento do homem e da sociedade por meio das flores, foi fundada a nossa academia Sanguetsu.
Endereço
Igreja Messiânica Mundial do Brasil - Brasília-DF
EQN 315/316 - Asa Norte
70774-400 - Brasília-DF
Telefone
(61) 9968-6345 / (61) 3347-1641 (Aiko Hashiguti Habe)
Site
-
aiko.habe@fmo.org.br / aiko.habe@gmail.com
-
Logomarca
Saiba mais
Fundação Mokiti Okada