Menu fechado

Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF

Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF
Compartilhe

O governo do Japão concedeu um apoio financeiro no valor de cerca de R$ 300 mil para a ampliação da creche da Associação Positiva de Brasília (APB), localizada na região administrativa de Itapoã (DF). O repasse foi através do programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC), cuja doção possibilitou a ampliação do número de salas de aula do espaço, contribuindo, assim, para a redução da lista de espera das crianças que necessitam do serviço de creche.

A cerimônia de entrega da cooperação financeira foi realizada no dia 12 de setembro de 2023, terça-feira, na sede da Associação Positiva de Brasíli, com presença do Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e da Presidente da APB, Gláucia de Oliveira Lima.

Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF Alunos chegando
Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF Alunos da creche chegando

 

Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF Alunos do Projeto Cultural Quilombo
Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF Alunos do Projeto Cultural Quilombo

Inauguração da placa comemorativa

Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF Descerramento da placa
Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF Descerramento da placa

Transcrição da placa comemorativa

Projeto de Ampliação da Creche na Região do Itapoã do Distrito Federal

Doação do Governo do Japão através do programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC) viabilizado pela Embaixada do Japão no Brasil como símbolo de amizade e cooperação entre Japão e Brasil.

Nossos sinceros agradecimentos ao povo japonês

Itapoã, 12 de setembro de 2023

Associação Positiva de Brasília APB

Participaram da cerimônia, a representante do SEDEST Cristina Santos; Deputada Distrital Jane Nascimento; Presidente da APB Gláucia Lima, Embaixador do Japão Teiji Hayashi; Administrador do Itapoã Dilson Bulhões; Administrador da Secretaria de Educação Dilson Nunes Meneses (na ordem, foto abaixo).

Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF Comitiva
Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF Comitiva

Discurso do Embaixador Hayashi

Senhoras e Senhores e a todos os presentes, bom dia!

É com imensa satisfação e alegria estar aqui presente e celebrar com todos esta solenidade de entrega do “Projeto de Ampliação da Creche na Região do Itapoã do Distrito Federal” implementado através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana do governo do Japão.

A Associação Positiva de Brasília trabalha há muitos anos na educação e formação profissional de crianças na Região Administrativa de Itapoã e um dos desafios desta região é que existem atualmente mais de 400 crianças à espera de ingressar numa creche. Além disso, as instalações atuais da entidade também enfrentavam vários inconvenientes, como a falta de uma lavanderia apropriada e número limitado de banheiros e chuveiros.

Nessas circunstâncias, a Associação solicitou ao governo do Japão a construção de duas salas de aulas, um depósito e banheiros e chuveiros apropriados para crianças, e o governo japonês aprovou a doação de cerca de 300 mil reais para que pudessem realizar as devidas melhorias.

E esta construção se tornou realidade com base neste apoio financeiro. Esperamos que com a ampliação do local, as crianças e seus familiares juntamente com a equipe da escola possam desfrutar ao máximo as novas instalações e que possam acolher mais crianças e contribuir para a melhoria do ambiente educacional da região.

A educação é o pilar do desenvolvimento de um país. Esperamos que a implementação deste projeto contribua para a melhoria do ambiente educacional, aprofunde a compreensão do Japão entre os povos da região e fortaleça a amizade entre o Brasil e o Japão mais do que nunca.

Muito obrigado!


“A resposta do governo brasileiro é insuficiente para atender à demanda. Nestas circunstâncias, agradecemos profundamente o apoio do governo japonês” - agradecimento da Presidente da APB, Glaucia Lima, ao comentar sobre o grande número de famílias jovens em Itapoã e à crescente taxa de natalidade.

Concluída a cerimônia, a comitiva visitou as novas instalações e conheceu os trabalhos realizados pela Associação Positiva de Brasília. Estiveram presentes, alunos da creche, alunos de escolas participantes do Projeto Cultural Quilombo, grupo de voluntários que auxiliam na APB, Embaixador Teiji Hayashi, Presidente da APB Gláucia de Oliveira Lima, Deputada Distrital Jane Cléber do Nascimento, Administrador do Itapoã Dilson Bulhões, Administrador da Secretaria de Educação Dilson Nunes Meneses e representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda Cristina Santos.

Embaixador Hayashi e a Presidente Gláucia durante visita às novas salas.

Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF Visita à nova sala
Cerimônia de entrega de ampliação de creche no Itapoã pelo Governo Japonês - Brasília-DF Visita às novas salas

Sobre a APB

Desde sua fundação, em 1984, a Associação Positiva de Brasília-APB vem oferecendo cursos profissionalizantes para idosos e desenvolvendo atividades de combate a desigualdades étnicas e de gênero e de promoção da autonomia e inclusão social, além de oferecer, também, serviço assistencial de creche para crianças de famílias carentes da região administrativa de Itapoã. Esta creche da APB fica no Condomínio Del Lago QR 376, Casa 17, Itapoã-DF. Veja o site da APB.

A história da APB teve início quando da alfabetização, já adulta, da mãe da Sra. Gláucia. "...ela tinha uma convicção, de sua vivência, de suas origens, que aquilo que ela ganhou ao aprender, de alguma forma, ela precisava devolver, retribuir..." e assim começou dando assistência a pessoas em situação de rua próxima ao CEUB - depoimento da Sra. Gláucia, Presidente da APB.

Sobre a APC

A Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana - APC é uma forma de subvenção fornecida pelo governo japonês e custeada pelos impostos dos cidadãos japoneses, e foi lançada no Brasil em 1999. Essa cooperação financeira é um programa que prioriza áreas que beneficiam diretamente as comunidades locais, como intervenções com impactos em áreas como, por exemplo, assistência médica, educação e assistência social, além de aquisição de materiais, equipamentos e automóveis.

Embaixada do Japão no Brasil
Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana - APC
Email: [email protected]

Por Mamoru Matsuda
(NIPPO Brasília)

Saiba mais

Embaixada do Japão no Brasil [在ブラジル日本国大使館] – Brasília-DF

 

Compartilhe
Publicado em:Notícias