Coreano é língua oficial na Universidade de Brasília - UnB - Brasília-DF
A Universidade de Brasília - UnB, passa a oferecer o ensino da língua e da cultura coreana. Em 03/08/2018, foi oficialmente criado o Instituto Rei Sejong para ensino de coreano na UnB, atendendo o anseio de inúmeras pessoas da comunidade. O Coreano têm sido requisitado haja vista a grande legião de fãs, principalmente, de grupos de K-Pop, música pop coreana e, também, pelas novelas e o K-way.
O instituto coreano leva o nome Sejong, o rei que criou o Hangul, a língua oficial da Coreia. Através do Instituto Rei Sejong, com parceria da Embaixada da República da Coreia, da Sociedade Korea Brazil (Kobras) e da UnB, o objetivo é divulgar e promover a cultura e a língua coreana. Este é o quarto instituto coreano criado no Brasil e o primeiro no centro-oeste que já oferece cursos da língua coreana aos estudantes da universidade na grade 2018 e atenderá, também, a comunidade interessada em 2019.
Participaram da solenidade, cuja ênfase foi o elo entre a cultura asiática e a capital do país através do Instituto Rei Sejong, o Presidente da Sociedade Korea Brazil, Shin-Won Choi, o Embaixador da Coreia no Brasil, Chan-Woo Kim, a Reitora da UnB, Márcia Abrahão e, também, o Vice-reitor, Enrique Huelva, e o Secretário Geral do Instituto Rei Sejong, Ougi Kwon.
“A universidade dá um passo na internacionalização e na relação com outros países. É um orgulho para a UnB ter sido escolhida para sediar o Rei Sejong. Uma oportunidade para nossos estudantes aprenderem mais uma língua e se colocarem de forma mais competitiva no mercado de trabalho e no mundo acadêmico” - Márcia Abrahão, Reitora da UnB.
"estreitar os laços entre os dois países, um momento auspicioso para as relações diplomáticas entre a Coreia e o Brasil, que em 2019 completará 60 anos" - Chan-Woo Kim, Embaixador da Coreia
Os auditórios onde ocorreram a solenidade e um show com os músicos Aeri Park e Poppin Hyun-Joon Nam, ficaram lotados. Desde a manhã, o ICC Sul foi local de apreciação da cultura coreana com exposição de fotos, livros, jogos tradicionais "Tuho" e "Jegichagi", oportunidade para experimentar roupa típica, "Hanbok", vídeos promocionais e degustação de comidas típicas.
Quer informações sobre o Curso de Coreano na UnB? acesse www.unbidiomas.unb.br/?course=coreano
Rei Sejong e Hangul
Conhecido na Coreia como "Sejong o grande", o Rei Sejong favoreceu o povo ao criar o Hangul, um sistema alfabético fonético para que todos os coreanos, de todas as classes, pudessem ler e escrever; até então, um privilégio da aristocracia.
Os caracteres Hangul foram criados tendo como base um diagrama de padrões feitos pela boca, língua e dentes na emissão dos sons. A primeira publicação de acesso público foi em 1446 e qualquer um poderia aprender Hangul em questão de dias, já quem não tem nenhuma familiaridade com Hangul, poderiam pronunciar o script coreano em questão de horas.
Mais informações sobre a história do Rei Sejong na wikipédia.
Saiba mais
Inauguração do Instituto Coreano Rei Sejong na UnB – 03/08/2018 – Brasília-DF