Doação de equipamentos do Governo Japonês para o combate aos incêndios florestais na região amazônica
Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (23/09), no Palácio do Itamaraty, foi oficializada a doação de uma assistência emergencial enviada pelo Japão para o combate aos incêndios na região amazônica brasileira. A ajuda foi anunciada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão em 13/09/2019 e será fornecida através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Participaram da cerimônia, pelo Ministério das Relações Exteriores, o Embaixador Ruy Pereira - Diretor Geral da Agência de Cooperação Brasileira e representantes de Ministérios, Instituições, ICMBio, Ibama e Governos Estaduais. As doações foram entregues pelo Embaixador do Japão, Sr. Akira Yamada e o Representante Chefe da JICA, Sr. Hiroshi Sato.
O Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, lembrou que o Governo Japonês é um tradicional apoiador das atividades de preservação da Floresta Amazônica.
“Acredito que é possível alcançar um desenvolvimento sustentável da região Amazônica em consonância com a preservação das florestas. Para isso, o Japão quer trabalhar em parceria com o Brasil para identificar as necessidades e desenvolver projetos concretos conjuntamente”, destacou Yamada.
Este ano completando 60 anos de cooperação entre Brasil e Japão, uma relação que teve início em 1959, quando especialistas japoneses colaboraram para o desenvolvimento do Cerrado brasileiro, a parceria internacional continua proporcionando resultados também nas áreas de mineração, saúde, desenvolvimento industrial, recursos humanos e promoção da segurança pública.
“A política básica do Japão na cooperação com o Brasil é apoiar o desenvolvimento sustentável... As medidas para a preservação do meio ambiente são uma das áreas prioritárias” concluiu Hiroshi Sato, diretor do escritório da JICA no Brasil.
O Secretário de Negociações Bilaterais na Ásia, Pacífico e Rússia, Embaixador Reinaldo José de Almeida Salgado, classificou o auxílio japonês como um gesto de renovada solidariedade ancorado nos laços cultivados entre os povos dos dois países.
“Somos gratos ao permanente apoio e auxílio oferecidos pelo Governo do Japão, sempre dentro de um marco de respeito e compreensão”, agradeceu Salgado.
Contribuição
Os donativos, provenientes do armazém de assistência a emergências da JICA em Miami, chegaram ao Brasil no último dia 17 no Aeroporto de Viracopos, em Campinas-SP, com destino a Brasília. O carregamento é composto por 330 tendas e 998 colchonetes com isolantes térmicos, prontos para distribuição e uso dos brigadistas no âmbito da Operação Verde Brasil, de combate aos focos de incêndio da região amazônica.
O Embaixador Ruy Pereira, diretor da Agência de Cooperação Brasileira (ABC) do Itamaraty, explicou que o material será usado pelos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) no trabalho em áreas isoladas.
“Essa doação é extremamente importante do ponto de vista operacional, porque permitirá reduzir o tempo de viagem das brigadas entre as frentes de incêndio e suas respectivas bases”, ressaltou Ruy Pereira.
Romero Cerqueira, presidente do ICMBio, também atestou a importância do auxílio do governo japonês para o combate aos incêndios na floresta amazônica.
“Os brigadistas vão ficar muito satisfeitos em ter uma assistência. Pela localidade onde os incêndios florestais ocorrem, às vezes o tempo gasto é muito grande”, atestou Cerqueira.
Contatos
JICA Brasília - Nair Kokubu, Coordenadora, [email protected] - Tel: (61) 3321-6465 (ramal 110)
Embaixada do Japão - Departamento Cultural, [email protected] - Tel: (61) 3442-4200