O Japão faz doação de 3,6 milhões de dólares (cerca de R$14 milhões de Reais) para resposta da ONU Brasil à população venezuelana. A contribuição do governo japonês ajudará a fortalecer o apoio das agências das Nações Unidas na operação de acolhimento, assistência e proteção dos refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil.
Face a situação vivida pelos cidadãos venezuelanos, cerca de 100 mil pedidos de refúgio e 70 mil solicitações de residência temporária foram registrados pela Polícia Federal, entre 2017 e abril/2019.
A "Operação Acolhida" é a resposta brasileira à chegada de refugiados e migrantes venezuelanos no país. Com a participação do Sistema ONU e ajuda da comunidade internacional, são realizadas ações de registro e documentação, assistência nas comunidades de acolhida, apoio psicossocial, serviços de saúde e proteção de crianças em Roraima, Amazonas e Pará.
A cerimônia foi realizada na Casa da ONU, em Brasília, com a presença do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, do Coordenador Residente das Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic, e representantes das agências da ONU.
A iniciativa assinada pela Embaixada do Japão é um acordo de cooperação com quatro agências do Sistema ONU no Brasil. A doação do governo japonês será direcionada à Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que será também redistribuída para a Agência das Nações Unidas para Migrações (OIM), Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).