Menu fechado

Lançamento do livro "Ikebana no cerrado: arte, tradição e sustentabilidade”

Lançamento do livro "Ikebana no cerrado: arte, tradição e sustentabilidade”
Publicidade
Projeto ABCEL - 100 ANOS DE HISTÓRIA, CULTURA E AMIZADE!
Compartilhe

A arte de arranjos florais japoneses é conhecida como Ikebana e ganha novos olhares com o livro: "Ikebana no cerrado: arte, tradição e sustentabilidade".

Este livro é o trabalho conjunto das professoras Filomena Kotaka, Célia Maria de Almeida e Suzana Maria Vasconcelos Leal e das alunas Celina Akemi Taketomi Yamazaki, Rosmery Tomoe Yamane e Tereza Tieko Oshiro Caldeira, e foi apresentado oficialmente dia 13/12/2025, em Brasília, na Associação de Estudos da Língua Japonesa de Brasília AELJB.

O ano de 2025 foi mais do que oportuno, Comemoração dos 130 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão. Foi este tratado de amizade que ajudou na migração japonesa para o Brasil. Longe da suas origens, bem do outro lado do mundo, os imigrantes japoneses mantiveram viva a sua cultura, preservaram os costumes, hábitos, culinária - que tal um "oniguiri" (bolinho de arroz) com "matcha" (chá verde), comer com as mãos nuas ou com "hashi" (varetas) -  treinar o "karate" (arte marcial) e praticar "ikebana" (arranjos florais), entre outros.

O livro "Ikebana no cerrado: arte, tradição e sustentabilidade" é também uma forma de homenagear a professora de ikebana Aiko Tanonaka Ogassawara, que marcou presença com suas produções artísticas e seu genuíno interesse em ensinar e divulgar a arte da ikebana. Aiko-san lecionou por mais de 20 anos e nos deixou em 2019.

Publicidade
Rede Nikkei chamada 12/2024

A obra possui um visual envolvente e demonstra o uso de materiais típicos do nosso bioma, o Cerrado, em composições inéditas - é mais do que Ikebana da região, é Ikebana com elementos do cerrado brasileiro. Os arranjos de Ikebana, além de embelezar quaisquer ambientes, proporcionam momento de meditação e de paz interior.

Uma inspiração e bem-estar para quem observa, harmonia e introspecção para quem pratica e todos podem praticar.

Seis apaixonadas pela arte da ikebana deixam materializado no livro o registro de seus trabalhos, um legado para a família, os amigos e para todos, que assim possam apreciar esta cultura japonesa tão tradicional. As belas fotografias são acompanhadas dos comentários das autoras, um vislumbre e uma surpresa a cada página do que o cerrado nos oferece na ótica destas artistas nikkeis de Ikebana do cerrado.

"Ikebana é um estilo de vida, dialogando com a natureza, expandindo alegria e felicidade". Filomena Kotaka

"A quem deseja praticar ikebana afirmo: o Caminho das Flores (Kado) é maravilhoso! Vale a pena!" Célia

"Na Escola Modelo, encontrei as professoras Aiko e Filomena! E assim comecei o meu Kado, o caminho das flores!" Celina

"Estar no caminho das flores é enxergar o belo na imperfeição, a impermanência no cíclico, a harmonia no desigual, o espontâneo no rigor" Rosmery

"A beleza natural das flores em uma composição harmônica com outros elementos, inclusive com o vazio, sempre conduz a uma emoção ímpar. Para quem deseja praticar o belo, a calma e a integração com a natureza, sugiro que experimente a arte da ikebana" Suzana

"A arte da ikebana revela um caminho fascinante no universo das flores" Tereza

O livro pode ser visto e adquirido entrando em contato com a Filomena Kotaka, Instagram @filomenakotakaikebana

 

Publicado em:Ikebana,Notícias

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *