O Ministério das Relações Exteriores do Japão criou o Prêmio Internacional de Manga do Japão, em 2007. O "International Manga Award" tem o objetivo de homenagear os artistas de manga e ampliar a divulgação internacional desta cultura.
Nesta 13ª edição, foram recebidos 345 trabalhos vindos de 66 países e regiões do mundo. A comissão de seleção do prêmio, liderado pela Sra. Machiko SATONAKA (artista de mangá), selecionou 15 vencedores, incluindo um ganhador do Gold Award e três ganhadores do Silver Award.
Os vencedores classificados com ouro e prata participarão da cerimônia oficial de premiação do 13º Prêmio Internacional de MANGA do Japão, em Tóquio, no próximo dia 18/02/2020 sendo recebidos pelo senhor Toshimitsu MOTEGI, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão.
Os vencedores são:
Prêmio Ouro
- Título "Piece of Mind", do artista Guy Lenman (de Israel) e o autor original Nimrod Frydman (de Israel)
Sinopse: Na próxima vida, as almas presas ao purgatório enfrentam uma burocracia difícil ao solicitar a entrada no céu. Isaac tenta e falha há 10 anos quando Aloi, um ex-anjo, oferece a ele uma maneira de entrar ... mas a que custo?
Prêmio Prata
- Título "My little kitchen in summer season", da artista Pitsinee Tangkittinun (da Tailândia)
Sinopse: é a história de uma garota cartunista que deixa Bangkok para ir para sua casa no norte e cozinha com sua família. A sequência se concentra em pratos de verão, como sopa de formigas vermelhas e jaca somtam, entre outros. Mesmo com verões quentes e secos, sopas e caril (curry) picantes e condimentados são o coração da comida do norte.
- Título "Korokke and the girl who said no", do artista Jonatan Cantero (da Espanha) e o autor original Josep Busquet (da Espanha)
Sinose: Dizem que Korokke é um Oni diferente que não come humanos e suas ações incluem derrotar a cobra traidora no templo da cerejeira escura ou esmagar todos os demônios ninjas da lagoa negra. Mas, essas lendas são verdadeiras e Korokke é realmente o lutador habilidoso? Pelo sim, pelo não, é a única opção que resta para Anzu, uma jovem fugindo de tudo. A desgraça caiu sobre ela, mas, em vez de aceitar seu destino, ela disse "não" e o enfrentou, mesmo que não tivesse uma saída fácil.
- Título "YE", do artista Guilherme Petreca (do Brasil)
Sinopse: Com piratas, bruxas, malandros e monstros, o menino Ye enfrenta os perigos do mundo. Aventura, uma jornada de autoconhecimento, uma história para adultos e crianças.
Inscrições
A comissão recebeu trabalhos vindos de 66 países/regiões totalizando 345 inscrições. O maior número de obras inscritas foram de: 1º Taiwan (com 46 inscrições), 2º China (com 33 inscrições) e 3º Tailândia (com 29 inscrições).
Prêmio Internacional de Manga do Japão
Membros do Júri
Sra. SATONAKA Machiko, artista de mangá (presidente) | Sra. IPPONGI Ban, artista de mangá | Sr. KUMATA Masafumi, Editor | Sr. FUJITA Tsutomu ex-editor | Sr. MIURA Mitsuru, artista de mangá
Membros do Comitê Executivo
Sr. MOTEGI Toshimitsu, Ministro dos Negócios Estrangeiros (Presidente) | Sra. SHIRAISHI Saya, professora emérita, Universidade de Tóquio | Sr. SUGIYAMA Kotaro, Presidente, LIGHTPUBLICITY Co. Ltd. | Sr. Frederik L. SCHODT, tradutor, intérprete e escritor americano | Sr. YOKOTA Kiyoshi, auditor da SHOGAKUKAN Co. Ltd. | Sr. ANDO Hiroyasu, Presidente da Fundação Japão