Um Templo, uma Ponte, lindas cerejeiras e uma enorme Boneca Japonesa Kokeshi, tudo isso e muito mais na praça central do Pátio Brasil Shopping. É uma exposição completa, o "Tesouros do Japão" traz ícones da história do Japão, como o samurai arqueiro, obras de arte e outras atrações, completada por uma feira com produtos japoneses e que levarão o visitante a uma fascinante viagem pela Terra do Sol Nascente.

A exposição tem o apoio institucional da Fundação Japão e da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-oeste - FEANBRA. Inaugurada da forma mais tradicional com Kagami Biraki (uma cerimônia japonesa realizada na abertura de festividades), com a presença do Embaixador do Japão Akira Yamada, a curadora da exposição Ana Brites e o Presidente da FEANBRA, Luiz Nishikawa. O rompimento do barril "Taru", cheia de Saquê, simboliza a abertura de um caminho afortunado, trazendo desenvolvimento e progresso. Os convidados e o público presente degustaram a tradicional bebida japonesa.

"Tesouros do Japão" exposição no Pátio Brasil - Brasília-DF
A exposição Tesouros do Japão segue até 17/06, no Pátio Brasil Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 12h às 20h. Entrada: Gratuita
“É realmente uma viagem pela história da amizade Brasil-Japão. Tivemos o cuidado de selecionar os ícones mais representativos da Cultura Japonesa e apresentá-los de forma atrativa para o público de todas as idades", conta Ana Brites, Curadora da Exposição.
Uma delas é uma maquete do templo de ouro, Kinkakujin e o Castelo de Osaka da época do Samurai famoso Hideyoshi.
Entre as demais atrações, o passado se une ao presente, na área dedicada para a Cultura Pop, com animes e a exibição da Arte Ukiyo-ê, apresentando a famosa série “As 36 vistas do Monte Fuji”, criada por Hokusai em 1830 a 1832.

"Tesouros do Japão" exposição no Pátio Brasil - Brasília-DF
Apresentações e Oficinas
A programação conta com apresentações e oficinas gratuitas. Desfiles de cosplay, com personagens da cultura pop japonesa, danças J-Pop, e Street Dance. Oficinas de Kokedama, uma técnica de origem japonesa que consiste em envolver a planta dentro de uma esfera de musgo; a Ikebana, arte japonesa de arranjos florais e a Sumi-ê, uma técnica de pintura oriental que, apesar de ter surgido na China, foi difundido quando levado para o Japão.

"Tesouros do Japão" exposição no Pátio Brasil - Brasília-DF
