Durante o mês de outubro passado, o embaixador do Japão Akira Yamada realizou na Residência Oficial, uma série de três jantares em comemoração ao Dia das Forças de Autodefesa do Japão, com a presença de ilustres autoridades da área da defesa e segurança brasileiras, oficiais-generais das três forças, militares nipo-descendentes e oficiais engajados nas relações entre Brasil e Japão.
Os encontros reservados foram realizados em substituição à tradicional Recepção pelo Dia das Forças de Defesa, que foi cancelada neste ano em função da pandemia da Covid-19. Para esta organização, foram tomadas as devidas medidas preventivas de distanciamento social. A decisão de separar os convidados em três jantares, realizados em datas diferentes, foi uma das medidas de prevenção, limitando assim o número de participantes.
Dia das Forças de Autodefesa
Comemorar o Dia das Forças de Autodefesa tem o objetivo de fortalecer a relação nipo-brasileira na área da segurança e defesa. No início de encontro, o Embaixador Akira Yamada proferiu breve discurso de saudações aos convidados.
Convidados
- General-de-Exército Augusto Heleno, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República;
- General-de-Exército Edson Pujol, Comandante do Exército Brasileiro;
- Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, ex-Comandante da Força Aérea Brasileira;
- Tenente-Brigadeiro Marcelo Damasceno, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica;
- General-de-Exército José Luiz Dias Freitas, Comandante de Operações Terrestres do Exército Brasileiro;
- General-de-Exército Décio Luís Schons, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro;
- General-de-Divisão Rui Yutaka Matsuda, Comandante Militar do Planalto;
- General-de-Divisão Aderico Mattiolli, Presidente da IMBEL (Indústria de Material Bélico do Brasil);
- General-de-Divisão Angelo Okamura;
- Brigadeiro-de-Infantaria Agostinho Shibata;
- Entre outros oficiais generais e oficiais superiores, tanto da ativa como da reserva, perfazendo um total de 30 convidados.
Saudações
Embaixador Akira Yamada (principais trechos)
Boa noite a todos!
Estou muito feliz em poder contar com a presença de todos os senhores, nesta noite, aqui na Residência Oficial, para celebrarmos o Dia das Forças de Autodefesa do Japão.
Neste ano, o mundo inteiro está sendo impactado pela pandemia da Covid-19. Inúmeros obstáculos surgiram para a realização das atividades diplomáticas desta Embaixada, como o cancelamento da Recepção em Comemoração ao Dias das Forças de Autodefesa, que costumávamos realizar anualmente.
Entretanto, a despeito de tal situação, desejando fortalecer ainda mais o intercâmbio nipo-brasileiro na área da defesa e segurança, decidi realizar este jantar em substituição à nossa tradicional Recepção, tomando as devidas medidas de prevenção e de distanciamento.
Conforme bem mostra a presente pandemia da Covid-19, vivemos em uma era em que um determinado problema imediatamente se espalha para o mundo inteiro. Os esforços de um único país não são suficientes para a garantia da segurança da sociedade e do próprio país.
Nesse contexto, o Japão veio trilhando resolutamente o caminho de uma nação pacífica, contribuindo positivamente em prol da paz e da estabilidade internacionais, sob o conceito da “Contribuição Proativa para a Paz”, baseada nos princípios da cooperação internacional.
O Japão e o Brasil são países tradicionalmente amigos, que celebram, neste ano, os 125 de relações diplomáticas. Nossos países são parceiros estratégicos globais que compartilham de valores fundamentais, como a Democracia, o respeito aos Direitos Humanos e o Estado de Direito.
Na área da segurança e defesa, desde a vinda do primeiro adido de defesa nesta embaixada, há seis anos, o intercâmbio entre Japão e Brasil evoluiu, e tenho a certeza de que essa relação irá avançar ainda mais daqui em diante.
Reitero meus sinceros agradecimentos pelo caloroso apoio e colaboração dos militares brasileiros em prol do fortalecimento da cooperação na área de segurança e defesa.
Em julho último, chegou ao Brasil o Coronel Kanai, como terceiro adido de defesa do Japão no Brasil. Com o contínuo apoio de cada um dos senhores, espero poder fortalecer cada vez mais o relacionamento bilateral.
Desejando que o jantar desta noite permita aprofundar os laços entre o Japão e o Brasil, aqui encerro minhas palavras.
Muito obrigado!
General Augusto Heleno (resumo)
O General Augusto Heleno, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, após as palavras de saudações do Embaixador Akira Yamada e do Adido de Defesa Shigeki Kanai, em nome de todos os generais presentes, proferiu algumas palavras.
Expressou o sentimento de agradecimento e honraria pelo jantar celebrando o Dias das Forças de Autodefesa do Japão e endossou as palavras do embaixador, segundo o qual doravante a cooperação nipo-brasileira na área de defesa e segurança deverá se fortalecer. Enfatizou que o Brasil e o Japão têm uma longa história de cooperação e amizade, através dos laços humanos e culturais, representados pela presença da comunidade nipo-brasileira, que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do Brasil.
O Ministro disse que trazia os cumprimentos do Presidente Jair Bolsonaro e a sua mensagem de agradecimentos à comunidade nipo-brasileira e a todos os japoneses que escolheram o Brasil e que tanto têm contribuído para o país. Conclui o general
"a comunidade nipo-brasileira é motivo de orgulho para todos os brasileiros."
Embaixada do Japão no Brasil
Roberto JIMMY Yamamura
Assessor para Assuntos Políticos | Assessor do Adido de Defesa
tel: 61-3442-4200 ramal 213