A Embaixada do Japão e a Caixa Cultura Brasília, inauguram exposição fotográfica para uma viagem pelo século que transformou Tóquio.
Trata-se da exibição TÓQUIO Antes/Depois que reúne olhares singulares e contrastantes do Japão, da cidade de antigamente e nos dias atuais. Com entrada gratuita, a exposição estará aberta para visitação na CAIXA Cultural Brasília - saiba mais detalhes da exposição aqui
A mostra itinerante é realizada pela Fundação Japão e a Embaixada do Japão no Brasil, que já foi exibida no Canadá, no Estados Unidos e no México. No Brasil, começando em Brasília, será exibida também em Curitiba (a partir de 25/junho), Rio de Janeiro, Manaus, Recife e São Paulo (em breve, divulgaremos a agenda completa).
Com curadoria de Kotaro Iizawa (crítico fotográfico), as imagens registram a visão de nove fotógrafos, além de obras resgatadas de duas publicações históricas. Os 83 trabalhos exibem o contraste entre a cidade de Tóquio da década de 1930 e 1940 e a megalópole dos dias atuais.
Nas fotos mais antigas da exposição TÓQUIO Antes/Depois, o visitante poderá ver que a modernização estrangeira e os costumes japoneses já era visível no período que antecede a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, já em 2010, a tecnologia, a urbanização e a cultura pop moldam a Tóquio como é conhecida hoje.
Redescobrir a capital japonesa às vésperas da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, quando mais uma vez estará sob o foco dos olhares do mundo, é uma das propostas da exibição. Entre flagrantes do cotidiano, cenas urbanas e imagens fantásticas, é possível conhecer o lado mais humano e extrovertido da capital japonesa, seja em figuras conhecidas, seja em ângulos pouco explorados pela cultura internacional.
Fotos em exibição
Antes: KOGA (Light Pictures), NIPPON, Kineo Kuwabara
Depois: Nobuyoshi Araki, Mika Ninagawa, Motoyuki Daifu, SATO Shintaro, Shinya Arimoto, Natsumi Hayashi, Kenta Cobayashi e Daido Moriyama
TÓQUIO Antes/Depois
Onde: CAIXA Cultural Brasília I Galeria Vitrine – SBS Quadra 4 lotes 3/4
Quando: 9 de maio da 9 de junho. Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada Gratuita
Classificação Indicativa Livre
Assessoria de Imprensa da Embaixada do Japão
Abertura com o grupo Kishouraku Taiko