Japão comemora o seu novo Imperador Naruhito e dá início à Era REIWA.
O nome “Reiwa” é formado pelos ideogramas: “Rei”, traduzido como “belo(a)”, e “wa”, como “harmonia”, significando "bela harmonia". Assim, uma leitura da Era Reiwa é que
“a cultura surge e cresce quando as pessoas unem seus corações”.
A escolha do nome é uma decisão ministerial do governo e, curiosamente, pela primeira vez na história, teve como fonte antigos documentos japoneses. Reiwa é citado em um trecho da publicação Manyoshu, a mais antiga coleção de poesia japonesa, compilada há mais de 1.200 anos - portanto, um autêntico nome japonês.
A transição imperial
O processo efetivamente teve início pela manifestação do Imperador Emérito Akihito, dada sua condição física para desempenhar suas atividades. Porém, foi necessária a promulgação de uma lei que permitiu a sua abdicação e aprovada em 8 de junho de 2017 (veja pronunciamento do Imperador Akihito sobre renúncia). Akihito é o primeiro imperador japonês a abdicar do trono desde 1817, e foi formalizada oficialmente em 30 de abril de 2019.
No dia seguinte, o seu filho, até então Sua Alteza Imperial príncipe herdeiro Naruhito, de 59 anos, ascendeu ao trono em 1º de maio de 2019, tornando-se o 126º imperador do Japão.
O imperador é o chefe de estado, mas não tem poderes políticos. Ele cumpre o papel de símbolo do Estado, e atua em deveres cerimoniais. A abdicação precisou ser deliberada e autorizada por lei ministerial.
Na linha sucessória, o próximo é o príncipe Fumihito, irmão do imperador Naruhito, seguido pelo príncipe Hisahito. O terceiro na fila é Masahito, o irmão de 83 anos do imperador emérito. Alterações na sucessão poderão acontecer no caso de nascimento de filho varão e/ou pela possibilidade, já em discussão, de uma mulher se tornar imperadora.
Era Reiwa
Seguindo a tradição japonesa, cada reinado recebe um nome ligado ao seu imperador e registrado no calendário para marcar os anos. O nome da era anterior foi Heisei quando Akihito assumiu o trono há 31 anos, nesta terça-feira foi o último dia do ano Heisei 31.
A Era Reiwa 1 começou no dia 01/05/2019, e o ano Reiwa 2 terá início desde o primeiro dia de 2020 (e não em 1º de maio).
Comemorações
No Japão, a ascensão ao Trono do Crisântemo será comemorada pela população japonesa em 4 de maio, quando ocorre a visita congratulatória ao Palácio Imperial, um evento no qual a família imperial recebe felicitações dos cidadãos do país. Uma inusitada situação história e de festa, visto que até a criação da lei de abdicação a passagem ocorreria após o luto.
A ocasião será celebrada também nas Embaixadas, Consulados Gerais e representações diplomáticas fora do Japão. Em Brasília, a Embaixada do Japão no Brasil realizou uma recepção em comemoração à entronização da Sua Majestade o Novo Imperador no dia 2 de maio, na Residência Oficial. O embaixador Akira Yamada, recebeu convidados, entre representantes dos governos Federal e Distrital, integrantes de associações nipo-brasileiras, cidadãos condecorados pelo governo japonês e residentes japoneses em Brasília, em uma cerimônia, seguida de um brinde e recepção em homenagem a Sua Alteza Imperial.
Livro de Homenagens
Os convidados tiveram a oportunidade de registrar sua participação em um livro de registros de homenagens.
Concluindo o brinde, o Embaixador Yamada convida o público a registrar seus nomes no Livro de Homenagens que ficará disponível na Embaixada do Japão em Brasília até quinta-feira, dia 9.