Equipamentos médicos estimados em R$26 milhões foram doados pelo Governo do Japão para o fortalecimento no combate à coronavírus no Brasil. Tomógrafos e equipamentos de raio-X serão entregues às instituições médicas por meio do Ministério da Saúde.
A nova doação foi oficializada nesta quinta-feira (29/10), em cerimônia comemorativa no Palácio do Itamaraty, que contou com a presença do ministro Sarquis José Buainain Sarquis, secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, do embaixador Akira Yamada e de representantes de ministérios e agências envolvidas.
O ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo agradeceu pela contribuição e expressou a intenção de promover ainda mais as relações bilaterais e cooperações com o Japão no cenário internacional.
A doação foi realizada por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), levando em consideração a relação amistosa e cooperativa entre o Brasil e o Japão. Contribuir para o fortalecimento do sistema de saúde e médico no Brasil para combater o novo coronavírus é um dos objetivos do Governo Japonês, com uma esperançosa expectativa do novo normal e a retomada das atividades econômicas.
Contribuição japonesa
A recente doação de equipamentos segue na linha de outros auxílios realizados pelo Governo do Japão, que atuou também na resposta aos incêndios florestais na Amazônia brasileira, fornecendo roupas, luvas e capacetes de proteção e purificadores de água, beneficiando os bombeiros que atuam na linha de frente. O objetivo principal do Governo Japonês é cooperar para a conservação das florestas no Brasil em perspectiva de médio a longo prazo, lidando com a causa raiz da perda florestal, que incluem medidas contra o desmatamento ilegal e trabalhando para um alcançar um desenvolvimento sustentável na região amazônica.
Departamento de Cultura e Divulgação
Embaixada do Japão no Brasil
+55 61 3442.4200 r. 252 | 9 9314.5434