Menu fechado

Estão abertas as inscrições para o 15º Prêmio Internacional de Mangá do Japão 2021

Estão abertas as inscrições para o 15º Prêmio Internacional de Mangá do Japão 2021
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para a edição 2021 do Prêmio Internacional de Mangá, promovido pelo governo do Japão com o objetivo de difundir a cultura e reconhecer os artistas de manga em todo o mundo.

Os trabalhos devem ser enviados até 8 de julho de 2021 ao Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa do Consulado Geral do Japão em São Paulo ou à representação diplomática e consular japonesa mais próxima.

O Prêmio Internacional de Manga concederá o Golden Award, para o melhor trabalho, mais três prêmios de excelência Silver Award e onze menções honrosas Bronze Award.

Os premiados com o Golden Award e o Silver Award serão convidados pelo governo japonês, por intermédio da Fundação Japão, a viajar ao Japão para uma estadia de cerca de dez dias, para participar da Cerimônia de Premiação, com previsão de ser realizada em fevereiro de 2022.

Cole o atalho para seu amig@ quadrinista: nippobrasilia.com.br/manga-award

Inscrições

De 07/04/2021 a 08/07/2021

Regulamento e inscrição

https://www.manga-award.mofa.go.jp/en/application/15/index.html (site oficial do concurso, em inglês)

https://www.sp.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/not_21_04_international_manga_award2021.html (site oficial do concurso, em português)

Para candidatos que moram fora do Japão, as incrições devem ser encaminhadas para as Embaixadas ou Consulados Japoneses (vide relação abaixo)

Embaixada do Japão e Consulados Gerais do Japão no Brasil

Nos links abaixo informações com o endereço e contato de cada embaixada ou consulado no Brasil, conforme sua região den atuação.

Mangakás brasileiros

O primeiro mangaká brasileiro a receber o Prêmio Silver foi Guilherme Petreca, em 2019. Ao todo, o Brasil recebeu 7 premiações, sendo 1 Prêmio Prata e 6 Prêmios Bronze. Confira abaixo:

  • na 1ª edição/2007, Prêmio Bronze com o mangá "Holy Avenger" - Érica Awano (arte) e Marcelo Cassaro (história)
  • na 3ª edição/2009, Prêmio Bronze com o mangá "Pequena Loja dos Horrores" - Rafaella Ryon
  • na 12ª edição/2018, Prêmio Bronze com o mangá "Romaria" - Jun Sugiyama (história) e Alexandre Carvalho (arte)
  • na 13ª edição/2019:
    • Prêmio Prata com o mangá "YE" - Guilherme Petreca
    • Prêmio Bronze com o mangá "Ritos de Passagem" - Lucas Marques
  • na 14ª edição/2020:
    • Prêmio Bronze com o mangá "Fujie e Mikito" - Yuri Andrey (história) e Marcelo Costa (arte)
    • Prêmio Bronze com o mangá "Nina no mundo subterrâneo: O rato é o gato do rato" - Pedro Sotto

Saiba mais

Consulado Geral do Japão em São Paulo – São Paulo-SP

Fundação Japão FJSP – São Paulo-SP

Compartilhe